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Dissertação
Arte como ato educativo: reflexão sobre o colapso ambiental
A apreensão com o colapso ambiental constitui, na atualidade, uma das principais preocupações da sociedade contemporânea. O atual padrão de crescimento econômico, que funciona numa linha reta e infinita, enquanto o sistema Terra opera em ciclos, o resultado é uma crise civilizatória que empobrece...
Autor principal: | Reis, George Pereira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4414784631505703 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8642 |
Resumo: |
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A apreensão com o colapso ambiental constitui, na atualidade, uma das principais
preocupações da sociedade contemporânea. O atual padrão de crescimento econômico, que
funciona numa linha reta e infinita, enquanto o sistema Terra opera em ciclos, o resultado é
uma crise civilizatória que empobrece o solo, contamina água, extingue espécies, devasta as
florestas e satura a atmosfera de dióxido de carbono. Na tentativa de frear essa insânia,
organizações internacionais, governos, ONGs, movimentos sociais e a sociedade civil
estabelecem acordos e tratados econômicos, que não estão surtindo os efeitos esperados para
resolver a problemática ambiental. Dentre tantas formas de lutar por um planeta mais
saudável, a educação é um importante meio para ensinar que precisamos repensar nossa
relação com a natureza. A pesquisa buscou analisar a arte como prática pedagógica para a
sensibilização sobre o colapso ambiental por meio da música e ilustração como recurso
educacional, visando despertar o interesse dos educandos na indivisível relação entre
economia, política, sociedade e natureza. O estudo foi realizado no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Coari. Localizado nos
limites da zona urbana da cidade de Coari -AM. Os participantes foram os estudantes do
ensino médio integrado das turmas dos 1o anos dos cursos de: Administração, Agropecuária,
Informática para Web e Manutenção e Suporte em Informática, totalizando 187 alunos com
idades entre 15 e 17 anos. Norteado pelo uma abordagem quali-quantitativa, no qual o
questionário exploratório aplicado para as turmas, não foi ponto central da pesquisa, mas
contribuiu estatisticamente para melhor entendimento dos resultados, o método escolhido para
análise das ilustrações foi a semiótica, por melhor atender o que se tinha planejado. O estudo
finaliza com a certeza de ter contribuído com o compartilhamento de conhecimentos para o
ensino das ciências ambientais, reafirma as artes como um importante mecanismo de
construção de conhecimento capaz de promover a reflexão dos assuntos referentes ao colapso
ambiental. No caso da pesquisa o uso da música e da ilustração contribuíram
significativamente para assimilação de conhecimentos por partes dos alunos. |