Dissertação

Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica

O conteúdo dessa dissertação é sobre um projeto de atuação docente que teve como objetivo desenvolver um tutorial de aulas práticas usando um aplicativo como colaborador da práxis pedagógica para discussão de temas ambientais. O aplicativo detecta e caracteriza elementos da natureza utilizando te...

ver descrição completa

Autor principal: Soares Junior, João Renato Aguiar
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3981424171620268
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8255
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8255
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82552021-05-07T05:03:47Z Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica Soares Junior, João Renato Aguiar Cavalcante, Kátia Viana http://lattes.cnpq.br/3981424171620268 http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 Queiroz Neto, José Pinheiro de Inserir Lattes de José Pinheiro de Queiroz Neto Santana, Otacílio Antunes Inserir Lattes de Otacílio Antunes Santana Aplicativos móveis Ciências ambientais - Estudo e ensino OUTROS: CIENCIAS Práxis educativa Ensino das Ciências Ambientais Curso Técnico em Informática TDICs no Ensino Flora Amazônica O conteúdo dessa dissertação é sobre um projeto de atuação docente que teve como objetivo desenvolver um tutorial de aulas práticas usando um aplicativo como colaborador da práxis pedagógica para discussão de temas ambientais. O aplicativo detecta e caracteriza elementos da natureza utilizando tecnologias de Inteligência Artificial. Para atingir o objetivo, foram ministradas aulas adotando metodologias ativas de ensino-aprendizagem para os sujeitos da pesquisa. As atuações ocorreram com os discentes do curso técnico em informática do Instituto Federal do Amazonas nos campi dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e de Maués. As discussões dos conteúdos foram baseadas na práxis de Paulo Freire, em que teoria e prática se juntam para desenvolver no estudante um processo de transformação emancipatória a partir da reflexão-ação-reflexão. Por causa do contexto ambiental em que a maioria dos estudantes estavam inseridos, o tema gerador escolhido foi a flora amazônica. As aulas ocorreram em fases e em disciplinas distintas cujos resultados agregaram ao conteúdo do tutorial. Foram realizadas entrevistas via formulário com perguntas abertas e fechadas para ser possível analisar os efeitos das experiências vivenciadas pelos discentes. O produto educacional resultante contribui na melhoria das práticas e a práxis educativa de docentes das diversas áreas do conhecimento, bem como fazê-los repensar planos de aula com as temáticas das ciências ambientais mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. The content of this dissertation is about a teaching project that aimed to develop a tutorial of practical classes using an application as a collaborator of pedagogical praxis to discuss environmental issues. The application detects and characterizes elements of nature using Artificial Intelligence technologies. To achieve the objective, classes were taught adopting active teaching-learning methodologies for the research subjects. The performances took place with the students of the technical course in computer science at the Federal Institute of Amazonas on the campuses of the municipalities of São Gabriel da Cachoeira and Maués. The content discussions were based on Paulo Freire's praxis, in which theory and practice come together to develop in the student a process of emancipatory transformation based on reflection-action- reflection. Because of the environmental context in which most students were inserted, the generator theme chosen was Amazonian flora. The classes took place in phases and in different disciplines whose results added to the tutorial content. Interviews were conducted via form with open and closed questions to be able to analyze the effects of the experiences lived by the students. The resulting educational product contributes to the improvement of practices and the educational praxis of teachers from different areas of knowledge, as well as making them rethink lesson plans with the themes of environmental sciences mediated by Digital Information and Communication Technologies. 2021-05-06T18:17:16Z 2021-03-25 Dissertação SOARES JUNIOR, João Renato Aguiar. Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Maués (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8255 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Aplicativos móveis
Ciências ambientais - Estudo e ensino
OUTROS: CIENCIAS
Práxis educativa
Ensino das Ciências Ambientais
Curso Técnico em Informática
TDICs no Ensino
Flora Amazônica
spellingShingle Aplicativos móveis
Ciências ambientais - Estudo e ensino
OUTROS: CIENCIAS
Práxis educativa
Ensino das Ciências Ambientais
Curso Técnico em Informática
TDICs no Ensino
Flora Amazônica
Soares Junior, João Renato Aguiar
Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica
topic_facet Aplicativos móveis
Ciências ambientais - Estudo e ensino
OUTROS: CIENCIAS
Práxis educativa
Ensino das Ciências Ambientais
Curso Técnico em Informática
TDICs no Ensino
Flora Amazônica
description O conteúdo dessa dissertação é sobre um projeto de atuação docente que teve como objetivo desenvolver um tutorial de aulas práticas usando um aplicativo como colaborador da práxis pedagógica para discussão de temas ambientais. O aplicativo detecta e caracteriza elementos da natureza utilizando tecnologias de Inteligência Artificial. Para atingir o objetivo, foram ministradas aulas adotando metodologias ativas de ensino-aprendizagem para os sujeitos da pesquisa. As atuações ocorreram com os discentes do curso técnico em informática do Instituto Federal do Amazonas nos campi dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e de Maués. As discussões dos conteúdos foram baseadas na práxis de Paulo Freire, em que teoria e prática se juntam para desenvolver no estudante um processo de transformação emancipatória a partir da reflexão-ação-reflexão. Por causa do contexto ambiental em que a maioria dos estudantes estavam inseridos, o tema gerador escolhido foi a flora amazônica. As aulas ocorreram em fases e em disciplinas distintas cujos resultados agregaram ao conteúdo do tutorial. Foram realizadas entrevistas via formulário com perguntas abertas e fechadas para ser possível analisar os efeitos das experiências vivenciadas pelos discentes. O produto educacional resultante contribui na melhoria das práticas e a práxis educativa de docentes das diversas áreas do conhecimento, bem como fazê-los repensar planos de aula com as temáticas das ciências ambientais mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
author_additional Cavalcante, Kátia Viana
author_additionalStr Cavalcante, Kátia Viana
format Dissertação
author Soares Junior, João Renato Aguiar
author2 http://lattes.cnpq.br/3981424171620268
author2Str http://lattes.cnpq.br/3981424171620268
title Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica
title_short Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica
title_full Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica
title_fullStr Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica
title_full_unstemmed Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica
title_sort práxis docente com o tema gerador: flora amazônica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8255
_version_ 1831969954665070592
score 11.753896