/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional
A presente pesquisa propõe uma abordagem diferenciada sobre o Festival de Cirandas de Manacapuru, voltado para os aspectos socioculturais e educacionais da festa. Inicialmente, aborda o Festival como manifestação cultural, sendo visto como voz social, pois é uma maneira do povo expressar sua c...
Autor principal: | Rodrigues, Robson França Francisco |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1726164778699571 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8467 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8467 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84672021-09-25T05:03:34Z Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional Cirandas Festival in Manacapuru: from socio-cultural to educational Rodrigues, Robson França Francisco Costa, Selda Vale da http://lattes.cnpq.br/1726164778699571 http://lattes.cnpq.br/6121537994767311 Braga, Sérgio Ivan Gil http://lattes.cnpq.br/2146777152891330 Aguiar, Vicente de Souza http://lattes.cnpq.br/9130080603912569 Festivais de dança - Manacapuru (AM) Artes e sociedade CIENCIAS HUMANAS Cirandas Sociocultural Educação Manacapuru A presente pesquisa propõe uma abordagem diferenciada sobre o Festival de Cirandas de Manacapuru, voltado para os aspectos socioculturais e educacionais da festa. Inicialmente, aborda o Festival como manifestação cultural, sendo visto como voz social, pois é uma maneira do povo expressar sua cultura, seu modo de pensar, agir, fazer e realizar suas atividades do dia a dia. Dessa forma, analisa as transformações históricas do Festival de Cirandas, pois as cirandas do município tiveram sua origem em escolas públicas, e a partir de 1997 saíram do âmbito das instituições escolares e passaram a representar as comunidades locais, ganhando personalidade jurídica e um festival próprio. Em seguida, as contribuições socioculturais do Festival, pois é uma festa que nas últimas décadas serviu de denúncias dos problemas socioambientais e também auxiliando no desenvolvimento de Manacapuru e, principalmente, vem contribuindo para a construção de uma identidade cultural, por meio da cultura e de informações, que são divulgadas durante os três dias de espetáculo. Por fim, reflete sobre a importância e contribuição desse Festival no campo escolar, a relação existente entre as cirandas e as escolas fundadoras, mostrando como as temáticas das cirandas são desenvolvidas nas escolas e como essa relação entre os dois segmentos poderia ser melhor aproveitada. This research proposes a new look at the Festival de Cirandas de Manacapuru, focused on the sociocultural and educational aspects of the festival, presenting a discussion about it. Initially, it approaches the Festival as a cultural manifestation, being seen as a social voice, as it is a way for the people to express their culture, their way of thinking, acting, doing and carrying out their daily activities. In this way, it analyzes the historical transformations of the Festival de Cirandas de Manacapuru, as the city's cirandas had their origins in public schools, and from 1997 they left the scope of school institutions and began to represent local communities, gaining legal personality and a festival itself. Then, the sociocultural contributions of the Festival, as it is a party that in recent decades has served as denunciations of socio environmental problems and has also helped in the development of Manacapuru and, mainly, has been contributing to the construction of a cultural identity, through culture and information , which are released during the three days of the show. Finally, it reflects on the importance and contribution of this Festival in the school field, the relationship between the cirandas and the founding schools, showing how the themes of the cirandas are developed in schools and how this relationship between the two segments could be better used. Um olhar diferenciado sobre as cirandas. 2021-09-24T17:15:00Z 2021-08-26 Dissertação RODRIGUES, Robson França Francisco. Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional. 2021. 103 f. Dissertação ( Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia ) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8467 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Festivais de dança - Manacapuru (AM) Artes e sociedade CIENCIAS HUMANAS Cirandas Sociocultural Educação Manacapuru |
spellingShingle |
Festivais de dança - Manacapuru (AM) Artes e sociedade CIENCIAS HUMANAS Cirandas Sociocultural Educação Manacapuru Rodrigues, Robson França Francisco Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional |
topic_facet |
Festivais de dança - Manacapuru (AM) Artes e sociedade CIENCIAS HUMANAS Cirandas Sociocultural Educação Manacapuru |
description |
A presente pesquisa propõe uma abordagem diferenciada sobre o Festival de
Cirandas de Manacapuru, voltado para os aspectos socioculturais e educacionais da
festa. Inicialmente, aborda o Festival como manifestação cultural, sendo visto como
voz social, pois é uma maneira do povo expressar sua cultura, seu modo de pensar,
agir, fazer e realizar suas atividades do dia a dia. Dessa forma, analisa as
transformações históricas do Festival de Cirandas, pois as cirandas do município
tiveram sua origem em escolas públicas, e a partir de 1997 saíram do âmbito das
instituições escolares e passaram a representar as comunidades locais, ganhando
personalidade jurídica e um festival próprio. Em seguida, as contribuições
socioculturais do Festival, pois é uma festa que nas últimas décadas serviu de
denúncias dos problemas socioambientais e também auxiliando no desenvolvimento
de Manacapuru e, principalmente, vem contribuindo para a construção de uma
identidade cultural, por meio da cultura e de informações, que são divulgadas
durante os três dias de espetáculo. Por fim, reflete sobre a importância e
contribuição desse Festival no campo escolar, a relação existente entre as cirandas
e as escolas fundadoras, mostrando como as temáticas das cirandas são
desenvolvidas nas escolas e como essa relação entre os dois segmentos poderia
ser melhor aproveitada. |
author_additional |
Costa, Selda Vale da |
author_additionalStr |
Costa, Selda Vale da |
format |
Dissertação |
author |
Rodrigues, Robson França Francisco |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1726164778699571 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/1726164778699571 |
title |
Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional |
title_short |
Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional |
title_full |
Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional |
title_fullStr |
Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional |
title_full_unstemmed |
Festival de Cirandas de Manacapuru: do sociocultural ao educacional |
title_sort |
festival de cirandas de manacapuru: do sociocultural ao educacional |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8467 |
_version_ |
1831969989588942848 |
score |
11.753735 |