Dissertação

A formação profissional dos assistentes sociais em Manaus no período de 1970 a 1985

A presente dissertação versa sobre a formação profissional em Serviço Social no Amazonas, especificamente em Manaus, no período de 1970 a 1985, tendo como objetivo a análise das tendências teórico-metodológicas presentes no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os...

ver descrição completa

Autor principal: Martins, Ana Claudia Lopes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1280671200330023, https://orcid.org/0000-0002-4263-5667
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8725
Resumo:
A presente dissertação versa sobre a formação profissional em Serviço Social no Amazonas, especificamente em Manaus, no período de 1970 a 1985, tendo como objetivo a análise das tendências teórico-metodológicas presentes no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os anos de 1970 e 1985. Buscamos analisar o contexto da ditadura civil-militar com destaque para as suas particularidades no Amazonas e implicações para a formação em Serviço Social; apreender as perspectivas teórico-metodológicas contidas nos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no período delimitado e discutir sobre o conservadorismo presente na formação profissional em Serviço Social em Manaus. Para realização destes objetivos, utilizamos o método de análise do materialismo histórico dialético, sendo a pesquisa delineada como teórica e documental, tendo como principal material de análise os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no período delimitado na pesquisa. O estudo indica as principais tendências teórico-metodológicas da formação profissional nesse período da autocracia burguesa, sendo estas: Doutrina Social da Igreja Católica, o neotomismo, o funcionalismo, o desenvolvimentismo, o estrutural-funcionalismo, a fenomenologia e o ideário de Paulo Freire. Durante este período, o pensamento conservador voltado para manutenção e reprodução da sociedade burguesa estava expresso tanto nas grades curriculares, ementas e TCCs do referido curso.