Dissertação

Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus

No contexto atual, consideramos que processos formativos direcionados para a realidade dos professores e estudantes, são essenciais para promover um ensino significativo e crítico, voltado para uma educação que prime pela equidade. Nessa direção, o estudo em questão, reflete sobre o ensino de Matemá...

ver descrição completa

Autor principal: Vásquez, Alícia Gonçalves
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0323388320080017, https://orcid.org/0000-0002-7867-2638
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8308
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8308
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83082021-06-15T05:04:05Z Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus A look at the teachers who teach mathematics at Schools in the Countryside in Manaus Vásquez, Alícia Gonçalves Bacury, Gerson Ribeiro http://lattes.cnpq.br/0323388320080017 http://lattes.cnpq.br/4977144104768440 Falcão, Nádia Maciel http://lattes.cnpq.br/5182856984673000 Melo, Elisângela Aparecida Pereira de http://lattes.cnpq.br/8365658032920898 Costa, Lucélida de Fáma Maia da http://lattes.cnpq.br/8333907767115958 https://orcid.org/0000-0002-7867-2638 Processos formativos Matemática - Estudo e ensino Matemática - Ensino do campo Práticas investigativas Desenvolvimento profissional CIÊNCIAS HUMANAS Formação continuada de professores Educação do Campo Ensino de Matemática No contexto atual, consideramos que processos formativos direcionados para a realidade dos professores e estudantes, são essenciais para promover um ensino significativo e crítico, voltado para uma educação que prime pela equidade. Nessa direção, o estudo em questão, reflete sobre o ensino de Matemática nas escolas do Campo, sobretudo as práticas de professoras egressas do Curso de Especialização em Educação do Campo – Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Deste modo, articulado às nossas vivências, experiências e no compartilhamento de conhecimentos voltados para o estabelecimento de aproximações entre o conhecimento prévio dos estudantes e os conteúdos abordados pelos professores em sala de aula, no Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat)/Ufam/CNPq, indagamos nessa pesquisa: Em que termos os processos de formação continuada contribuem para as práticas de professores que ensinam matemáticas nas escolas do Campo? Nesse sentido, objetivamos compreender as práticas de professores com o ensino de Matemática em escolas do campo, a partir dos processos de formação continuada. De abordagem qualitativa, a pesquisa em questão é pautada em um Estudo de Caso, tendo como participantes, duas professoras que atuam com o ensino de Matemática em escolas do Campo da cidade de Manaus-AM. Assim, adotamos como instrumentos para a recolha e análise das informações, a observação, as anotações no diário de campo, as gravações audiovisuais e o uso dos percursos formativos, com base nas narrativas das professoras participantes da pesquisa, além da análise bibliográfica, pautada nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelas participantes da pesquisa, no Curso de Especialização em Educação do Campo, com ênfase em práticas pedagógicas, oferecido pelo Programa Educação do Campo/Ufam. Quanto aos resultados encontrados, sinalizaram que as professoras consideram que a formação continuada corrobora para que reflitam e revejam as suas práticas com o ensino de Matemática no campo amazônico. In the current context, we consider that training processes directed to the reality of teachers and students, are essential to promote meaningful and critical education, focused on an education that strives for equity. In this direction, the study in question reflects on the teaching of Mathematics in rural schools, especially the practices of teachers who graduated from the Specialization Course in Rural Education – Federal University of Amazonas (Ufam). In this way, articulated to our experiences and knowledge sharing aimed at establishing approximations between the students' prior knowledge and the contents approached by the teachers in the classroom, in the Research and Research Group on Investigative Practices in Mathematics Education (GEPIMat) / Ufam / CNPq, we asked in this research: In what terms do the processes of continuing education contribute to the practices of teachers who teach mathematics in schools in the countryside? In this sense, we aim to understand the practices of teachers with the teaching of Mathematics in rural schools, based on the processes of continuing education. With a qualitative approach, the research in question is guided by a Case Study, having as participants, two teachers who work with the teaching of Mathematics in schools in the countryside of the city of Manaus-AM. Thus, we adopted as instruments for the collection and analysis of information, observation, notes in the field diary, audiovisual recordings and the use of training courses, based on the narratives of the teachers participating in the research, in addition to the bibliographic analysis, based on Course Completion Works (TCC) developed by the research participants, in the Specialization Course in Rural Education, with an emphasis on pedagogical practices, offered by the Rural Education Program / Ufam. As for the results found, they signaled that the teachers consider that the continuing education corroborates so that they reflect and review their practices with the teaching of Mathematics in the Amazonian field. 2021-06-14T16:47:29Z 2021-03-30 Dissertação VÁSQUEZ, Alícia Gonçalves. Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8308 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Processos formativos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Ensino do campo
Práticas investigativas
Desenvolvimento profissional
CIÊNCIAS HUMANAS
Formação continuada de professores
Educação do Campo
Ensino de Matemática
spellingShingle Processos formativos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Ensino do campo
Práticas investigativas
Desenvolvimento profissional
CIÊNCIAS HUMANAS
Formação continuada de professores
Educação do Campo
Ensino de Matemática
Vásquez, Alícia Gonçalves
Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus
topic_facet Processos formativos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Ensino do campo
Práticas investigativas
Desenvolvimento profissional
CIÊNCIAS HUMANAS
Formação continuada de professores
Educação do Campo
Ensino de Matemática
description No contexto atual, consideramos que processos formativos direcionados para a realidade dos professores e estudantes, são essenciais para promover um ensino significativo e crítico, voltado para uma educação que prime pela equidade. Nessa direção, o estudo em questão, reflete sobre o ensino de Matemática nas escolas do Campo, sobretudo as práticas de professoras egressas do Curso de Especialização em Educação do Campo – Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Deste modo, articulado às nossas vivências, experiências e no compartilhamento de conhecimentos voltados para o estabelecimento de aproximações entre o conhecimento prévio dos estudantes e os conteúdos abordados pelos professores em sala de aula, no Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat)/Ufam/CNPq, indagamos nessa pesquisa: Em que termos os processos de formação continuada contribuem para as práticas de professores que ensinam matemáticas nas escolas do Campo? Nesse sentido, objetivamos compreender as práticas de professores com o ensino de Matemática em escolas do campo, a partir dos processos de formação continuada. De abordagem qualitativa, a pesquisa em questão é pautada em um Estudo de Caso, tendo como participantes, duas professoras que atuam com o ensino de Matemática em escolas do Campo da cidade de Manaus-AM. Assim, adotamos como instrumentos para a recolha e análise das informações, a observação, as anotações no diário de campo, as gravações audiovisuais e o uso dos percursos formativos, com base nas narrativas das professoras participantes da pesquisa, além da análise bibliográfica, pautada nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelas participantes da pesquisa, no Curso de Especialização em Educação do Campo, com ênfase em práticas pedagógicas, oferecido pelo Programa Educação do Campo/Ufam. Quanto aos resultados encontrados, sinalizaram que as professoras consideram que a formação continuada corrobora para que reflitam e revejam as suas práticas com o ensino de Matemática no campo amazônico.
author_additional Bacury, Gerson Ribeiro
author_additionalStr Bacury, Gerson Ribeiro
format Dissertação
author Vásquez, Alícia Gonçalves
author2 http://lattes.cnpq.br/0323388320080017
https://orcid.org/0000-0002-7867-2638
author2Str http://lattes.cnpq.br/0323388320080017
https://orcid.org/0000-0002-7867-2638
title Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus
title_short Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus
title_full Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus
title_fullStr Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus
title_full_unstemmed Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus
title_sort um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas escolas do campo em manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8308
_version_ 1831969963070455808
score 11.755432