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Dissertação
Formação inicial de professores: uma análise da prática como componente curricular da Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Amazonas
Esta dissertação teve como finalidade compreender a percepção da Prática como Componente Curricular (PCC) de professores e alunos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para compreensão da PCC, analisaram-se documentos oficiais (Resoluções e Pa...
Autor principal: | Nascimento, Gisele de Almeida |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6718522744209371 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8039 |
Resumo: |
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Esta dissertação teve como finalidade compreender a percepção da Prática como Componente
Curricular (PCC) de professores e alunos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para compreensão da PCC, analisaram-se
documentos oficiais (Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação) e
institucionais (Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da
UFAM) sobre a PCC. Realizaram-se entrevistas com os professores e aplicou-se o
questionário e a técnica de grupo focal com os alunos. Para a análise dos dados, utilizou-se a
Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi. Para compreender a percepção da
PCC nos pareceres e resoluções, recorreu-se a alguns conceitos como teoria-prática,
responsabilidade social e prática como componente curricular. Os resultados permitiram
compreender que ainda é incipiente a compreensão do conceito de PCC na UFAM, e que esta
universidade ainda está distante das discussões de outras universidades do país, que já tiveram
mais ajustes depois do Parecer 02/ 2015. Os professores da UFAM percebem a PCC como
uma dimensão prática da teoria, mas existe alguns esforços para combater as confusões de
conceito na instituição. No entanto, a dicotomia entre teoria e prática, a resistência de alguns
profissionais, bem como a falta de experiencia de como pode ser feita a PCC, tem
representado um entrave na formação. Os alunos têm 3 percepções da PCC: como momento
de aplicação de ferramentas didáticas, como momento de construção de materiais didáticos e
como momento de inovação de metodologias de ensino. Conclui-se que a PCC na UFAM,
tem potencial para auxiliar na formação docente, mas, para isto precisa de alguns ajustes
institucionais e profissionais. |