Dissertação

Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional

A presente pesquisa propõe uma abordagem diferenciada sobre o Festival de Cirandas de Manacapuru, voltado para os aspectos socioculturais e educacionais da festa. Inicialmente, aborda o Festival como manifestação cultural, sendo visto como voz social, pois é uma maneira do povo expressar sua c...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Robson França Francisco
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1726164778699571
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8467
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8467
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84672021-09-25T05:03:34Z Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional Cirandas Festival in Manacapuru: from socio-cultural to educational Rodrigues, Robson França Francisco Costa, Selda Vale da http://lattes.cnpq.br/1726164778699571 http://lattes.cnpq.br/6121537994767311 Braga, Sérgio Ivan Gil http://lattes.cnpq.br/2146777152891330 Aguiar, Vicente de Souza http://lattes.cnpq.br/9130080603912569 Festivais de dança - Manacapuru (AM) Artes e sociedade CIENCIAS HUMANAS Cirandas Sociocultural Educação Manacapuru A presente pesquisa propõe uma abordagem diferenciada sobre o Festival de Cirandas de Manacapuru, voltado para os aspectos socioculturais e educacionais da festa. Inicialmente, aborda o Festival como manifestação cultural, sendo visto como voz social, pois é uma maneira do povo expressar sua cultura, seu modo de pensar, agir, fazer e realizar suas atividades do dia a dia. Dessa forma, analisa as transformações históricas do Festival de Cirandas, pois as cirandas do município tiveram sua origem em escolas públicas, e a partir de 1997 saíram do âmbito das instituições escolares e passaram a representar as comunidades locais, ganhando personalidade jurídica e um festival próprio. Em seguida, as contribuições socioculturais do Festival, pois é uma festa que nas últimas décadas serviu de denúncias dos problemas socioambientais e também auxiliando no desenvolvimento de Manacapuru e, principalmente, vem contribuindo para a construção de uma identidade cultural, por meio da cultura e de informações, que são divulgadas durante os três dias de espetáculo. Por fim, reflete sobre a importância e contribuição desse Festival no campo escolar, a relação existente entre as cirandas e as escolas fundadoras, mostrando como as temáticas das cirandas são desenvolvidas nas escolas e como essa relação entre os dois segmentos poderia ser melhor aproveitada. This research proposes a new look at the Festival de Cirandas de Manacapuru, focused on the sociocultural and educational aspects of the festival, presenting a discussion about it. Initially, it approaches the Festival as a cultural manifestation, being seen as a social voice, as it is a way for the people to express their culture, their way of thinking, acting, doing and carrying out their daily activities. In this way, it analyzes the historical transformations of the Festival de Cirandas de Manacapuru, as the city's cirandas had their origins in public schools, and from 1997 they left the scope of school institutions and began to represent local communities, gaining legal personality and a festival itself. Then, the sociocultural contributions of the Festival, as it is a party that in recent decades has served as denunciations of socio environmental problems and has also helped in the development of Manacapuru and, mainly, has been contributing to the construction of a cultural identity, through culture and information , which are released during the three days of the show. Finally, it reflects on the importance and contribution of this Festival in the school field, the relationship between the cirandas and the founding schools, showing how the themes of the cirandas are developed in schools and how this relationship between the two segments could be better used. Um olhar diferenciado sobre as cirandas. 2021-09-24T17:15:00Z 2021-08-26 Dissertação RODRIGUES, Robson França Francisco. Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional. 2021. 103 f. Dissertação ( Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia ) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8467 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Festivais de dança - Manacapuru (AM)
Artes e sociedade
CIENCIAS HUMANAS
Cirandas
Sociocultural
Educação
Manacapuru
spellingShingle Festivais de dança - Manacapuru (AM)
Artes e sociedade
CIENCIAS HUMANAS
Cirandas
Sociocultural
Educação
Manacapuru
Rodrigues, Robson França Francisco
Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional
topic_facet Festivais de dança - Manacapuru (AM)
Artes e sociedade
CIENCIAS HUMANAS
Cirandas
Sociocultural
Educação
Manacapuru
description A presente pesquisa propõe uma abordagem diferenciada sobre o Festival de Cirandas de Manacapuru, voltado para os aspectos socioculturais e educacionais da festa. Inicialmente, aborda o Festival como manifestação cultural, sendo visto como voz social, pois é uma maneira do povo expressar sua cultura, seu modo de pensar, agir, fazer e realizar suas atividades do dia a dia. Dessa forma, analisa as transformações históricas do Festival de Cirandas, pois as cirandas do município tiveram sua origem em escolas públicas, e a partir de 1997 saíram do âmbito das instituições escolares e passaram a representar as comunidades locais, ganhando personalidade jurídica e um festival próprio. Em seguida, as contribuições socioculturais do Festival, pois é uma festa que nas últimas décadas serviu de denúncias dos problemas socioambientais e também auxiliando no desenvolvimento de Manacapuru e, principalmente, vem contribuindo para a construção de uma identidade cultural, por meio da cultura e de informações, que são divulgadas durante os três dias de espetáculo. Por fim, reflete sobre a importância e contribuição desse Festival no campo escolar, a relação existente entre as cirandas e as escolas fundadoras, mostrando como as temáticas das cirandas são desenvolvidas nas escolas e como essa relação entre os dois segmentos poderia ser melhor aproveitada.
author_additional Costa, Selda Vale da
author_additionalStr Costa, Selda Vale da
format Dissertação
author Rodrigues, Robson França Francisco
author2 http://lattes.cnpq.br/1726164778699571
author2Str http://lattes.cnpq.br/1726164778699571
title Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional
title_short Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional
title_full Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional
title_fullStr Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional
title_full_unstemmed Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional
title_sort festival de cirandas de manacapuru: do sociocultural ao educacional
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8467
_version_ 1831969989588942848
score 11.753735