Dissertação

Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso

O Ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE) é um campo prolífico de investigações, das quais a Análise de Necessidades para o inglês é das mais relevantes, apesar da lacuna de pesquisas neste sentido na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assim, este trabalho, inserido no cam...

ver descrição completa

Autor principal: Alencar, Antonio Ubiratan Raposo da Câmara
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1245374828146829, https://orcid.org/0000-0002-2926-1314
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8512
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8512
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-85122021-10-28T05:03:32Z Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso Needs analysis of English for Specific Purposes (ESP) in UFAM courses in Itacoatiara: a case study Alencar, Antonio Ubiratan Raposo da Câmara Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/1245374828146829 http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Costa, Leonard Christy de Souza http://lattes.cnpq.br/6253814174927313 Araújo, Marcus de Souza http://lattes.cnpq.br/1803218796986644 https://orcid.org/0000-0002-2926-1314 Língua inglesa - Ensino aprendizagem LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Línguas para fins específicos Inglês para fins específicos Análise de necessidades Ufam Languages for specific purposes English for specific purposes Needs analysis O Ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE) é um campo prolífico de investigações, das quais a Análise de Necessidades para o inglês é das mais relevantes, apesar da lacuna de pesquisas neste sentido na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assim, este trabalho, inserido no campo da Linguística Aplicada (LA), teve como objetivo geral investigar as necessidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever) de ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) dos discentes dos cursos de Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Ciências; Química e Biologia, Ciências: Matemática e Física, Engenharia Sanitária e Química Industrial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UFAM, localizado no município de Itacoatiara (AM), e, de modo específico, mapear, a partir dessas habilidades identificadas, os conteúdos que podem ser sugeridos para se efetivar esse ensino-aprendizagem de IFE, além de identificar se e como a ementa e os objetivos da disciplina Inglês Instrumental atendem aos pressupostos de IFE e propor uma adequação desses. O aporte teórico para IFE foi embasado em Celani (2005), Celani et al. (1988), Dudley-Evans e St. John (1998), Hutchinson e Waters (1987), Monteiro (1999; 2009), Ramos (2004; 2005; 2008; 2009; 2017), Robinson (1991), entre outros. Quanto à análise de necessidades, recorreu-se a Huhta et al. (2013), Hutchinson e Waters (1987) e Long (2007). Esta pesquisa tevecaráter qualitativo (ALVES, 2007; CARDANO, 2017; MOREIRA, 2011) e se configurou como um estudo de caso (ALVES, 2007; CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007; CHIZZOTTI, 2006a; GERRING, 2019; YIN, 2005) e teve como instrumentos de geração um questionário perfil e um investigativo junto aos três grupos de participantes. Para a análise dos dados adotou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016; CHIZZOTTI 2006b). O contexto da pesquisa foi o ICET/UFAM Campus Itacoatiara (AM) e teve como participantes os docentes e os discentes envolvidos nesse ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que a habilidade de leitura é a mais largamente utilizada, embora as demais habilidades linguísticas (ouvir, falar e escrever) sejam utilizadas em menor grau. No que concerne à disciplina Inglês instrumental, foi constatado que há coerência entre suas ementas e objetivos e os postulados de IFE. The Teaching-Learning of Languages for Specific Purposes (LSP) is a prolific field of investigation, of which the Needs Analysis for English is one of the most relevant, despite the lack of research in this regard at the Federal University of Amazonas (UFAM). Thus, this work, inserted in the field of Applied Linguistics (AL), had as main objective to investigate the linguistic needs (listening, speaking, reading and writing) of teaching-learning English for Specific Purposes (ESP) of students from Software Engineering, Information Systems, Production Engineering, Sciences: Chemistry and Biology, Sciences: Mathematics and Physics, Sanitary Engineering and Industrial Chemistry of the Institute of Exact Sciences and Technology (ICET) of UFAM, located in the municipality of Itacoatiara (AM), and of in a specific way, to map, from these identified skills, the contents that can be suggested to carry out this teaching-learning of ESP, in addition to identifying if and how the syllabus and objectives of the instrumental English subject meet the assumptions of ESP and propose an adequacy of these. The theoretical support for ESP was based on Celani (2005), Celani et al. (1988), Dudley-Evans and St. John (1998), Hutchinson and Waters (1987), Monteiro (1999; 2009), Ramos (2004; 2005; 2008; 2009; 2017), Robinson (1991), among others. As for the needs analysis, we resorted to Huhta et al. (2013), Hutchinson and Waters (1987) and Long (2007). This