/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Grad...
Autor principal: | Moraes, Everton de Araújo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6683417599852542 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8272 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82722021-05-19T05:03:44Z Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte Active Methodologies in Teaching Linear Algebra Moraes, Everton de Araújo Feitosa, Francisco Eteval da Silva http://lattes.cnpq.br/6683417599852542 http://lattes.cnpq.br/1820343517767978 Cabral, Waltemir Martins Sousa, Jeanne Moreira de Álgebra linear - Pesquisa Matemática - Metodologia Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Metodologias ativas Álgebra linear Estado da arte O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina. The object of study of this research work is to know if (and how) the active methodologies have been used in the teaching of Linear Algebra. Therefore, it is a bibliographic research with an outline of the state of the art. A search was made in the repositories of the Graduate Programs in Mathematics Education (or equivalent name), in Google Scholar and in national journals and we selected works from the repositories of PUC / SP, PUC / RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC and REVEMAT, RBECT, SBEMRS magazines. The results presented demonstrate how students use digital resources to study Linear Algebra, and this result is directly related to the teaching methodology adopted by the teacher. In particular, it was noticed that the use of active methodologies contributes to the rapprochement between students and teacher during classes, which facilitates teaching mediation during the conceptualization process in this discipline. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2021-05-19T03:12:21Z 2020-03-13 Dissertação MORAES, Everton de Araújo. Metodologias Ativas no Ensino de Álgebra Linear - um estado da arte. 2020. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Álgebra linear - Pesquisa Matemática - Metodologia Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Metodologias ativas Álgebra linear Estado da arte |
spellingShingle |
Álgebra linear - Pesquisa Matemática - Metodologia Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Metodologias ativas Álgebra linear Estado da arte Moraes, Everton de Araújo Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
topic_facet |
Álgebra linear - Pesquisa Matemática - Metodologia Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Metodologias ativas Álgebra linear Estado da arte |
description |
O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina. |
author_additional |
Feitosa, Francisco Eteval da Silva |
author_additionalStr |
Feitosa, Francisco Eteval da Silva |
format |
Dissertação |
author |
Moraes, Everton de Araújo |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6683417599852542 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6683417599852542 |
title |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
title_short |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
title_full |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
title_fullStr |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
title_sort |
metodologias ativas no ensino de Álgebra linear - um estado da arte |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272 |
_version_ |
1831969893855002624 |
score |
11.753896 |