Dissertação

Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo

A dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada: Ensino com Pesquisa e a Formação de Professores/as no Contexto Amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no Ensino Médio do campo. O Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazo...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Dariany Andrade de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7858366936082502, https://orcid.org/0000-0003-3451-8687
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8706
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8706
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-87062022-02-23T05:03:29Z Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo Teaching with research and teacher education in the amazon context: evidence and contradictions in the science Program at School in the High School in the countryside Souza, Dariany Andrade de Borges, Heloísa da Silva http://lattes.cnpq.br/7858366936082502 http://lattes.cnpq.br/9429409939324333 Fernandes, Maria Nilvane http://lattes.cnpq.br/3429086275125541 Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 https://orcid.org/0000-0003-3451-8687 Educação rural Professores de educação rural Professores - Formação CIENCIAS HUMANAS Ensino com Pesquisa Programa Ciência na Escola Formação de Professores Educação do Campo A dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada: Ensino com Pesquisa e a Formação de Professores/as no Contexto Amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no Ensino Médio do campo. O Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, enquanto formação continuada de professores/as e programa de incentivo à iniciação científica no contexto Amazônico busca inserir na realidade educacional do Estado do Amazonas a concepção de Ensino com Pesquisa, viabilizando subsídios aos professores/as e estudantes que participam dos projetos. Nesse contexto, os professores/as que têm seus projetos aprovados devem oportunizar na comunidade escolar um modo diferente de aprendizagem, por meio do questionamento e da busca por respostas, nesse processo, professor/a e estudante se beneficiam do Ensino com Pesquisa à medida que a reflexão e a criticidade tornem-se vivência cotidiana. Assim, a formação de professores/as, para atender a esse contexto, necessita acontecer de forma crítica e transformadora, pois, para a pesquisa científica atender, de fato, seus objetivos no contexto escolar, o seu condutor precisa de criticidade e espirito inovador. A tessitura da pesquisa deu-se pelo seguinte problema: O Ensino com Pesquisa no Programa Ciência na Escola qualifica a Formação de Professores do Ensino Médio do Campo no contexto Amazônico? Nesse caminho, a pesquisa teve como objetivo geral, analisar como o Ensino com Pesquisa no Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, estabelece relação com a Formação de Professores/as do Ensino Médio do Campo no município de Manacapuru/AM. Quanto aos objetivos específicos, estabeleceram-se três: 1) Identificar a teorização acerca da Educação do Campo e a relação com as teorias Contemporâneas de Formação de Professores do campo; 2) Examinar as Tendências Pedagógicas Contemporâneas que tratam do Ensino com Pesquisa e suas conexões com o Programa Ciência na Escola; 3) Averiguar, no contexto da Escola de Ensino Médio do Campo, qual tipo de formação a implantação do Programa Ciência na Escola viabilizou. Apoiou-se nos procedimentos metodológicos viabilizados pelas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, essa última por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados ao gestor e professores/as da Escola Estadual Mário Silva D’Almeida por meio de instrumentos tecnológicos, haja vista ainda estarmos passando por momento de pandemia e o distanciamento social se fazer imprescindível. Com foco numa abordagem qualitativa, pautou-se no método materialismo histórico dialético. A pesquisa, fomentada pela FAPEAM com 12 parcelas de bolsa de estudo, permitiu concluir, dentre outros aspectos, que o Ensino com Pesquisa no Programa Ciência na Escola é presente, no entanto, não surte o efeito esperado, tendo em vista o processo de formação crítica e emancipadora dos professores não se estabelecer, pois, suas compreensões acerca das teorias pedagógicas contemporâneas e suas influências/forças na realidade educacional campesina mostram-se rasas diante da concepção contra-hegemônica, tão necessária principalmente no Ensino Médio. Dessa forma, observou-se que as perspectivas de um ensino voltado para a pesquisa científica no Ensino Médio do campo e seus desdobramentos na formação de professor ainda é um horizonte a ser alcançado. The dissertation corresponds to the result of the research entitled: Teaching with Research and Teacher Education in the Amazon Context: evidence and contradictions in the Science Program at School in the High School in the countryside. The Science at School Program, of the Amazonas State Research Support Foundation, as a continuing education for teachers and a program to encourage scientific initiation in the Amazon context, seeks to insert the concept of Teaching with Research into the educational reality of the State of Amazonas, enabling subsidies to teachers and students who participate in the projects. In this context, teachers who have their projects approved must provide opportunities in the school community for a different way of learning, through questioning and the search for answers. In this process, teachers and students benefit from Teaching with Research as the reflection and criticality become an everyday experience. Thus, the training of teachers, to meet this context, needs to happen in a critical and transformative way, because, for scientific research to actually meet its objectives in the school context, its conductor needs criticality and an innovative spirit. The structure of the research was given by the following problem: Does the Teaching with Research in the Science at School Program qualify the Training of High School Teachers in the Countryside in the Amazon context? In this way, the research had as a general objective, to analyze how Teaching with Research in the Science at School Program, of the Foundation for Research Support of the State of Amazonas, establishes a relationship with the Training of Teachers of High School in the Country in the city of Manacapuru/AM. As for the specific objectives, three were established: 1) To identify the theorization about Rural Education and the relationship with Contemporary Teacher Training theories in the field; 2) Examine