Dissertação

Intertextualidade no Ensino de Filosofia em Nível Médio

A filosofia, a ciência e arte são conhecimentos que se completam, porque são igualmente criadores e trabalham com o pensamento. A questão é saber como trabalhar com a filosofia no Ensino Médio, qual a sua tarefa nessa modalidade de Ensino. A proposta presente buscou identificar no existencialismo, a...

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Autor principal: Aguiar, Laerte de Stephano e
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2516169445842993
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8025
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-80252020-12-02T05:03:49Z Intertextualidade no Ensino de Filosofia em Nível Médio Aguiar, Laerte de Stephano e Costa, Carlos Rubens de Souza http://lattes.cnpq.br/2516169445842993 http://lattes.cnpq.br/3584975879461666 Celedón, Esteban Reyes http://lattes.cnpq.br/1951026484779852 Costa, Valcicléia Pereira da http://lattes.cnpq.br/2219072466269116 Filosofia (Ensino médio) Existencialismo Individualidade em adolescentes Subjetividade Intertextualidade CIÊNCIAS HUMANAS Filosofia Existencialismo Individualidade Subjetividade Educação Poesia Intertextualidade Cotidiano A filosofia, a ciência e arte são conhecimentos que se completam, porque são igualmente criadores e trabalham com o pensamento. A questão é saber como trabalhar com a filosofia no Ensino Médio, qual a sua tarefa nessa modalidade de Ensino. A proposta presente buscou identificar no existencialismo, a partir da obra O Existencialismo é um Humanismo, de Jean-Paul Sartre, uma possibilidade de fazer com que os alunos desse segmento escolar descubram suas individualidades e subjetividades, como condições necessárias para a autonomia. Considerando que o Ensino Médio não trabalha com especialistas, necessário se faz encontrar uma maneira eficaz de trabalhar a filosofia com os alunos deste nível de ensino, nos parecendo apropriado, neste caso, trabalhar de forma intertextual, buscando na literatura, particularmente na poesia e, de forma muito particular, na poesia popular, em especial a de Paulo César Batista de Faria, um elemento facilitador desse esforço, porquanto essa poesia popular seja impregnada do cotidiano retratando, por isso, os problemas da vida e dos indivíduos, possibilitando, mais facilmente a identificação dos alunos com esses problemas, inclusive em suas próprias vidas. Palavras chaves: filosofia, existencialismo, individualidade, subjetividade, educação, poesia, intertextualidade, cotidiano.   Philosophy, science and art are complementary knowledge, because they are also creators and work with thought. The question is how to work with philosophy in high school, what is your task in this type of teaching. The present proposal sought to identify in existentialism, from the work Existentialism is a Humanism, by Jean-Paul Sartre, a possibility to make students in this school segment discover their individualities and subjectivities, as necessary conditions for autonomy. Considering that high school does not work with specialists, it is necessary to find an effective way to work philosophy with students at this level of education, which seems appropriate, in this case, to work in an intertextual way, searching in literature, particularly in poetry and, in a very particular way, in popular poetry, especially that of Paulo César Batista de Faria, a facilitator of this effort, since this popular poetry is impregnated with the daily life, thus portraying the problems of life and individuals, making it easier the identification of students with these problems, including in their own lives. Keywords: philosophy, existentialism, individuality, subjectivity, education, poetry, intertextuality, daily life. Falta de familiaridade com o sistema. O título do trabalho aparece em discordância com o da Ata de defesa, porque, por sugestão da banca, foi trocado. 2020-12-01T16:00:56Z 2020-08-31 Dissertação AGUIAR, Laerte de Stephano e. Intertextualidade no Ensino de Filosofia em Nível Médio. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8025 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia
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