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Dissertação
História e Filosofia da Ciência e modelos mentais em Teoria Atômica: uma perspectiva de análise através de histórias em quadrinhos
Neste trabalho é visto que o Ensino de Ciências apresenta um processo pautado em abordagens baseadas em reproduções dos livros didáticos, que distorcem a imagem da ciência e das descobertas ou invenções conhecidas perante a comunidade científica. Observando a forma de ensino de Química e a visão que...
Autor principal: | Furtado, Skarllat Mayana Kettle |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2689409689148587 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8031 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-80312020-12-03T05:04:10Z História e Filosofia da Ciência e modelos mentais em Teoria Atômica: uma perspectiva de análise através de histórias em quadrinhos Furtado, Skarllat Mayana Kettle Souza, Renato Henriques de http://lattes.cnpq.br/2689409689148587 http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 Farias, Sidilene Aquino de http://lattes.cnpq.br/6974383103784984 Souza, Leandro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5133010305349485 Ciências - Estudo e ensino Química (Ensino médio) Filosofia da Ciência História da Ciência Fenomenologia CIENCIAS EXATAS E DA TERRA História e Filosofia da Ciência Modelos Mentais Ensino de Ciências Neste trabalho é visto que o Ensino de Ciências apresenta um processo pautado em abordagens baseadas em reproduções dos livros didáticos, que distorcem a imagem da ciência e das descobertas ou invenções conhecidas perante a comunidade científica. Observando a forma de ensino de Química e a visão que os alunos têm sobre os átomos, é discutido sobre a abordagem de ensino das teorias atômica, em que este é compreendido pelas metodologias de ensino atuais, como modelos simplórios e que pouco abrangem sobre as questões históricas e filosóficas. A partir desta ideia, neste estudo é investigado como ferramenta de ensino o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC), referenciando-a como uma alternativa de mudar a visão fragmentada e errônea que muitos alunos obtêm nas escolas sobre as teorias atômicas. Com isto, foca-se ao estudo dos modelos mentais, sendo este um fator dominante na percepção humana, pois se trata de como vemos o mundo ao nosso redor e de como compreendemos conceitos básicos. Utilizando a estratégia de investigação denominada fenomenologia, buscou-se compreender as experiências e as concepções que alunos de educação básica têm a respeito do átomo, e como poderá ser mudado este processo ao inferir novas experiências por meio da História e Filosofia da Ciência (HFC). Para isto, foi analisado as representações de dezesseis participantes da pesquisa, que eram alunos do segundo ano do ensino médio técnico integrado em informática, a respeito dos átomos e ciência por meio de desenhos e linguagens apresentados por eles através de entrevistas semiestruturadas gravadas, questionários, ambos de forma individual, e o desenvolvimento de histórias em quadrinhos realizados em grupos. Logo, neste trabalho é respondido: Como analisar as representações dos Modelos Mentais dos alunos do ensino básico a partir da História e Filosofia da Ciência intrínseca ao estudo das Teorias Atômica por meio da fenomenologia? A fenomenologia auxiliou capturar os modelos mentais consistentes em alunos no antes e depois do desenvolvimento desta análise. Por fim, os resultados obtidos foram organizados em dezesseis temas, com base nas interpretações realizadas das concepções e desenhos fornecidos pelos alunos, conclui-se com a discussão sobre os desafios e conquistas alcançadas nesta pesquisa pela pesquisadora e pelos alunos, focando nos objetivos propostos a este trabalho, que foram discutidos com base nos teóricos Thomas Kuhn, referenciando a HFC, e Johnson-Laird, aos modelos mentais. In this work, it is seen that Science Teaching presents a process based on approaches which focus on reproductions of textbooks that distort the image of science and the discoveries or inventions known by the scientific community. Through observing the way of teaching Chemistry and the view that students have about atoms, it is discussed about the teaching approach of atomic theories, in which it is understood by current teaching methodologies, as simple models that barely reach the historical and philosophical issues. Based on this idea, in this study, the use of History and Philosophy of Science (HPS) is investigated as a teaching tool, which indicates it as an alternative to change the fragmented and erroneous view that