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Dissertação
Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica
O conteúdo dessa dissertação é sobre um projeto de atuação docente que teve como objetivo desenvolver um tutorial de aulas práticas usando um aplicativo como colaborador da práxis pedagógica para discussão de temas ambientais. O aplicativo detecta e caracteriza elementos da natureza utilizando te...
Autor principal: | Soares Junior, João Renato Aguiar |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3981424171620268 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8255 |
Resumo: |
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O conteúdo dessa dissertação é sobre um projeto de atuação docente que teve como
objetivo desenvolver um tutorial de aulas práticas usando um aplicativo como
colaborador da práxis pedagógica para discussão de temas ambientais. O aplicativo
detecta e caracteriza elementos da natureza utilizando tecnologias de Inteligência
Artificial. Para atingir o objetivo, foram ministradas aulas adotando metodologias ativas
de ensino-aprendizagem para os sujeitos da pesquisa. As atuações ocorreram com os
discentes do curso técnico em informática do Instituto Federal do Amazonas nos campi
dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e de Maués. As discussões dos conteúdos
foram baseadas na práxis de Paulo Freire, em que teoria e prática se juntam para
desenvolver no estudante um processo de transformação emancipatória a partir da
reflexão-ação-reflexão. Por causa do contexto ambiental em que a maioria dos
estudantes estavam inseridos, o tema gerador escolhido foi a flora amazônica. As aulas
ocorreram em fases e em disciplinas distintas cujos resultados agregaram ao conteúdo
do tutorial. Foram realizadas entrevistas via formulário com perguntas abertas e
fechadas para ser possível analisar os efeitos das experiências vivenciadas pelos
discentes. O produto educacional resultante contribui na melhoria das práticas e a práxis
educativa de docentes das diversas áreas do conhecimento, bem como fazê-los repensar
planos de aula com as temáticas das ciências ambientais mediadas por Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação. |