Dissertação

O ensino de filosofia entre vida ativa e vida contemplativa: possibilidade da experiência de pensar e pensar a experiência no nível médio

A presente dissertação trata sobre uma proposta de abordagem metodológica como exercício de pensamento, por metáforas, para o ensino de filosofia no nível médio considerando a concepção de pensar em Hannah Arendt. Para enfrentar adequadamente as implicações do respectivo objeto de estudo foi estabel...

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Autor principal: Maciel, Pedro Secundino de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3540158587026648
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8201
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82012021-04-05T05:03:50Z O ensino de filosofia entre vida ativa e vida contemplativa: possibilidade da experiência de pensar e pensar a experiência no nível médio Enseignement de la philosophie entre vie active et vie contemplative: possibilité de l'expérience de penser et de penser l'expérience au niveau secondaire Maciel, Pedro Secundino de Souza Costa, Deodato Ferreira da http://lattes.cnpq.br/3540158587026648 http://lattes.cnpq.br/1243908839023170 Duarte, André de Macedo http://lattes.cnpq.br/6068441497706130 Costa, Valcicléia Pereira da http://lattes.cnpq.br/2219072466269116 Arendt, Hannah, 1906-1975 Filosofia - Estudo e ensino Banalidade do mal Filosofia (Ensino médio) Abordagem didático-filosófica CIÊNCIAS HUMANAS Compreensão Hannah Arendt Metáfora Pensar Ensino de Filosofia A presente dissertação trata sobre uma proposta de abordagem metodológica como exercício de pensamento, por metáforas, para o ensino de filosofia no nível médio considerando a concepção de pensar em Hannah Arendt. Para enfrentar adequadamente as implicações do respectivo objeto de estudo foi estabelecido como objetivo geral a ideia de investigar o estatuto do pensar e as pistas metodológicas nas obras de Hannah Arendt, com destaque para A condição humana e A vida do espírito, ao passo de possibilitar subsídios para abordagem didático-filosófica no ensino de filosofia. Por isso, objetivos específicos foram estabelecidos no intento de analisar os conceitos dos modos de vida ativa e contemplativa na obra de Hannah Arendt e relacioná-los ao ensino de filosofia no nível médio; identificar elementos filosófico-metodológicos na obra de Hannah Arendt para o ensino de filosofia na educação básica e elaborar um boletim didático-filosófico para o ensino de filosofia. Para tanto, o procedimento metodológico deu-se como abordagem qualitativa baseado em análise de textos à luz da reflexão sobre a prática docente no ensino de filosofia de modo a possibilitar a constituição de uma escrita argumentativa tendo em mira o problema: como o ensino de filosofia pode possibilitar a atividade do pensar na educação básica? Nesta perspectiva, a argumentação considerou certo sentido do ensino de filosofia no nível médio e o pensamento de Hannah Arendt como principais pistas de compreensibilidade conformados no tema: ‘O ensino de filosofia entre vida ativa e vida contemplativa: possibilidade da experiência de pensar e pensar a experiência’. Em suma: a presente dissertação conforma em si uma pretensão didático-filosófica, de construir proposta metodológica para o ensino de Filosofia. Mas, não se limita aí, vai muito além e procura compreender a tarefa do ensino de filosofia em relação à existência e à condição humana, ao passo que a pretensão última desta dissertação consiste em apostar no exercício do pensar reflexivo e na autonomia do pensar como recursos propriamente humanos para evitar a ‘banalidade do mal’ e lumiar as ações para preservar o mundo da destruição sempre possível e renovar o mundo para novos dias. Cette thèse traite d'une proposition d'approche méthodologique comme exercice de pensée, par métaphores, pour l'enseignement de la philosophie au niveau secondaire en considérant la conception de la pensée chez Hannah Arendt. Afin de faire face de manière adéquate aux implications de l'objet d'étude respectif, l'idée d'étudier le statut de la pensée et des indices méthodologiques dans les œuvres de Hannah Arendt a été établie comme un objectif général, en mettant l'accent sur la condition humaine et la vie de l'esprit, tout en permettant des subventions pour l'approche didactico-philosophique dans l'enseignement de la philosophie. Par conséquent, des objectifs spécifiques ont été établis dans le but d'analyser les concepts de modes de vie actifs et contemplatifs dans l'œuvre de Hannah Arendt et de les relier à l'enseignement de la philosophie au niveau secondaire; d'identifier des éléments philosophico-méthodologiques dans le travail d'Hannah Arendt pour l'enseignement de la philosophie dans l'éducation de base et d'élaborer un bulletin didactico-philosophique pour l'enseignement de la philosophie. A cet effet, la démarche méthodologique s'est déroulée comme une approche qualitative basée sur l'analyse de textes à la lumière de la réflexion sur la pratique pédagogique dans l'enseignement de la philosophie afin de permettre la constitution d'une écriture argumentative en vue du problème: comment l'enseignement de la philosophie peut permettre l'activité de réflexion sur l'éducation de base? Dans cette perspective, l'argument considérait un certain sens de l'enseignement de la philosophie au niveau secondaire et la pensée d'Hannah Arendt comme les principaux indices compréhensibles se conformaient au thème: ‘L'enseignement de la philosophie entre vie active et vie contemplative: possibilité de l'expérience de la pensée et penser une expérience’. En bref: la présente thèse constitue en elle-même une revendication didactico-philosophique, pour construire une proposition méthodologique pour l'enseignement de la philosophie. Mais, elle ne se limite pas à cela, elle va beaucoup plus loin et cherche à comprendre la tâche d'enseigner la philosophie en relation avec l'existence et la condition humaine, alors que le but ultime de cette thèse est de s'investir dans l'exercice de la réflexion réflexive et l'autonomie des penser comme des ressources humaines proprement pour éviter la ‘banalité du mal’ et éclairer les actions pour préserver le monde de la destruction chaque fois que possible et renouveler le monde pour de nouveaux jours. FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas A dissertação "O ensino de filosofia entre vida ativa e vida contemplativa: possibilidade da experiência de pensar e pensar a experiência no nível médio" tem por escopo pensar o ensino de filosofia na educação básica e se destina aos professores e alunos como problematização, reflexão e proposição didático-filosófica do ensino de filosofia. 2021-04-05T01:39:33Z 2021-01-21 Dissertação MACIEL, Pedro Secundino de Souza. O ensino de filosofia entre vida ativa e vida contemplativa: possibilidade da experiência de pensar e pensar a experiência no nível médio. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8201 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia
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