Tese

Tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus

A Tese ora apresentada inscrita no contexto da Linha de Pesquisa Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA/UFAM, assume o compromisso de socializar os resultados do estudo que teve como objetivo: Compreender as tessitura...

ver descrição completa

Autor principal: Vasconcelos, Maria Goreth da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9364169805237320, https://orcid.org/0000-0003-0601-5070
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8297
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8297
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82972021-06-09T05:04:13Z Tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus Identity tests of teachers in a nursery situation in the city of Manaus Vasconcelos, Maria Goreth da Silva Barros, João Luiz da Costa http://lattes.cnpq.br/9364169805237320 http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 Ribeiro, Odenei de Souza http://lattes.cnpq.br/3632397138574065 Costa, Lucinete Gadelha da http://lattes.cnpq.br/0865054663877935 Santos, João Otacílio Libardoni dos http://lattes.cnpq.br/1487941865277973 https://orcid.org/0000-0003-0601-5070 Professores de creches - Manaus (AM) Professores de educação infantil - Manaus (AM) CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Processos Identitários Formação Docente Educação Infantil Creche A Tese ora apresentada inscrita no contexto da Linha de Pesquisa Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA/UFAM, assume o compromisso de socializar os resultados do estudo que teve como objetivo: Compreender as tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus. Nesse contexto procuramos responder à seguinte questão: Como os professores que atuam em creches, na cidade de Manaus, dão sentido/significado aos processos identitários, que os atravessam, e como os (re) constroem, por meio das interações que envolvem: trajetórias de vida/formação cultural; formação docente/inserção profissional? A partir da emergência de narrativas e memórias pertinentes a sete colaboradoras participantes no estudo, a pesquisa com inspiração multirreferencial e uso da bricolagem como movimento possível na experimentação construtiva da caminhada investigativa, aventurou-se no diálogo com os fundamentos da Teoria da Complexidade de Edgar Morin e Abordagem Histórico-Cultural de Vigotski e colaboradores, considerando os conceitos de pensamento complexo, mediação, sentido, significado e atividade. Utilizamos uma cartografia de saberes em trilhas metodológicas, orientadas pelos pressupostos da Pesquisa Colaborativa e em unidade de Pesquisa-Formação, no qual os procedimentos de construção dos dados ganharam uma natureza viva, com interações vivenciadas em seis Encontros Reflexivos, permeados por narrativas orais/escritas e mediados pelas tecnologias da informação e comunicação. Ainda, a utilização de Roteiros de Entrevistas (escritos); projeção por meio de desenhos; registros escritos em caderno de campo e informações provindas do banco de dados da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Para tratamento e análise dos dados, utilizamos os encaminhamentos da Análise Textual Discursiva, os quais em sua totalidade e na confluência com as concepções adotadas para diálogo no estudo permitiram a organização de duas unidades de interpretação, a saber: História Pregressa - elementos pré-profissionais e Professor na creche: Formação e Profissionalidade. Na primeira unidade de interpretação, apresentamos e discutimos as categorias empíricas, relacionadas a elementos de história de vida, anteriores à profissionalidade propriamente dita e que têm relação com os processos constitutivos da docência das colaboradoras na atualidade. Na unidade, Professor na creche: Formação e Profissionalidade, expomos os sentidos e significados a respeito do ser/tornar-se/pensar-se professora na creche. O entrelaçamento dos significados emergidos e organizados em categorias, ao longo das duas unidades de interpretação, lançados na confluência de sentidos da/na atualidade das colaboradoras, permitiram-nos compreender que, a construção das identidades das professoras de creche, participantes neste estudo, incorre-se em um movimento espiralar crescente, no qual o modo de ser, estar e se tornar professora de crianças, bem como o que fazem e o modo como fazem, arrasta os resultados das interações sociais, que ao longo da trajetória de vida e formação cultural, foram significados por mediações distintas, que como tal podem ser modificadas, visto a continuidade do processo formativo humano e da intencionalidade da consciência transformadora. Que como tessituras, entrelaçam-se em tempos, visões de mundo, discursos, posturas, posicionamentos, apropriações materiais e simbólicas diversas, que envolvem formas de saber, saber-ser e saber-fazer em suas profissinalidades, sofrendo as premissas da mudança que levaram o homem em seu processo de