Dissertação

Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes

A formação de grupos colaborativos na Universidade é um tema relevante para área de educação e ensino de ciências e Matemática. O ensino formal vem sofrendo diversas adaptações mediante ao quadro de Pandemia do Covid-19, onde as aulas presenciais migraram para o ensino remoto on-line, para isto,...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Ronald Andreolle Ribeiro
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7833315316612304
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8662
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8662
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-86622022-02-02T05:03:27Z Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes Rodrigues, Ronald Andreolle Ribeiro Oliveira, Disney Douglas Lima http://lattes.cnpq.br/7833315316612304 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Feitosa, Francisco Eteval da Silva http://lattes.cnpq.br/1820343517767978 Silva, Roberto Cristóvão Mesquita http://lattes.cnpq.br/8634157590248613 Software - Desenvolvimento Software educacional Tecnologia educacional CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM Grupos heterogêneos Aprendizagem significativa Software computacional A formação de grupos colaborativos na Universidade é um tema relevante para área de educação e ensino de ciências e Matemática. O ensino formal vem sofrendo diversas adaptações mediante ao quadro de Pandemia do Covid-19, onde as aulas presenciais migraram para o ensino remoto on-line, para isto, o professor precisa buscar recursos e novas ferramentas para trabalhar em grupos. Esta pesquisa surgiu de minha inquietação desde a graduação em relação à formação de grupos, então diante de uma nova etapa de Mestrado partimos para uma investigação que possui característica Quali-quantitativa que teve por objetivo central investigar quais métodos de formação de grupos é melhor para o estudo de caso em questão. Os métodos utilizados para alcançarmos os objetivos foram atividades on-line com grupos heterogêneos, questionário on-line aplicados aos 15 alunos do curso de Calculo-1 da UFAM participantes desta pesquisa, para investigar sua satisfação em relação a formação dos grupos e ao uso de ferramentas computacionais. Os resultados obtidos por essa pesquisa descrevem que grupos heterogêneos foram formados de forma eficiente a partir de uma previa avaliação, onde seus componentes puderam colaborar entre si compartilhando seus conhecimentos através das atividades realizadas em grupos formados na turma de Calculo-1 na Universidade Federal do amazonas no ano de 2020. The formation of collaborative groups at the University is a relevant topic for the field of science and mathematics education and teaching. Formal education has undergone several adaptations due to the Covid-19 Pandemic framework, where face-to-face classes have migrated to online remote teaching. For this, the teacher needs to look for resources and new tools to work in groups. This research arose from my concern since graduation in relation to the formation of groups, so, facing a new stage of the Master’s Degree, we left for an investigation that has Quali-quantitative characteristics that aimed to investigate which methods of group formation are best for the case study in question. The methods used to achieve the objectives were online activities with heterogeneous groups, an online questionnaire applied to the 15 students of the Calculus-1 course at UFAM participating in this research, to investigate their satisfaction with the formation of groups and the use of computational tools. The results obtained by this research describe that heterogeneous groups were formed efficiently from a previous assessment, where their components could collaborate with each other, sharing their knowledge through activities carried out in groups formed in the class of Calculo-1 at the Federal University of amazonas in the year 2020. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2022-02-01T18:15:32Z 2021-11-30 Dissertação RODRIGUES, Ronald Andreolle Ribeiro. Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8662 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Software - Desenvolvimento
Software educacional
Tecnologia educacional
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Grupos heterogêneos
Aprendizagem significativa
Software computacional
spellingShingle Software - Desenvolvimento
Software educacional
Tecnologia educacional
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Grupos heterogêneos
Aprendizagem significativa
Software computacional
Rodrigues, Ronald Andreolle Ribeiro
Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes
topic_facet Software - Desenvolvimento
Software educacional
Tecnologia educacional
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Grupos heterogêneos
Aprendizagem significativa
Software computacional
description A formação de grupos colaborativos na Universidade é um tema relevante para área de educação e ensino de ciências e Matemática. O ensino formal vem sofrendo diversas adaptações mediante ao quadro de Pandemia do Covid-19, onde as aulas presenciais migraram para o ensino remoto on-line, para isto, o professor precisa buscar recursos e novas ferramentas para trabalhar em grupos. Esta pesquisa surgiu de minha inquietação desde a graduação em relação à formação de grupos, então diante de uma nova etapa de Mestrado partimos para uma investigação que possui característica Quali-quantitativa que teve por objetivo central investigar quais métodos de formação de grupos é melhor para o estudo de caso em questão. Os métodos utilizados para alcançarmos os objetivos foram atividades on-line com grupos heterogêneos, questionário on-line aplicados aos 15 alunos do curso de Calculo-1 da UFAM participantes desta pesquisa, para investigar sua satisfação em relação a formação dos grupos e ao uso de ferramentas computacionais. Os resultados obtidos por essa pesquisa descrevem que grupos heterogêneos foram formados de forma eficiente a partir de uma previa avaliação, onde seus componentes puderam colaborar entre si compartilhando seus conhecimentos através das atividades realizadas em grupos formados na turma de Calculo-1 na Universidade Federal do amazonas no ano de 2020.
author_additional Oliveira, Disney Douglas Lima
author_additionalStr Oliveira, Disney Douglas Lima
format Dissertação
author Rodrigues, Ronald Andreolle Ribeiro
author2 http://lattes.cnpq.br/7833315316612304
author2Str http://lattes.cnpq.br/7833315316612304
title Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes
title_short Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes
title_full Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes
title_fullStr Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes
title_full_unstemmed Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes
title_sort métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8662
_version_ 1831970030457192448
score 11.753735