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Dissertação
Do campo à sala de aula: temas ambientais como estratégia do ensino introdutório à Topografia
Este projeto foi desenvolvido a partir da detecção das lacunas encontradas nos conhecimentos dos discentes do 1o ano do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária no que tange a geometria e trigonometria aplicadas aos estudos topográficos, a partir das constatações de dificuldades básicas de c...
Autor principal: | Caetano, Bárbara Dani Marques Machado |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3079505192929388 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8121 |
Resumo: |
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Este projeto foi desenvolvido a partir da detecção das lacunas encontradas nos conhecimentos
dos discentes do 1o ano do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária no que tange a
geometria e trigonometria aplicadas aos estudos topográficos, a partir das constatações de
dificuldades básicas de conceitos e aplicações de ângulos e distâncias localizados no plano
vertical e/ou horizontal. Diante destes fatos o objetivo geral deste projeto foi correlacionar o
estudo da geometria e trigonometria aplicadas aos temas ambientais no contexto da Topografia
no âmbito de microbacias hidrográficas na cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. Com o
intuito de cumprir o objetivo geral foi proposto como objetivos específicos; aplicar os princípios
da trigonometria na mensuração da declividade de um ponto de uma microbacia hidrográfica;
quantificar e correlacionar com a legislação a presença de Área de Preservação Permanente
(APP) em um ponto de uma microbacia hidrográfica a partir dos conhecimentos geométricos e
trigonométricos; produzir um material didático pedagógico que possibilite compreender e
relacionar a geometria e trigonometria na sala de aula no âmbito de microbacias hidrográficas
no ensino da Topografia. A abordagem metodológica trabalhada foi a pesquisa-ação que
consistiu em realizar aulas expositivas, oficinas de construção de materiais alternativos para o
trabalho no campo, visualização de imagens no Google Earth Pró e saídas de campo. Todas as
atividades desenvolvidas foram avaliadas qualitativamente por meio de mapas mentais e mapas
conceituais, e através dos resultados obtidos pode-se através destes instrumentos avaliar a
significância e a internalização dos conhecimentos compartilhados, onde com o auxílio destes
pode-se perceber nos detalhes o reflexo da aprendizagem adquirida pelos discentes. Todas estas
atividades geraram um produto educacional sendo este um website denominado Matemáticas
Ambientais, neste há uma composição de tutoriais de atividades práticas que envolvem cálculos
contextualizados nas ciências ambientais. |