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Dissertação
Aprendizagem experiencial e estágios de competências dos enfermeiros que atuam na estratégia saúde da família
Introdução: A aprendizagem é evento que nos acompanha por toda a vida, ela ocorre de forma diferente para cada indivíduo, considerada por alguns teóricos como decorrente de fatores biológicos, por outros decorrentes de interações sociais, podendo ocorrer de forma intencional ou não intencional, c...
Autor principal: | Figueiredo, Led Daianna Fernandes de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9608057094642318 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8058 |
Resumo: |
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Introdução: A aprendizagem é evento que nos acompanha por toda a vida, ela ocorre de forma
diferente para cada indivíduo, considerada por alguns teóricos como decorrente de fatores
biológicos, por outros decorrentes de interações sociais, podendo ocorrer de forma intencional
ou não intencional, consciente ou inconsciente, a partir de experiências vividas e
compartilhadas. Dizemos que a aprendizagem acontece quando produz mudanças,
transformações em nosso modo de agir. Quando essas transformações ocorrem e são agregados
às nossas ações modificam nossa maneira de proceder. Em se tratando do campo profissional,
por meio dela, qualificamos nosso desempenho, nossa performance. Valor significativo é dado
à aprendizagem experiencial uma vez que a mesma utiliza a prática como matéria prima da
aprendizagem. Objetivo: Examinar como a aprendizagem experiencial contribui para o
desenvolvimento das competências do enfermeiro que atua na estratégia Saúde da Familial em
Manaus-AM. Metodologia: O estudo utilizou como técnica de coleta de dados um roteiro de
entrevista semiestruturado. O local de estudo foi o município de Manaus, sendo contemplados
todos os distritos sanitários da cidade, com a seleção de nove unidades básicas de saúde da
família, sendo participantes os enfermeiros que trabalham na assistência nessas unidades. A
análise de dados se deu pela análise de conteúdo de Bardin, sendo utilizado o referencial
teórico de Patrícia Benner para examinar o desenvolvimento de competências do enfermeiro e
o de David Kolb para examinar a aprendizagem experiencial. Resultados: a aprendizagem
experiencial contribui com o desenvolvimento de competências em todos os níveis por
oportunizar ao enfermeiro refletir sobre sua própria prática e transforma-la, por tornar visíveis
os déficits de conhecimento e estimular o enfermeiro a supera-los por induzir o enfermeiro a
buscar informações para resolver situações da prática, por se constituir em uma oportunidade
de compartilhar saber com os demais integrantes da equipe de saúde e família dos pacientes,
por buscar estratégias para desenvolver uma assistência integral e holística para o indivíduo,
família e comunidade. Tais situações possibilitam ao enfermeiro agregar novos conhecimentos
e novas atitudes alçando níveis mais elevados de competência profissional. Conclusão: O
modelo de desenvolvimento de competência de Benner foi formulado para o ambiente
hospitalar, entretanto tal modelo mostrou-se também perfeitamente aplicável na atenção
primária em saúde como demonstrado, com os enfermeiros da estratégia Saúde da Família. Os
estilos e estágios da Aprendizagem experiencial de David Kolb possibilitam ao aluno/professor,
educando/educador, profissional/instituição conhecer como a aprendizagem será mais exitosa
uma vez que se articula com as preferencias e habilidades dos primeiros e direcionam a conduta
dos segundos na aquisição de conhecimentos para um melhor desempenho. A aprendizagem
experiencial contribui sim para o desenvolvimento das competências do enfermeiro na
estratégia Saúde da Família. |