desenvolvimento histórico, a modificar-se, criando novas formas e procedimentos de conduta, de modo a se conduzir para uma organização nova, mais elaborada de seu comportamento, e assim produzir-se como mediador consciente de seu papel social e de significativa importância junto à educação de crianças na creche. The Thesis presented here inscribed in the context of the Research Line Symbolic Systems and Sociocultural Manifestations of the Postgraduate Program in Society and Culture in the Amazon-PPGSCA / UFAM, is committed to socializing the results of the study which aimed to: Understand the weavings identity of teachers in a daycare center in the city of Manaus. In this context, we seek to answer the following question: How do teachers who work in daycare centers in the city of Manaus give meaning / meaning to the identity processes that go through them, and how they (re) build them, through the interactions that involve: cultural life / formation; teacher training / professional insertion? From the emergence of relevant narratives and memories to seven collaborators participating in the study, research with multirreferential inspiration and the use of bricolage as a possible movement in the constructive experimentation of the investigative walk, ventured into the dialogue with the foundations of Edgar Morin's Theory of Complexity and Historical-Cultural Approach by Vigotski and collaborators, considering the concepts of complex thinking, mediation, meaning, meaning and activity. We use a cartography of knowledge in methodological trails, guided by the assumptions of Collaborative Research and in a Research-Training unit, in which the data construction procedures gained a living nature, with interactions experienced in six Reflective Encounters, permeated by oral / written narratives and mediated by information and communication technologies. Also, the use of Interview Scripts (written); projection through drawings; records written in a field notebook and information from the database of the Municipal Education Secretariat of Manaus (SEMED). For the treatment and analysis of the data, we used the guidelines of the Discursive Textual Analysis, which in their entirety and at the confluence with the concepts adopted for dialogue in the study allowed the organization of two units of interpretation, namely: Early History - pre-professional elements and Teacher at the daycare center: Training and Professionality. In the first unit of interpretation, we present and discuss the empirical categories, related to elements of life history, prior to the professionality itself and which are related to the processes that constitute the teaching of the employees today. In the unit, Teacher at the daycare center: Training and Professionality, we expose the senses and meanings about being / becoming / thinking about being a teacher at the daycare center. The intertwining of the meanings emerged and organized into categories, along the two units of interpretation, launched at the confluence of meanings of / in the present time of the collaborators, allowed us to understand that, the construction of the identities of the daycare teachers, participating in this study, incurs in a growing spiraling movement, in which the way of being, being and becoming a teacher of children, as well as what they do and the way they do it, drags the results of social interactions, which throughout the life and formation trajectory cultural, were signified by distinct mediations, which as such can be modified, given the continuity of the human formative process and the intentionality of the transforming consciousness. That as weavings, worldviews, speeches, postures, positions, diverse material and symbolic appropriations intertwine, involving forms of knowledge, know-how and know-how in their professions, suffering the premises of the change that led the man in his process of historical development, to modify himself, creating new forms and procedures of conduct, in order to lead himself to a new organization, more elaborate of his behavior, and thus produce himself as a conscious mediator of his social role and of significant importance in the education of children in daycare. 2021-06-08T16:35:50Z 2021-04-06 Tese VASCONCELOS, Maria Goreth da Silva. Tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus. 2021. 241 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8297 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores de creches - Manaus (AM)
Professores de educação infantil - Manaus (AM)
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Processos Identitários
Formação Docente
Educação Infantil
Creche
spellingShingle Professores de creches - Manaus (AM)
Professores de educação infantil - Manaus (AM)
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Processos Identitários
Formação Docente
Educação Infantil
Creche
Vasconcelos, Maria Goreth da Silva
Tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus
