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Dissertação
A formação profissional dos assistentes sociais em Manaus no período de 1970 a 1985
A presente dissertação versa sobre a formação profissional em Serviço Social no Amazonas, especificamente em Manaus, no período de 1970 a 1985, tendo como objetivo a análise das tendências teórico-metodológicas presentes no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os...
Autor principal: | Martins, Ana Claudia Lopes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1280671200330023, https://orcid.org/0000-0002-4263-5667 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8725 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-87252022-03-05T05:03:40Z A formação profissional dos assistentes sociais em Manaus no período de 1970 a 1985 Martins, Ana Claudia Lopes Barroso, Milena Fernandes http://lattes.cnpq.br/1280671200330023 http://lattes.cnpq.br/5731736618829051 Vallina, Katia de Araújo Lima http://lattes.cnpq.br/4600058304120209 Santos, Josiane Soares http://lattes.cnpq.br/8335263833143569 https://orcid.org/0000-0002-4263-5667 Assistentes sociais Serviço social - Pesquisa CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Formação profissional Serviço Social Amazonas Conservadorismo A presente dissertação versa sobre a formação profissional em Serviço Social no Amazonas, especificamente em Manaus, no período de 1970 a 1985, tendo como objetivo a análise das tendências teórico-metodológicas presentes no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os anos de 1970 e 1985. Buscamos analisar o contexto da ditadura civil-militar com destaque para as suas particularidades no Amazonas e implicações para a formação em Serviço Social; apreender as perspectivas teórico-metodológicas contidas nos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no período delimitado e discutir sobre o conservadorismo presente na formação profissional em Serviço Social em Manaus. Para realização destes objetivos, utilizamos o método de análise do materialismo histórico dialético, sendo a pesquisa delineada como teórica e documental, tendo como principal material de análise os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no período delimitado na pesquisa. O estudo indica as principais tendências teórico-metodológicas da formação profissional nesse período da autocracia burguesa, sendo estas: Doutrina Social da Igreja Católica, o neotomismo, o funcionalismo, o desenvolvimentismo, o estrutural-funcionalismo, a fenomenologia e o ideário de Paulo Freire. Durante este período, o pensamento conservador voltado para manutenção e reprodução da sociedade burguesa estava expresso tanto nas grades curriculares, ementas e TCCs do referido curso. La presente disertación trata sobre la formación profesional en Servicio Social en Amazonas, específicamente en Manaus, entre 1970 y 1985, y tiene como objetivo analizar las tendencias teórico-metodológicas presentes en el curso de Servicio Social de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM), entre 1970 y 1985. Buscamos analizar el contexto de la dictadura cívico-militar con énfasis en sus particularidades en Amazonas e implicaciones para la formación en Servicio Social; aprehender las perspectivas teórico-metodológicas contenidas en los Trabajos de Conclusión del Curso producidos en el período definido y discutir el conservadurismo presente en la formación profesional en Servicio Social en Manaus. Para alcanzar estos objetivos, se utilizó el método de análisis del materialismo histórico dialéctico, y la investigación se perfiló como teórica y documental, teniendo como principal material de análisis los Trabajos de Finalización de Curso producidos en el período delimitado en la investigación. El estudio señala las principales tendencias teórico-metodológicas de la formación profesional en este periodo de la autocracia burguesa, que son: la Doctrina Social de la Iglesia Católica, el neotomismo, el funcionalismo, el desarrollismo, el estructural-funcionalismo, la fenomenología y los ideales de Paulo Freire. Durante este periodo, el pensamiento conservador orientado a mantener y reproducir la sociedad burguesa se expresó tanto en los planes de estudio, como en los menús y TCC del mencionado curso. CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2022-03-04T18:13:57Z 2021-09-23 Dissertação MARTINS, Ana Claudia Lopes. A formação profissional dos assistentes sociais em Manaus no período de 1970 a 1985. 2022. 184 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8725 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Serviço Social |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A presente dissertação versa sobre a formação profissional em Serviço Social no Amazonas, especificamente em Manaus, no período de 1970 a 1985, tendo como objetivo a análise das tendências teórico-metodológicas presentes no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os anos de 1970 e 1985. Buscamos analisar o contexto da ditadura civil-militar com destaque para as suas particularidades no Amazonas e implicações para a formação em Serviço Social; apreender as perspectivas teórico-metodológicas contidas nos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no período delimitado e discutir sobre o conservadorismo presente na formação profissional em Serviço Social em Manaus. Para realização destes objetivos, utilizamos o método de análise do materialismo histórico dialético, sendo a pesquisa delineada como teórica e documental, tendo como principal material de análise os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no período delimitado na pesquisa. O estudo indica as principais tendências teórico-metodológicas da formação profissional nesse período da autocracia burguesa, sendo estas: Doutrina Social da Igreja Católica, o neotomismo, o funcionalismo, o desenvolvimentismo, o estrutural-funcionalismo, a fenomenologia e o ideário de Paulo Freire. Durante este período, o pensamento conservador voltado para manutenção e reprodução da sociedade burguesa estava expresso tanto nas grades curriculares, ementas e
TCCs do referido curso. |
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