many students obtain about atomic theories in schools. This way, the study of mental models is focused, which is a prevailing factor in human perception, because it is about how we see the world around us and how we understand the basic concepts. By using the qualitative research called phenomenology, it was tried to understand the experiences and conceptions that students of elementary education have about the atom, and how this process can be changed by inferring new experiences through History and Philosophy of Science (HPS). Thereby, the representations of sixteen research participants, who were students of the second year of technical high school integrated in computer science, about atoms and science through drawings and languages presented by them through recorded semi-structured interviews, questionnaires, both individually, and the development of comic books carried out in groups. Therefore, in this work it is answered: How to analyze the representations of the Mental Models of basic education students from the History and Philosophy of Science intrinsic to the study of Atomic Theories through phenomenology? Phenomenology helped to capture the consistent mental models in students before and after the development of this analysis. Ultimately, the results obtained were organized into sixteen themes, based on the interpretations made of the concepts and drawings provided by the students, concluding with the discussion about the challenges and achievements achieved in this research by the researcher and the students, focusing on the objectives proposed to this work, which were discussed based on theorists Thomas Kuhn, referring to HFC, and Johnson-Laird, to mental models. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2020-12-03T02:17:28Z 2020-10-20 Dissertação FURTADO, Skarllat Mayana Kettle. História e Filosofia da Ciência e modelos mentais em Teoria Atômica: uma perspectiva de análise através de histórias em quadrinhos. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8031 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Neste trabalho é visto que o Ensino de Ciências apresenta um processo pautado em abordagens baseadas em reproduções dos livros didáticos, que distorcem a imagem da ciência e das descobertas ou invenções conhecidas perante a comunidade científica. Observando a forma de ensino de Química e a visão que os alunos têm sobre os átomos, é discutido sobre a abordagem de ensino das teorias atômica, em que este é compreendido pelas metodologias de ensino atuais, como modelos simplórios e que pouco abrangem sobre as questões históricas e filosóficas. A partir desta ideia, neste estudo é investigado como ferramenta de ensino o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC), referenciando-a como uma alternativa de mudar a visão fragmentada e errônea que muitos alunos obtêm nas escolas sobre as teorias atômicas. Com isto, foca-se ao estudo dos modelos mentais, sendo este um fator dominante na percepção humana, pois se trata de como vemos o mundo ao nosso redor e de como compreendemos conceitos básicos. Utilizando a estratégia de investigação denominada fenomenologia, buscou-se compreender as experiências e as concepções que alunos de educação básica têm a respeito do átomo, e como poderá ser mudado este processo ao inferir novas experiências por meio da História e Filosofia da Ciência (HFC). Para isto, foi analisado as representações de dezesseis participantes da pesquisa, que eram alunos do segundo ano do ensino médio técnico integrado em informática, a respeito dos átomos e ciência por meio de desenhos e linguagens apresentados por eles através de entrevistas semiestruturadas gravadas, questionários, ambos de forma individual, e o desenvolvimento de histórias em quadrinhos realizados em grupos. Logo, neste trabalho é respondido: Como analisar as representações dos Modelos Mentais dos alunos do ensino básico a partir da História e Filosofia da Ciência intrínseca ao estudo das Teorias Atômica por meio da fenomenologia? A fenomenologia auxiliou capturar os modelos mentais consistentes em alunos no antes e depois do desenvolvimento desta análise. Por fim, os resultados obtidos foram organizados em dezesseis temas, com base nas interpretações realizadas das concepções e desenhos fornecidos pelos alunos, conclui-se com a discussão sobre os desafios e conquistas alcançadas nesta pesquisa pela pesquisadora e pelos alunos, focando nos objetivos propostos a este trabalho, que foram discutidos com base nos teóricos Thomas Kuhn, referenciando a HFC, e Johnson-Laird, aos modelos mentais. |
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