topic_facet Professores de creches - Manaus (AM)
Professores de educação infantil - Manaus (AM)
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Processos Identitários
Formação Docente
Educação Infantil
Creche
description A Tese ora apresentada inscrita no contexto da Linha de Pesquisa Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA/UFAM, assume o compromisso de socializar os resultados do estudo que teve como objetivo: Compreender as tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus. Nesse contexto procuramos responder à seguinte questão: Como os professores que atuam em creches, na cidade de Manaus, dão sentido/significado aos processos identitários, que os atravessam, e como os (re) constroem, por meio das interações que envolvem: trajetórias de vida/formação cultural; formação docente/inserção profissional? A partir da emergência de narrativas e memórias pertinentes a sete colaboradoras participantes no estudo, a pesquisa com inspiração multirreferencial e uso da bricolagem como movimento possível na experimentação construtiva da caminhada investigativa, aventurou-se no diálogo com os fundamentos da Teoria da Complexidade de Edgar Morin e Abordagem Histórico-Cultural de Vigotski e colaboradores, considerando os conceitos de pensamento complexo, mediação, sentido, significado e atividade. Utilizamos uma cartografia de saberes em trilhas metodológicas, orientadas pelos pressupostos da Pesquisa Colaborativa e em unidade de Pesquisa-Formação, no qual os procedimentos de construção dos dados ganharam uma natureza viva, com interações vivenciadas em seis Encontros Reflexivos, permeados por narrativas orais/escritas e mediados pelas tecnologias da informação e comunicação. Ainda, a utilização de Roteiros de Entrevistas (escritos); projeção por meio de desenhos; registros escritos em caderno de campo e informações provindas do banco de dados da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Para tratamento e análise dos dados, utilizamos os encaminhamentos da Análise Textual Discursiva, os quais em sua totalidade e na confluência com as concepções adotadas para diálogo no estudo permitiram a organização de duas unidades de interpretação, a saber: História Pregressa - elementos pré-profissionais e Professor na creche: Formação e Profissionalidade. Na primeira unidade de interpretação, apresentamos e discutimos as categorias empíricas, relacionadas a elementos de história de vida, anteriores à profissionalidade propriamente dita e que têm relação com os processos constitutivos da docência das colaboradoras na atualidade. Na unidade, Professor na creche: Formação e Profissionalidade, expomos os sentidos e significados a respeito do ser/tornar-se/pensar-se professora na creche. O entrelaçamento dos significados emergidos e organizados em categorias, ao longo das duas unidades de interpretação, lançados na confluência de sentidos da/na atualidade das colaboradoras, permitiram-nos compreender que, a construção das identidades das professoras de creche, participantes neste estudo, incorre-se em um movimento espiralar crescente, no qual o modo de ser, estar e se tornar professora de crianças, bem como o que fazem e o modo como fazem, arrasta os resultados das interações sociais, que ao longo da trajetória de vida e formação cultural, foram significados por mediações distintas, que como tal podem ser modificadas, visto a continuidade do processo formativo humano e da intencionalidade da consciência transformadora. Que como tessituras, entrelaçam-se em tempos, visões de mundo, discursos, posturas, posicionamentos, apropriações materiais e simbólicas diversas, que envolvem formas de saber, saber-ser e saber-fazer em suas profissinalidades, sofrendo as premissas da mudança que levaram o homem em seu processo de desenvolvimento histórico, a modificar-se, criando novas formas e procedimentos de conduta, de modo a se conduzir para uma organização nova, mais elaborada de seu comportamento, e assim produzir-se como mediador consciente de seu papel social e de significativa importância junto à educação de crianças na creche.
author_additional Barros, João Luiz da Costa
author_additionalStr Barros, João Luiz da Costa
format Tese
author Vasconcelos, Maria Goreth da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/9364169805237320
https://orcid.org/0000-0003-0601-5070
author2Str http://lattes.cnpq.br/9364169805237320
https://orcid.org/0000-0003-0601-5070
title Tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus
title_short Tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus
title_full Tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus
title_fullStr Tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus
title_full_unstemmed Tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de Manaus
title_sort tessituras identitárias de professores em situação de creche na cidade de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8297
_version_ 1831969961126395904
score 11.753735