Dissertação

Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte

O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Grad...

ver descrição completa

Autor principal: Moraes, Everton de Araújo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6683417599852542
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8272
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82722021-05-19T05:03:44Z Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte Active Methodologies in Teaching Linear Algebra Moraes, Everton de Araújo Feitosa, Francisco Eteval da Silva http://lattes.cnpq.br/6683417599852542 http://lattes.cnpq.br/1820343517767978 Cabral, Waltemir Martins Sousa, Jeanne Moreira de Álgebra linear - Pesquisa Matemática - Metodologia Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Metodologias ativas Álgebra linear Estado da arte O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina. The object of study of this research work is to know if (and how) the active methodologies have been used in the teaching of Linear Algebra. Therefore, it is a bibliographic research with an outline of the state of the art. A search was made in the repositories of the Graduate Programs in Mathematics Education (or equivalent name), in Google Scholar and in national journals and we selected works from the repositories of PUC / SP, PUC / RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC and REVEMAT, RBECT, SBEMRS magazines. The results presented demonstrate how students use digital resources to study Linear Algebra, and this result is directly related to the teaching methodology adopted by the teacher. In particular, it was noticed that the use of active methodologies contributes to the rapprochement between students and teacher during classes, which facilitates teaching mediation during the conceptualization process in this discipline. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2021-05-19T03:12:21Z 2020-03-13 Dissertação MORAES, Everton de Araújo. Metodologias Ativas no Ensino de Álgebra Linear - um estado da arte. 2020. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Álgebra linear - Pesquisa
Matemática - Metodologia
Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Metodologias ativas
Álgebra linear
Estado da arte
spellingShingle Álgebra linear - Pesquisa
Matemática - Metodologia
Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Metodologias ativas
Álgebra linear
Estado da arte
Moraes, Everton de Araújo
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
topic_facet Álgebra linear - Pesquisa
Matemática - Metodologia
Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Metodologias ativas
Álgebra linear
Estado da arte
description O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina.
author_additional Feitosa, Francisco Eteval da Silva
author_additionalStr Feitosa, Francisco Eteval da Silva
format Dissertação
author Moraes, Everton de Araújo
author2 http://lattes.cnpq.br/6683417599852542
author2Str http://lattes.cnpq.br/6683417599852542
title Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
title_short Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
title_full Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
title_fullStr Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
title_sort metodologias ativas no ensino de Álgebra linear - um estado da arte
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272
_version_ 1831969893855002624
score 11.753896