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Dissertação
Do campo à sala de aula: temas ambientais como estratégia do ensino introdutório à Topografia
Este projeto foi desenvolvido a partir da detecção das lacunas encontradas nos conhecimentos dos discentes do 1o ano do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária no que tange a geometria e trigonometria aplicadas aos estudos topográficos, a partir das constatações de dificuldades básicas de c...
Autor principal: | Caetano, Bárbara Dani Marques Machado |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3079505192929388 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8121 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-81212021-02-16T05:04:37Z Do campo à sala de aula: temas ambientais como estratégia do ensino introdutório à Topografia Caetano, Bárbara Dani Marques Machado Schropfer, Edivânia dos Santos http://lattes.cnpq.br/3079505192929388 http://lattes.cnpq.br/5186758587635323 Mendonça, Marco Antônio de Freitas http://lattes.cnpq.br/0232751689521573 Malheiros, Tadeu Fabricio http://lattes.cnpq.br/4422237568128846 Topografia Trigonometria Matemática - Estudo e ensino OUTROS Ensino de Ciências Ambientais, Ensino de matemática Práticas de campo Produto educacional Este projeto foi desenvolvido a partir da detecção das lacunas encontradas nos conhecimentos dos discentes do 1o ano do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária no que tange a geometria e trigonometria aplicadas aos estudos topográficos, a partir das constatações de dificuldades básicas de conceitos e aplicações de ângulos e distâncias localizados no plano vertical e/ou horizontal. Diante destes fatos o objetivo geral deste projeto foi correlacionar o estudo da geometria e trigonometria aplicadas aos temas ambientais no contexto da Topografia no âmbito de microbacias hidrográficas na cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. Com o intuito de cumprir o objetivo geral foi proposto como objetivos específicos; aplicar os princípios da trigonometria na mensuração da declividade de um ponto de uma microbacia hidrográfica; quantificar e correlacionar com a legislação a presença de Área de Preservação Permanente (APP) em um ponto de uma microbacia hidrográfica a partir dos conhecimentos geométricos e trigonométricos; produzir um material didático pedagógico que possibilite compreender e relacionar a geometria e trigonometria na sala de aula no âmbito de microbacias hidrográficas no ensino da Topografia. A abordagem metodológica trabalhada foi a pesquisa-ação que consistiu em realizar aulas expositivas, oficinas de construção de materiais alternativos para o trabalho no campo, visualização de imagens no Google Earth Pró e saídas de campo. Todas as atividades desenvolvidas foram avaliadas qualitativamente por meio de mapas mentais e mapas conceituais, e através dos resultados obtidos pode-se através destes instrumentos avaliar a significância e a internalização dos conhecimentos compartilhados, onde com o auxílio destes pode-se perceber nos detalhes o reflexo da aprendizagem adquirida pelos discentes. Todas estas atividades geraram um produto educacional sendo este um website denominado Matemáticas Ambientais, neste há uma composição de tutoriais de atividades práticas que envolvem cálculos contextualizados nas ciências ambientais. This project was developed from the detection of the gaps found in the knowledge of the students of the 1st year of high school of the Technical course in Agriculture with regard to geometry and trigonometry applied to topographic studies, from the findings of basic difficulties of concepts and applications of angles and distances located in the vertical and / or horizontal plane. In view of these facts, the general objective of this project was to correlate the study of geometry and trigonometry applied to environmental themes in the context of Topography in the context of hydrographic microbasins in the city of São Gabriel da Cachoeira - AM. In order to fulfill the general objective, it was proposed as specific objectives; apply the principles of trigonometry to measure the slope of a point in a watershed; quantify and correlate with the legislation the presence of a Permanent Preservation Area (APP) in a point of a watershed based on geometric and trigonometric knowledge; produce pedagogical didactic material that makes it possible to understand and relate geometry and trigonometry in the classroom within the scope of hydrographic micro basins in the teaching of Topography. The methodological approach worked was action research, which consisted of conducting expository classes, workshops on building alternative materials for work in the field, visualization of images on Google Earth Pro and field trips. All the activities developed were evaluated qualitatively by means of mind maps and concept maps, and through the results obtained it is possible through these instruments to assess the significance and internalization of the shared knowledge, where with the help of these it is possible to perceive in the details the reflection of the learning acquired by the students. All these activities generated an educational product and this is a website called Environmental Mathematics, in which there is a composition of tutorials of practical activities that involve calculations contextualized in the environmental sciences. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2021-02-15T18:31:14Z 2020-12-15 Dissertação CAETANO, Bárbara Dani Marques Machado. Do campo à sala de aula: temas ambientais como estratégia do ensino introdutório à Topografia. 2020. 63 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, São Gabriel da Cacheira (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8121 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Este projeto foi desenvolvido a partir da detecção das lacunas encontradas nos conhecimentos
dos discentes do 1o ano do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária no que tange a
geometria e trigonometria aplicadas aos estudos topográficos, a partir das constatações de
dificuldades básicas de conceitos e aplicações de ângulos e distâncias localizados no plano
vertical e/ou horizontal. Diante destes fatos o objetivo geral deste projeto foi correlacionar o
estudo da geometria e trigonometria aplicadas aos temas ambientais no contexto da Topografia
no âmbito de microbacias hidrográficas na cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. Com o
intuito de cumprir o objetivo geral foi proposto como objetivos específicos; aplicar os princípios
da trigonometria na mensuração da declividade de um ponto de uma microbacia hidrográfica;
quantificar e correlacionar com a legislação a presença de Área de Preservação Permanente
(APP) em um ponto de uma microbacia hidrográfica a partir dos conhecimentos geométricos e
trigonométricos; produzir um material didático pedagógico que possibilite compreender e
relacionar a geometria e trigonometria na sala de aula no âmbito de microbacias hidrográficas
no ensino da Topografia. A abordagem metodológica trabalhada foi a pesquisa-ação que
consistiu em realizar aulas expositivas, oficinas de construção de materiais alternativos para o
trabalho no campo, visualização de imagens no Google Earth Pró e saídas de campo. Todas as
atividades desenvolvidas foram avaliadas qualitativamente por meio de mapas mentais e mapas
conceituais, e através dos resultados obtidos pode-se através destes instrumentos avaliar a
significância e a internalização dos conhecimentos compartilhados, onde com o auxílio destes
pode-se perceber nos detalhes o reflexo da aprendizagem adquirida pelos discentes. Todas estas
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