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Dissertação
As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas
Esta pesquisa tem como objeto de estudo práticas pedagógicas na docência universitária, com singularidade na disciplina de Inglês para Fins Específicos, realizada por meio do Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM. Tem como principal aporte teórico na doc...
Autor principal: | Medeiros, Eliana de Macedo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5041015416616457 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8876 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo práticas pedagógicas na docência universitária, com
singularidade na disciplina de Inglês para Fins Específicos, realizada por meio do Programa de Pós-
graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM. Tem como principal aporte
teórico na docência do ensino superior, os estudos de Nóvoa (2017), Franco (2015, 2016), Cunha (2009,
2010), Pimenta e Anastasiou (2010) e Silva (2019); e na perspectiva Abordagem Instrumental: Monteiro
(2009, 2015), Vian Jr (2015), Ramos (2005, 2015) e Celani (2016). E com o propósito de ir em busca
de respostas para a inquietação que move o estudo, foi levantado o seguinte problema: Qual a percepção
dos professores sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no exercício da docência universitária na
disciplina de Inglês para Fins Específicos nos cursos da UFAM? E como objetivo geral, analisar as
percepções dos professores de Inglês para Fins Específicos sobre suas práticas pedagógicas
desenvolvidas nas aulas de IFE. A pesquisa foi delineada na perspectiva da abordagem qualitativa tendo
a Entrevista Narrativa como a técnica de coleta de dados. O tratamento dos dados coletados foi à luz da
Análise de Conteúdo. A pesquisa revelou a necessidade de haver preparação de professores para a
disciplina IFE, desde a formação inicial em relação a conhecimentos específicos, e não apenas voltada
à habilidade de leitura. Também, o uso da tecnologia, em especial no período pandêmico, contribuiu
com as práticas pedagógicas dos professores, com ênfase às metodologias ativas, como o diário de
aprendizagem, aula invertida, elaboração de materiais didáticos que suscitaram experiências
significativas para o diálogo, a interação e confidências pessoais, escolares e acadêmicas. Outras
questões, foram evidenciadas, como: a necessidade de repensar as ementas e os objetivos da disciplina
IFE a ser ofertada nos diversos cursos, bem como o repensar da nomenclatura que, ainda, persiste como
Inglês Instrumental. Em referência a problemática levantada “percepção que os docentes têm em relação
as práticas pedagógicas na docência universitária” trouxe em evidência que ministrar a disciplina de IFE
é, também, uma atividade complexa e cheia de desafios, que carece de mais atenção por parte da
instituição e dos professores. Diante do evidenciado, a pesquisa remete a reflexões sobre o papel do
Inglês para Fins Específicos nos cursos da UFAM, oportunizando o público a que essa disciplina se
destina para saber a real necessidade de sua ministração nos cursos da graduação. |