the Contemporary Pedagogical Trends dealing with Teaching with Research and its connections with the Science at School Program; 3) To find out, in the context of the Campo High School, which type of training the implementation of the Science at School Program made possible. It was supported by the methodological procedures made possible by bibliographic, documentary and field research, the latter through semi-structured interviews and questionnaires applied to the manager and teachers of the Mário Silva D'Almeida State School through technological instruments, as we are still going through a moment of pandemic and social distancing become essential. Focusing on a qualitative approach, it was based on the dialectical historical materialism method. The research, sponsored by FAPEAM with 12 scholarship installments, allowed us to conclude, among other aspects, that Teaching with Research in the Science at School Program is present, however, it does not have the expected effect, considering that the process of critical and emancipatory teacher education does not establish itself, as its understandings of contemporary pedagogical theories and their influences/strengths in the peasant educational reality are shallow in face of the counter-hegemonic conception, so necessary especially in high school. Thus, it was observed that the perspectives of teaching aimed at scientific research in high school in the field and its consequences in teacher education is still a horizon to be reached. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2022-02-22T19:32:17Z 2021-10-25 Dissertação SOUZA, Dariany Andrade de. Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8706 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação rural
Professores de educação rural
Professores - Formação
CIENCIAS HUMANAS
Ensino com Pesquisa
Programa Ciência na Escola
Formação de Professores
Educação do Campo
spellingShingle Educação rural
Professores de educação rural
Professores - Formação
CIENCIAS HUMANAS
Ensino com Pesquisa
Programa Ciência na Escola
Formação de Professores
Educação do Campo
Souza, Dariany Andrade de
Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo
topic_facet Educação rural
Professores de educação rural
Professores - Formação
CIENCIAS HUMANAS
Ensino com Pesquisa
Programa Ciência na Escola
Formação de Professores
Educação do Campo
description A dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada: Ensino com Pesquisa e a Formação de Professores/as no Contexto Amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no Ensino Médio do campo. O Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, enquanto formação continuada de professores/as e programa de incentivo à iniciação científica no contexto Amazônico busca inserir na realidade educacional do Estado do Amazonas a concepção de Ensino com Pesquisa, viabilizando subsídios aos professores/as e estudantes que participam dos projetos. Nesse contexto, os professores/as que têm seus projetos aprovados devem oportunizar na comunidade escolar um modo diferente de aprendizagem, por meio do questionamento e da busca por respostas, nesse processo, professor/a e estudante se beneficiam do Ensino com Pesquisa à medida que a reflexão e a criticidade tornem-se vivência cotidiana. Assim, a formação de professores/as, para atender a esse contexto, necessita acontecer de forma crítica e transformadora, pois, para a pesquisa científica atender, de fato, seus objetivos no contexto escolar, o seu condutor precisa de criticidade e espirito inovador. A tessitura da pesquisa deu-se pelo seguinte problema: O Ensino com Pesquisa no Programa Ciência na Escola qualifica a Formação de Professores do Ensino Médio do Campo no contexto Amazônico? Nesse caminho, a pesquisa teve como objetivo geral, analisar como o Ensino com Pesquisa no Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, estabelece relação com a Formação de Professores/as do Ensino Médio do Campo no município de Manacapuru/AM. Quanto aos objetivos específicos, estabeleceram-se três: 1) Identificar a teorização acerca da Educação do Campo e a relação com as teorias Contemporâneas de Formação de Professores do campo; 2) Examinar as Tendências Pedagógicas Contemporâneas que tratam do Ensino com Pesquisa e suas conexões com o Programa Ciência na Escola; 3) Averiguar, no contexto da Escola de Ensino Médio do Campo, qual tipo de formação a implantação do Programa Ciência na Escola viabilizou. Apoiou-se nos procedimentos metodológicos viabilizados pelas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, essa última por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados ao gestor e professores/as da Escola Estadual Mário Silva D’Almeida por meio de instrumentos tecnológicos, haja vista ainda estarmos passando por momento de pandemia e o distanciamento social se fazer imprescindível. Com foco numa abordagem qualitativa, pautou-se no método materialismo histórico dialético. A pesquisa, fomentada pela FAPEAM com 12 parcelas de bolsa de estudo, permitiu concluir, dentre outros aspectos, que o Ensino com Pesquisa no Programa Ciência na Escola é presente, no entanto, não surte o efeito esperado, tendo em vista o processo de formação crítica e emancipadora dos professores não se estabelecer, pois, suas compreensões acerca das teorias pedagógicas contemporâneas e suas influências/forças na realidade educacional campesina mostram-se rasas diante da concepção contra-hegemônica, tão necessária principalmente no Ensino Médio. Dessa forma, observou-se que as perspectivas de um ensino voltado para a pesquisa científica no Ensino Médio do campo e seus desdobramentos na formação de professor ainda é um horizonte a ser alcançado.
author_additional Borges, Heloísa da Silva
author_additionalStr Borges, Heloísa da Silva
format Dissertação
author Souza, Dariany Andrade de
author2 http://lattes.cnpq.br/7858366936082502
https://orcid.org/0000-0003-3451-8687
author2Str http://lattes.cnpq.br/7858366936082502
https://orcid.org/0000-0003-3451-8687
title Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo
title_short Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo
title_full Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo
title_fullStr Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo
title_full_unstemmed Ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no ensino médio do campo
title_sort ensino com pesquisa e a formação de professores/as no contexto amazônico: evidências e contradições no programa ciência na escola no ensino médio do campo
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8706
_version_ 1781302691510616064
score 11.653393