research was qualitative (ALVES, 2007; CARDANO, 2017; MOREIRA, 2011) and was configured as a case study (ALVES, 2007; CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007; CHIZZOTTI, 2006a; GERRING, 2019; YIN, 2005) and had as generation tools a profile and an investigative questionnaire with the three groups of participants. For data analysis, Content Analysis was adopted (BARDIN, 2016; CHIZZOTTI 2006b). The research context was the ICET/UFAM Campus Itacoatiara (AM) and had as participants the teachers and students involved in this teaching-learning. The results showed that the reading skill is the most widely used, although the other linguistic skills (listening, speaking and writing) are used to a lesser extent. With regard to the instrumental English discipline, it was found that there is coherence between its syllabi and objectives and the ESP postulates. 2021-10-27T18:29:10Z 2021-09-13 Dissertação ALENCAR, Antonio Ubiratan Raposo da Câmara. Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus A(M), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8512 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Língua inglesa - Ensino aprendizagem
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Línguas para fins específicos
Inglês para fins específicos
Análise de necessidades
Ufam
Languages for specific purposes
English for specific purposes
Needs analysis
spellingShingle Língua inglesa - Ensino aprendizagem
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Línguas para fins específicos
Inglês para fins específicos
Análise de necessidades
Ufam
Languages for specific purposes
English for specific purposes
Needs analysis
Alencar, Antonio Ubiratan Raposo da Câmara
Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso
topic_facet Língua inglesa - Ensino aprendizagem
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Línguas para fins específicos
Inglês para fins específicos
Análise de necessidades
Ufam
Languages for specific purposes
English for specific purposes
Needs analysis
description O Ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE) é um campo prolífico de investigações, das quais a Análise de Necessidades para o inglês é das mais relevantes, apesar da lacuna de pesquisas neste sentido na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assim, este trabalho, inserido no campo da Linguística Aplicada (LA), teve como objetivo geral investigar as necessidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever) de ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) dos discentes dos cursos de Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Ciências; Química e Biologia, Ciências: Matemática e Física, Engenharia Sanitária e Química Industrial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UFAM, localizado no município de Itacoatiara (AM), e, de modo específico, mapear, a partir dessas habilidades identificadas, os conteúdos que podem ser sugeridos para se efetivar esse ensino-aprendizagem de IFE, além de identificar se e como a ementa e os objetivos da disciplina Inglês Instrumental atendem aos pressupostos de IFE e propor uma adequação desses. O aporte teórico para IFE foi embasado em Celani (2005), Celani et al. (1988), Dudley-Evans e St. John (1998), Hutchinson e Waters (1987), Monteiro (1999; 2009), Ramos (2004; 2005; 2008; 2009; 2017), Robinson (1991), entre outros. Quanto à análise de necessidades, recorreu-se a Huhta et al. (2013), Hutchinson e Waters (1987) e Long (2007). Esta pesquisa tevecaráter qualitativo (ALVES, 2007; CARDANO, 2017; MOREIRA, 2011) e se configurou como um estudo de caso (ALVES, 2007; CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007; CHIZZOTTI, 2006a; GERRING, 2019; YIN, 2005) e teve como instrumentos de geração um questionário perfil e um investigativo junto aos três grupos de participantes. Para a análise dos dados adotou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016; CHIZZOTTI 2006b). O contexto da pesquisa foi o ICET/UFAM Campus Itacoatiara (AM) e teve como participantes os docentes e os discentes envolvidos nesse ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que a habilidade de leitura é a mais largamente utilizada, embora as demais habilidades linguísticas (ouvir, falar e escrever) sejam utilizadas em menor grau. No que concerne à disciplina Inglês instrumental, foi constatado que há coerência entre suas ementas e objetivos e os postulados de IFE.
author_additional Monteiro, Marta de Faria e Cunha
author_additionalStr Monteiro, Marta de Faria e Cunha
format Dissertação
author Alencar, Antonio Ubiratan Raposo da Câmara
author2 http://lattes.cnpq.br/1245374828146829
https://orcid.org/0000-0002-2926-1314
author2Str http://lattes.cnpq.br/1245374828146829
https://orcid.org/0000-0002-2926-1314
title Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso
title_short Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso
title_full Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso
title_fullStr Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise de necessidades de Inglês para Fins Específicos (IFE) nos cursos da UFAM em Itacoatiara: um estudo de caso
title_sort análise de necessidades de inglês para fins específicos (ife) nos cursos da ufam em itacoatiara: um estudo de caso
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8512
_version_ 1781302661212012544
score 11.653393