/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas
O objetivo da dissertação é tecer as reflexões entre literatura e cinema. A pesquisa tem como corpus o conto Branca de Neve dos Irmãos Grimm, a animação fílmica Branca de Neve e os Sete Anões produzida pelos Studios Walt Disney e a releitura cinematográfica Branca de Neve e o Caçador do diretor Rupe...
Autor principal: | Silva, Alair Pereira da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5776314710751932 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8605 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8605 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-86052021-12-24T05:03:29Z Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas Silva, Alair Pereira da Silva, Lajosy http://lattes.cnpq.br/5776314710751932 http://lattes.cnpq.br/4220995373459046 Zucolo, Nícia Petreceli http://lattes.cnpq.br/4572857563677466 Mabelini, Ecila Lira de Lima http://lattes.cnpq.br/9322250665614094 Contos de fadas - Análise LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura Cinema Adaptação Contos de fadas O objetivo da dissertação é tecer as reflexões entre literatura e cinema. A pesquisa tem como corpus o conto Branca de Neve dos Irmãos Grimm, a animação fílmica Branca de Neve e os Sete Anões produzida pelos Studios Walt Disney e a releitura cinematográfica Branca de Neve e o Caçador do diretor Rupert Sanders. O capítulo I aborda os procedimentos para os estudos comparativos, literatura e cinema e suas relações, o processo das interartes no uso da intertextualidade, o processo criativo da adaptação e releitura de uma obra e o projeto literário dos Irmãos Grimm. O capítulo II aborda a ótica de teóricos acerca dos contos de fadas e a análise dos símbolos, como também significações desses elementos simbólicos presentes nas obras escolhidas para o estudo que foram transportadas de um gênero narrativo escrito para um gênero narrativo imagético. O capítulo III aborda o papel feminino na evolução dos contos de fadas, a amostragem dos mitos e arquétipos do conto da Branca de Neve, as narrativas que antecederam e sucederam a versão dos Irmãos Grimm e o processo de reificação da mulher nos contos que serão apresentados no decorrer do capítulo. O processo de adaptação cinematográfica de uma obra literária tem a perspectiva de trazer ao público o esclarecimento de que uma adaptação produzida a partir de uma narrativa escrita resulta na criação de nova obra. Essas versões adaptadas e releituras têm a intenção de levar ao público que aprecia cinema, a oportunidade de saber que toda criação é individual. Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Contos de fadas. The objective of the dissertation is to weave reflections between literature and cinema. The research has as corpus the short story Snow White by the Brothers Grimm, the filmic animation Snow White and the Seven Dwarfs produced by Studios Walt Disney and the cinematographic retelling of Snow White and the Huntsman by director Rupert Sanders. Chapter I addresses the procedures for comparative studies, literature and cinema and their relationships, the process of the interarts in the use of intertextuality, the creative process of adapting and rereading a work and the literary project of the Brothers Grimm. Chapter II addresses the perspective of theorists about fairy tales and the analysis of symbols, as well as the meanings of these symbolic elements present in the works chosen for the study, which were transported from a written narrative genre to an imagetic narrative genre. Chapter III deals with the female role in the evolution of fairy tales, the sampling of the myths and archetypes of the Snow White tale, the narratives that preceded and followed the Brothers Grimm version and the process of reification of women in the tales that will be presented throughout the chapter. The process of film adaptation of a literary work has the perspective of bringing to the public the clarification that an adaptation produced from a written narrative results in the creation of a new work. These adapted and rereading versions are intended to give audiences who appreciate cinema the opportunity to know that every creation is individual. Keywords: Literature. Cinema. Adaptation. Fairy tales. 2021-12-23T20:19:14Z 2021-09-28 Dissertação SILVA, Alair Pereira da. Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos Irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas - Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8605 por Acesso Aberto image/jpeg application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Contos de fadas - Análise LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura Cinema Adaptação Contos de fadas |
spellingShingle |
Contos de fadas - Análise LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura Cinema Adaptação Contos de fadas Silva, Alair Pereira da Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas |
topic_facet |
Contos de fadas - Análise LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura Cinema Adaptação Contos de fadas |
description |
O objetivo da dissertação é tecer as reflexões entre literatura e cinema. A pesquisa tem como corpus o conto Branca de Neve dos Irmãos Grimm, a animação fílmica Branca de Neve e os Sete Anões produzida pelos Studios Walt Disney e a releitura cinematográfica Branca de Neve e o Caçador do diretor Rupert Sanders. O capítulo I aborda os procedimentos para os estudos comparativos, literatura e cinema e suas relações, o processo das interartes no uso da intertextualidade, o processo criativo da adaptação e releitura de uma obra e o projeto literário dos Irmãos Grimm. O capítulo II aborda a ótica de teóricos acerca dos contos de fadas e a análise dos símbolos, como também significações desses elementos simbólicos presentes nas obras escolhidas para o estudo que foram transportadas de um gênero narrativo escrito para um gênero narrativo imagético. O capítulo III aborda o papel feminino na evolução dos contos de fadas, a amostragem dos mitos e arquétipos do conto da Branca de Neve, as narrativas que antecederam e sucederam a versão dos Irmãos Grimm e o processo de reificação da mulher nos contos que serão apresentados no decorrer do capítulo. O processo de adaptação cinematográfica de uma obra literária tem a perspectiva de trazer ao público o esclarecimento de que uma adaptação produzida a partir de uma narrativa escrita resulta na criação de nova obra. Essas versões adaptadas e releituras têm a intenção de levar ao público que aprecia cinema, a oportunidade de saber que toda criação é individual.
Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Contos de fadas. |
author_additional |
Silva, Lajosy |
author_additionalStr |
Silva, Lajosy |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Alair Pereira da |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5776314710751932 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5776314710751932 |
title |
Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas |
title_short |
Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas |
title_full |
Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas |
title_fullStr |
Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas |
title_full_unstemmed |
Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas |
title_sort |
literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas branca de neve dos irmãos grimm e suas adaptações cinematográficas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8605 |
_version_ |
1831970020448534528 |
score |
11.753735 |