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Dissertação
A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a produção literária amazonense que abrange aspectos socioambientais. Os estudos ambientais requerem reflexões interdisciplinares, deste modo tivemos por objetivo geral desenvolver um produto educacional que apresentasse aspectos socioambientais de obras...
Autor principal: | Marques, Mateus Epifânio |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4489481200181347 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8648 |
Resumo: |
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Esta dissertação apresenta um estudo sobre a produção literária amazonense
que abrange aspectos socioambientais. Os estudos ambientais requerem
reflexões interdisciplinares, deste modo tivemos por objetivo geral desenvolver
um produto educacional que apresentasse aspectos socioambientais de obras
literárias de autores amazonenses. Entre os objetivos específicos traçados
destacamos: identificar e caracterizar os aspectos socioambientais recorrentes
nas obras de literatura amazonense utilizadas no Ensino Médio. Para a
consecução do trabalho utilizamos a abordagem qualitativa e a análise de
discurso da Bardin (1977); além disso foi usado o método da aula invertida e de
mapas mentais. A perspectiva qualitativa é essencial na discussão de dados e
informações, uma vez que nos pareceu não ser prudente avaliar os aspectos
socioambientais existentes nas obras literárias, sem considerar o contexto no
qual estas ocorrem. Após a caracterização e análise das obras literárias
selecionadas realizamos uma Oficina Literária Ambiental, em parceria com os
docentes, os aspectos socioambientais foram divididos para três turma de
discentes do Ensino Médio – EJA matriculados na Escola Estadual Corintho
Borges Façanha no município de Tefé-AM. Desta forma, buscamos fazer a
interdisciplinaridade do tema com o referencial teórico sobre a cartografia
literária. Com a elaboração do Atlas de Representações Literárias do
Amazonas, esperamos contribuir para a compreensão de forma lúdica o ensino
da literatura com o ensino das ciências ambientais. O atlas trouxe vários
benefícios para prática pedagógica, não só do docente, mas de toda
comunidade escolar. Por outro lado, a participação dos sujeitos da pesquisa
contribuiu para que eles aumentassem seu sentimento de pertencimento à
Região Amazônica e, portanto, que eles a partir de agora, ajudem na defesa
desta região. Além disso, buscou-se que os sujeitos entendessem que as
descrições literárias têm enormes contribuições para a formação do imaginário
de pertencimento, e ao mesmo tempo, levando uma educação mais crítica e
reflexiva, desenvolvendo estudantes engajados na análise e transformação dos
espaços ambientais locais. |