Dissertação

Praça da Saudade: camadas de sentimentos soterrados

A Carta Cadastral da Cidade e Arrabaldes de Manáos, de 1895, encomendada pelo então governador, Eduardo Ribeiro, apresenta a planta baixa de Manaus e os espaços dedicados à construção de praças. Entre todas, apenas uma ganha o nome de um sentimento, misto, complexo e delicado: a “Praça da Saudade”,...

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Autor principal: Ranciaro, Gabriel de Andrade
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3731838928559072, https://orcid.org/0000-0003-0373-0503
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8124
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-81242021-02-18T05:04:06Z Praça da Saudade: camadas de sentimentos soterrados Saudade Square: buried layers of feelings Ranciaro, Gabriel de Andrade Pereira, Mirna Feitoza http://lattes.cnpq.br/3731838928559072 http://lattes.cnpq.br/3672143405880289 Freitas, Marilene Corrêa da Silva http://lattes.cnpq.br/4187449641949679 Loureiro, João de Jesus Paes http://lattes.cnpq.br/2018214713424265 https://orcid.org/0000-0003-0373-0503 Comunicação - Aspectos sociais Ecossistema comunicacional Centros históricos Espaços públicos Espaços de convivência CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Visão Ecossistêmica Espelho Mídia Praça da Saudade A Carta Cadastral da Cidade e Arrabaldes de Manáos, de 1895, encomendada pelo então governador, Eduardo Ribeiro, apresenta a planta baixa de Manaus e os espaços dedicados à construção de praças. Entre todas, apenas uma ganha o nome de um sentimento, misto, complexo e delicado: a “Praça da Saudade”, inaugurada em 1865 e localizada em frente ao cemitério São José, no centro da cidade. Surge em uma época muito turbulenta para a cidade, infestada por doenças epidêmicas. Tomando por base a efervescência de tais acontecimentos, esta dissertação tem como objetivo estabelecer uma contra narrativa ao espelho mídia criado pelos meios de comunicação, propondo-se a explorar outros fatores que revelam a complexidade dessa Praça como ecossistema comunicacional. Para isto, as experiências individuais e subjetivas, tanto do pesquisador quanto dos entrevistados, consolidam-se como fatores intrínsecos às teias ecossistêmicas. Memórias, histórias e sentimentos escavados formam o que aqui chamamos de camadas sobrepostas. A tese de doutoramento de Maria Bernadete Mafra de Andrade, intitulada “Cidade mítica: uma poética das ruínas”, defendida junto à USP/2002, serviu de inspiração ao presente estudo. Assim, a metáfora camadas sobrepostas que, para além da representação simbólica que sugere, constituíram-se, aqui, no método de abordagem, condição precípua para a compreensão e análise dos dados da pesquisa. Para a apreensão dos fenômenos intrínsecos ao objeto Praça da Saudade, a metodologia ancorou na pesquisa arquivística, associada à observação direta e sistemática, portanto, participativa, com ênfase nas relações de sujeitos sociais que vivem o cotidiano da Praça. No âmbito acadêmico, a relevância do trabalho está em analisar e interpretar um conjunto de fatos capturados sob o olhar ecossistêmico acerca daquele espaço; uma outra proposta, que se encaixa, na atualidade, como uma contra narrativa ao espelho mídia, uma vez que se propôs, simultaneamente, rebuscar histórias soterradas sob “pisos de cimento”. The Cadastral Letter of the City and Arrabaldes de Manáos, of 1895, commissioned by the then governor, Eduardo Ribeiro, presents the floor plan of Manaus and the spaces dedicated to the construction of squares. Among all, only one is named after a feeling, mixed, complex and delicate: the “Praça da Saudade”, opened in 1865 and located in front of the São José cemetery, in the city center. It comes at a very turbulent time for the city, infested by epidemic diseases. Based on the effervescence of such events, this dissertation aims to establish a counter-narrative to the media mirror created by the media, proposing to explore other factors that reveal the complexity of the Square as a communicational ecosystem. For this, the individual and subjective experiences, both of the researcher and of the interviewees, are consolidated as intrinsic factors to the ecosystems webs. Excavated memories, stories and emotions form what we call here overlapping layers. Maria Bernadete Mafra de Andrade's PhD thesis, entitled “Mythical city: a poetics of ruins”, defended at USP / 2002, served as inspiration for this study. Thus, the metaphor overlapping layers that, in addition to the symbolic representation that it entailed, constituted, here, the approach method, a precondition for the understanding and analysis of the research data. For the apprehension of the intrinsic phenomena to the object Praça da Saudade, the methodology anchored in archival research, associated with direct and systematic observation, therefore, participatory, with an impact on the relationships of social subjects who live the daily life of the Square. In the academic field, the construction of the work is in analyzing and interpreting a set of facts captured under the ecosystem look at that space; another proposal, which fits, nowadays, as a counter narrative to the media mirror, since it was proposed, simultaneously, to search stories buried under "cement floors". 2021-02-17T18:18:09Z 2020-10-23 Dissertação RANCIARO, Gabriel de Andrade. Praça da Saudade: camadas de sentimentos soterrados. 2020. 300 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8124 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ image/png application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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description A Carta Cadastral da Cidade e Arrabaldes de Manáos, de 1895, encomendada pelo então governador, Eduardo Ribeiro, apresenta a planta baixa de Manaus e os espaços dedicados à construção de praças. Entre todas, apenas uma ganha o nome de um sentimento, misto, complexo e delicado: a “Praça da Saudade”, inaugurada em 1865 e localizada em frente ao cemitério São José, no centro da cidade. Surge em uma época muito turbulenta para a cidade, infestada por doenças epidêmicas. Tomando por base a efervescência de tais acontecimentos, esta dissertação tem como objetivo estabelecer uma contra narrativa ao espelho mídia criado pelos meios de comunicação, propondo-se a explorar outros fatores que revelam a complexidade dessa Praça como ecossistema comunicacional. Para isto, as experiências individuais e subjetivas, tanto do pesquisador quanto dos entrevistados, consolidam-se como fatores intrínsecos às teias ecossistêmicas. Memórias, histórias e sentimentos escavados formam o que aqui chamamos de camadas sobrepostas. A tese de doutoramento de Maria Bernadete Mafra de Andrade, intitulada “Cidade mítica: uma poética das ruínas”, defendida junto à USP/2002, serviu de inspiração ao presente estudo. Assim, a metáfora camadas sobrepostas que, para além da representação simbólica que sugere, constituíram-se, aqui, no método de abordagem, condição precípua para a compreensão e análise dos dados da pesquisa. Para a apreensão dos fenômenos intrínsecos ao objeto Praça da Saudade, a metodologia ancorou na pesquisa arquivística, associada à observação direta e sistemática, portanto, participativa, com ênfase nas relações de sujeitos sociais que vivem o cotidiano da Praça. No âmbito acadêmico, a relevância do trabalho está em analisar e interpretar um conjunto de fatos capturados sob o olhar ecossistêmico acerca daquele espaço; uma outra proposta, que se encaixa, na atualidade, como uma contra narrativa ao espelho mídia, uma vez que se propôs, simultaneamente, rebuscar histórias soterradas sob “pisos de cimento”.
author_additional Pereira, Mirna Feitoza
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