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Tese
Formação docente e diversidade sociocultural amazônica: um estudo sobre a formação dos professores do colégio La Salle
Este trabalho, articulado à Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos, sustenta a tese de que a formação docente inicial falha em não ocupar-se de questões culturais. O conhecimento acerca da temática é visto, muitas vezes, de forma muito superficial, fa...
Autor principal: | Felipe, Thayza Wanessa Silva Souza |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4503494449227249, https://orcid.org/0000-0002-3793-8778 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8150 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-81502023-01-11T05:03:47Z Formação docente e diversidade sociocultural amazônica: um estudo sobre a formação dos professores do colégio La Salle Felipe, Thayza Wanessa Silva Souza Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/4503494449227249 http://lattes.cnpq.br/6273580825792084 Oliveira, Márcio de Araújo, Sonia Maria da Silva Simas, Hellen Cris na Picanço https://orcid.org/0000-0002-3793-8778 Professores - Formação - Amazônia Educação multicultural - Amazônia CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação Cultura Diversidade Formação docente Este trabalho, articulado à Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos, sustenta a tese de que a formação docente inicial falha em não ocupar-se de questões culturais. O conhecimento acerca da temática é visto, muitas vezes, de forma muito superficial, fazendo do processo de formação uma experiência limitada, em termos materiais e humanos. A população amazônica apresenta a heterogeneidade como característica fundamental, sendo composta por uma diversidade de saberes e de experiências. Nesse cenário, é inadmissível que políticas educacionais sejam elaboradas de forma dissociada das diferentes maneiras de existir que são próprias da região. Portanto, políticas de formação docente devem buscar formar professores da educação básica capazes de agir dialogando com o contexto sociocultural em que se encontram. Na cidade de Manaus-AM, o Colégio La Salle possui mais de trinta anos de tradição e história na educação, atendendo estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A investigação teve como objetivo geral analisar de que modo a formação dos professores do Colégio La Salle Manaus contribui (ou não) para o trabalho com a diversidade sociocultural dos seus alunos. Foram utilizados como procedimentos metodológicos em abordagem qualitativa: entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores e análise documental no corpus que concebeu e organizou o trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2018. A análise dos dados foi pautada no método hermenêutico-dialético, por possibilitar compreender o texto e a fala como sendo consequência de um processo social e de conhecimento, ambos como resultado de múltiplas determinações. Concluiu-se que a formação docente não tem sido efetivada como um trabalho multifacetado, em que se desenvolvem reflexões e habilidades necessárias para lidar com as peculiaridades socioculturais dos alunos. Além disso, apesar de os documentos analisados apresentarem a preocupação do La Salle no tocante ao aprimoramento da formação dos seus docentes, tratando-se de questões culturais, nada foi trabalhado durante o ano em análise. A escola precisa desenvolver medidas de formação continuada para trabalhar as características culturais dos seus alunos junto com seus docentes. E mesmo que o professor trabalhe a cultura regional em seus projetos, a melhor maneira a ser desenvolvida é através da perspectiva da interculturalidade, não enxergando marcadores sociais como isolados. This work, articulated the Research Line Training and Praxis of the Educator Facing the Amazonian Challenges, supports the thesis that initial teachers formation fails when not paying attention to cultural issues. Knowledge about the theme is often seen very superficially, making the formation process a limited experience in material and human terms. The Amazonian population presents heterogeneity as a fundamental characteristic, being composed by a diversity of knowledges and experiences. In this sense, it is unacceptable that educational policies are dissociated from the different ways of existing present in that region. Therefore, teacher education policies should care that teachers from Basic Education be capable of acting in dialogue with the socio- cultural context in which they find themselves. In the city of Manaus-AM, the La Salle school has more than thirty years of tradition and history in education, serving students from early childhood Education to High School. The general objective of the investigation was to analyze how the training of teachers at La Salle school at Manaus, contributes (or not) to work with the socio-cultural diversity of their students. From a qualitative approach, the main data collection tools used were: semi-structured interviews with teachers and coordinators and document analysis in the corpus that conceived and organized the work developed during the academic year of 2018. The data analysis was based on the hermeneutic-dialectic method, insofar as this enables to understand the text and speech as a consequence of a social and knowledge process, both as a result of multiple determinations. It was concluded that teachers' formation has not been carried out as a multifaceted work, in which reflections and skills necessary to deal with the socio-cultural peculiarities of students are developed. Besides that, although the documents analyzed showed la Salle school worried about improving the formation of its teachers, during the year under review, in the case of cultural issues, nothing was worked. The school needs to develop measures of continuing education to work on the cultural characteristics of its students together with its teachers. And, even if, the teacher works with the regional culture in his projects, the best way to be developed is through the perspective of interculturality, not seeing social markers as isolated. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2021-03-05T13:43:44Z 2020-12-18 Tese FELIPE, Thayza Wanessa Silva Souza. Formação docente e diversidade sociocultural amazônica: um estudo sobre a formação dos professores do colégio La Salle. 2020. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM). https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8150 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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Frente aos Desafios Amazônicos, sustenta a tese de que a formação docente inicial
falha em não ocupar-se de questões culturais. O conhecimento acerca da temática é
visto, muitas vezes, de forma muito superficial, fazendo do processo de formação uma
experiência limitada, em termos materiais e humanos. A população amazônica
apresenta a heterogeneidade como característica fundamental, sendo composta por
uma diversidade de saberes e de experiências. Nesse cenário, é inadmissível que
políticas educacionais sejam elaboradas de forma dissociada das diferentes maneiras
de existir que são próprias da região. Portanto, políticas de formação docente devem
buscar formar professores da educação básica capazes de agir dialogando com o
contexto sociocultural em que se encontram. Na cidade de Manaus-AM, o Colégio La
Salle possui mais de trinta anos de tradição e história na educação, atendendo
estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A investigação teve como objetivo
geral analisar de que modo a formação dos professores do Colégio La Salle Manaus
contribui (ou não) para o trabalho com a diversidade sociocultural dos seus alunos.
Foram utilizados como procedimentos metodológicos em abordagem qualitativa:
entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores e análise documental
no corpus que concebeu e organizou o trabalho desenvolvido durante o ano letivo de
2018. A análise dos dados foi pautada no método hermenêutico-dialético, por
possibilitar compreender o texto e a fala como sendo consequência de um processo
social e de conhecimento, ambos como resultado de múltiplas determinações.
Concluiu-se que a formação docente não tem sido efetivada como um trabalho
multifacetado, em que se desenvolvem reflexões e habilidades necessárias para lidar
com as peculiaridades socioculturais dos alunos. Além disso, apesar de os
documentos analisados apresentarem a preocupação do La Salle no tocante ao
aprimoramento da formação dos seus docentes, tratando-se de questões culturais,
nada foi trabalhado durante o ano em análise. A escola precisa desenvolver medidas
de formação continuada para trabalhar as características culturais dos seus alunos
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