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Dissertação
Literatura regional na aula de língua portuguesa: um caminho para o reconhecimento identitário
A presente dissertação consiste em uma análise acerca do ensino de literatura regional nas aulas de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Amazonas - IFAM, campus Humaitá, situado no munícipio de Humaitá-AM. O objetivo geral buscou analisar a prática do professor de Língua Portuguesa no ensino...
Autor principal: | Carmo, Marilda Aguiar do |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5394909791641526 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8426 |
Resumo: |
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A presente dissertação consiste em uma análise acerca do ensino de literatura regional
nas aulas de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Amazonas - IFAM, campus
Humaitá, situado no munícipio de Humaitá-AM. O objetivo geral buscou analisar a
prática do professor de Língua Portuguesa no ensino da Literatura Regional para a
promoção do reconhecimento identitário dos alunos no Instituto Federal do Amazonas
(IFAM) - campus Humaitá. A abordagem metodológica é qualitativa, os procedimentos
empregados foram as entrevistas semiestruturas online, configuradas como narrativas e
para a análise dos dados produzidos utilizamos a análise interpretativa, embasados em
Paraíso (2012) e Andrade (2012). O campo teórico percorrido foi o pós-crítico,
adentramos em algumas teorias dos estudos culturais, pós-colonialismo, currículo e o
pensamento da diferença pautados em Hall (2006), Woodward (2014), Bauman (2001;
2005), Bhabha (1998), Quijano (2005; 2002), Paraíso (2015; 2004) e outros. Além de
adentrarmos o campo da teoria crítica literária e das literaturas regionalistas embasados
em Candido (2006; 2000; 1988; 1989), Bernd (2011), Souza (2014), Loureiro (2015),
entre outros. Participaram da pesquisa três docentes da área de Língua Portuguesa do
IFAM, campus Humaitá, os quais narram suas práticas no ensino de literatura regional.
Como resultados constatamos que as práticas docentes dos sujeitos investigados
promovem o ensino de literatura regional, a valorização da cultura local, o
reconhecimento identitário, a formação humanizadora e a desconstrução do currículo
hegemônico. Verificamos ainda, a medida em que os docentes trabalham com o ensino
da literatura regional estão contribuindo para a construção identitária dos alunos e
reconstruindo suas próprias identidades docentes. As entrevistas geraram narrativas de
experiências de vida e memórias literárias possibilitando uma compreensão sobre o
protagonismo docente e o trabalho voltado para formação humanizadora do aluno em
uma escola de nível médio técnico profissionalizante. Desta forma, o ensino de literatura
regional aparece como uma das práticas para a promoção e valorização da cultural local
não como forma de superioridade em relação às demais literaturas, mas como uma
tentativa de resgatar o que se perdeu diante da colonização e da posição de fronteira da
cidade de Humaitá-AM. |