Dissertação

Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo

A dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada: Ensino com Pesquisa e a Formação de Professores/as no Contexto Amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no Ensino Médio do campo. O Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazo...

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Autor principal: Souza, Dariany Andrade de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7858366936082502, https://orcid.org/0000-0003-3451-8687
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8706
Resumo:
A dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada: Ensino com Pesquisa e a Formação de Professores/as no Contexto Amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no Ensino Médio do campo. O Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, enquanto formação continuada de professores/as e programa de incentivo à iniciação científica no contexto Amazônico busca inserir na realidade educacional do Estado do Amazonas a concepção de Ensino com Pesquisa, viabilizando subsídios aos professores/as e estudantes que participam dos projetos. Nesse contexto, os professores/as que têm seus projetos aprovados devem oportunizar na comunidade escolar um modo diferente de aprendizagem, por meio do questionamento e da busca por respostas, nesse processo, professor/a e estudante se beneficiam do Ensino com Pesquisa à medida que a reflexão e a criticidade tornem-se vivência cotidiana. Assim, a formação de professores/as, para atender a esse contexto, necessita acontecer de forma crítica e transformadora, pois, para a pesquisa científica atender, de fato, seus objetivos no contexto escolar, o seu condutor precisa de criticidade e espirito inovador. A tessitura da pesquisa deu-se pelo seguinte problema: O Ensino com Pesquisa no Programa Ciência na Escola qualifica a Formação de Professores do Ensino Médio do Campo no contexto Amazônico? Nesse caminho, a pesquisa teve como objetivo geral, analisar como o Ensino com Pesquisa no Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, estabelece relação com a Formação de Professores/as do Ensino Médio do Campo no município de Manacapuru/AM. Quanto aos objetivos específicos, estabeleceram-se três: 1) Identificar a teorização acerca da Educação do Campo e a relação com as teorias Contemporâneas de Formação de Professores do campo; 2) Examinar as Tendências Pedagógicas Contemporâneas que tratam do Ensino com Pesquisa e suas conexões com o Programa Ciência na Escola; 3) Averiguar, no contexto da Escola de Ensino Médio do Campo, qual tipo de formação a implantação do Programa Ciência na Escola viabilizou. Apoiou-se nos procedimentos metodológicos viabilizados pelas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, essa última por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados ao gestor e professores/as da Escola Estadual Mário Silva D’Almeida por meio de instrumentos tecnológicos, haja vista ainda estarmos passando por momento de pandemia e o distanciamento social se fazer imprescindível. Com foco numa abordagem qualitativa, pautou-se no método materialismo histórico dialético. A pesquisa, fomentada pela FAPEAM com 12 parcelas de bolsa de estudo, permitiu concluir, dentre outros aspectos, que o Ensino com Pesquisa no Programa Ciência na Escola é presente, no entanto, não surte o efeito esperado, tendo em vista o processo de formação crítica e emancipadora dos professores não se estabelecer, pois, suas compreensões acerca das teorias pedagógicas contemporâneas e suas influências/forças na realidade educacional campesina mostram-se rasas diante da concepção contra-hegemônica, tão necessária principalmente no Ensino Médio. Dessa forma, observou-se que as perspectivas de um ensino voltado para a pesquisa científica no Ensino Médio do campo e seus desdobramentos na formação de professor ainda é um horizonte a ser alcançado.