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Dissertação
As plantas na constituição de professores: formação e prática docente em biologia
A pesquisa tem como objetivo analisar os currículos das Licenciaturas de Ciências Biológicas e da educação básica, a fim de verificar de que modo se dispõem os saberes relacionados às plantas, bem como verificar sua adequação para a formação e prática dos professores de Biologia na região metropo...
Autor principal: | Oliveira, Diana Nunes de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3132539451837525 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8032 |
Resumo: |
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A pesquisa tem como objetivo analisar os currículos das Licenciaturas de Ciências
Biológicas e da educação básica, a fim de verificar de que modo se dispõem os saberes
relacionados às plantas, bem como verificar sua adequação para a formação e prática
dos professores de Biologia na região metropolitana de Manaus, no sentido da
valorização dos saberes populares amazônicos sobre as plantas. Trata-se de uma
pesquisa com abordagem qualitativa, baseada na análise das entrevistas e questionários
de professores de Biologia da cidade de Manaus, de estudantes do ensino médio, bem
como por meio da análise de documentos oficiais. Os dados foram analisados por meio
da Análise Textual Discursiva. Com base nas análises realizadas, foi possível
compreender como está ocorrendo o ensino de conteúdos associados às plantas na
formação dos professores e, consequentemente, na formação dos estudantes da
educação básica. Com base na Análise Textual Discursiva, obtivemos quatro categorias
que emergiram das falas dos professores: Ensino voltado para a sala de aula, espaços e
estruturas nas escolas, relações dos professores com as plantas e Ensino de Botânica.
Foi possível verificar que durante a formação inicial dos professores, as disciplinas que
abordam conteúdos associados às plantas são muito específicas, no que chamamos de
"Botânica pura" (Taxonomia, Sistemática, Anatomia e Fisiologia), não havendo nessas
disciplinas, uma relação de contexto com a futura prática docente dos licenciandos.
Além disso, o próprio conteúdo programático do ensino médio não fortalece a prática
do ensino destes conteúdos, já que não consta no conteúdo obrigatório. Dessa forma, de
acordo com sua constituição docente, o que envolve os saberes e as experiências de
cada professor, alguns desenvolveram habilidades na prática de ensino de Botânica,
outros por sua vez, realizam atividades superficiais. Com base nesses resultados,
incentivamos uma reflexão e também uma reformulação dos currículos da graduação
para que incluam, nos documentos oficiais, uma relação entre as disciplinas específicas
de Botânica e a prática do futuro docente, para que, ao formar os docentes, esses sejam
capacitados para promover uma aprendizagem de conteúdos associados às plantas com
práticas que considerem o universo temático do estudante como elemento estruturador
de suas práticas, pois o conhecimento dessa área é essencial na formação de
amazônidas que compreendam a relevância de seus saberes para a preservação de sua
memória biocultural. |