Dissertação

Sistema de Monitoramento de Uso Dos Recursos Naturais (SiMUR) na Reserva Extrativista Rio Unini- Barcelos/ AM- (2008- 2020)

O presente estudo teve como objetivo a compreensão das primeiras preocupações ambientais, as quais foram intensificadas, principalmente, após a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio ambiente, em 1972, uma vez que foi a primeira grande reunião onde passaram a discutir os...

ver descrição completa

Autor principal: Fagundes, Ingrid Silva de Freitas
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9532195931863347
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8604
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo a compreensão das primeiras preocupações ambientais, as quais foram intensificadas, principalmente, após a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio ambiente, em 1972, uma vez que foi a primeira grande reunião onde passaram a discutir os problemas ligados a essa temática que já estava se agravando, fato decorrente da ação do homem com seu modo de produção. No estudo, é apresentado como se deu o início das preocupações com a questão ambiental, como ocorreu e a partir de quando essas questões passaram a ter importância em nível mundial com os problemas e as grandes correntes ambientalistas, até chegar ao Brasil com políticas voltadas para as Áreas Protegidas. Além disso, buscou-se apresentar informações acerca da gestão de Unidades de Conservação (UCs) no Brasil. Por conseguinte, é apresentada a análise do Sistema de Monitoramento de Uso dos Recursos Naturais (SiMUR) no rio Unini, com área de estudo a Reserva Extrativista Rio Unini- Barcelos/ AM, onde buscou-se compreender como a ferramenta funciona, para que ela foi criada, qual seus usos e suas lacunas. As informações que foram coletadas foram baseadas em levantamentos bibliográficos com ênfase na questão ambiental, onde foram analisadas as políticas ambientais que dizem respeito à temática. Além disso, foram coletadas informações com a FVA, instituição que é responsável pela ferramenta, a qual já coleta os dados há treze anos no rio Unini. São apresentadas informações acerca do histórico da ferramenta, além dos dados oriundos do monitoramento, a utilização e os maiores problemas no decorrer dos anos.