Dissertação

Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte

O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Grad...

ver descrição completa

Autor principal: Moraes, Everton de Araújo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6683417599852542
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272
Resumo:
O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina.