Dissertação

Educação do Campo e Políticas de Permanência na RDS Canumã (2005-2015)

A pesquisa que confere corpo a este texto se debruçou sobre as políticas públicas de acesso e permanência na escola no âmbito da realidade campesina do Amazonas, seu objetivo geral consistiu em analisar os impactos das políticas públicas de acesso e permanência à educação básica sobre a Escola Estad...

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Autor principal: Ribeiro, Janderson Bragança
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1637807300590744, https://orcid.org/0000-0002-4914-9530
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8561
Resumo:
A pesquisa que confere corpo a este texto se debruçou sobre as políticas públicas de acesso e permanência na escola no âmbito da realidade campesina do Amazonas, seu objetivo geral consistiu em analisar os impactos das políticas públicas de acesso e permanência à educação básica sobre a Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário na primeira década da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Canumã-AM (2005-2015). Os objetivos específicos traçados foram: Relacionar o direito ao acesso e permanência na escola no contexto amazônico à educação do campo e ao desenvolvimento regional; Reconstruir sócio-historicamente a RDS Canumã a partir de documentos e depoimentos de moradores da Reserva; Compreender o papel da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário no tocante ao atendimento às comunidades e sujeitos que vivem na RDS Canumã; Discutir os desafios do acesso e da permanência na escola com educadores e estudantes da RDS estudada. O desenho metodológico construído para o desenvolvimento da investigação parte do método Materialismo Histórico-Dialético, ao passo que institui uma pesquisa de natureza básica e do tipo exploratória – as estratégias e instrumentos se fundamentam no uso da pesquisa bibliográfica e documental, para a frente de dados secundários, e o que descrevemos como parte empírica da pesquisa está apoiada na aplicação de formulários on line utilizando a plataforma digital googleforms, para a frente dos dados primários. No âmbito da pesquisa bibliográfica trabalhamos com as publicações ligadas direta e indiretamente ao tema da pesquisa, no sentido de produzir uma síntese de como a literatura especializada vem pensando as questões cruciais deste projeto e ainda, buscamos construir um diálogo com os/as autores/as que têm se ocupado com temas correlatos à educação do campo, políticas públicas para a educação básica, desenvolvimento e as especificidades da região amazônica. Já a frente da pesquisa documental, tratou do levantamento, categorização e análise dos documentos sobre a criação e desenvolvimento da RDS, seus processos relacionados à escola, ao acesso e à permanência dos estudantes residentes na reserva em questão. A fase empírica contou com visitas exploratórias observando cuidados exigidos com a biossegurança à reserva para observações indiretas sobre o território da RDS, mantendo o distanciamento social por conta dos cuidados de prevenção do Coronavírus, na aplicação de formulários online as perguntas foram construídas com questões abertas previamente estruturadas segundo um tópico-guia e passaram pelos processos de categorização e análise – em última etapa foi realizada com base na Análise Textual Discursiva. Os principais resultados alcançados apontam que o transporte escolar, em função da nucleação da escola, é elemento crucial para o acesso e permanência na escola, não esquecendo que a educação (do campo) é direito nosso e dever do Estado, portanto é responsabilidade da União manter o financiamento para que se garantam as condições objetivas de trabalho, a valorização do magistério e a manutenção do transporte escolar.