Dissertação

Abrindo a caixa de Pandora: a saúde mental de discentes de um programa de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Esta pesquisa objetivou analisar os possíveis elementos que se configuram como índices de adoecimento mental de discentes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia – PPGSS/UFAM. Neste sentido algumas linhas foram traçadas para identificação de tais índices, com is...

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Autor principal: Valente, Etiane Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2100729600278062
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8797
Resumo:
Esta pesquisa objetivou analisar os possíveis elementos que se configuram como índices de adoecimento mental de discentes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia – PPGSS/UFAM. Neste sentido algumas linhas foram traçadas para identificação de tais índices, com isso a pesquisa refletiu nas composições socioeconômicas e culturais dos discentes inseridos; evidenciou-se as formas de enfrentamento empregadas diante da perspectiva do produtivismo na universidade e também se discutiu sobre a (in) existência de projetos e programas de atenção à saúde estudantil, direcionados especificamente para os discentes de Pós-Graduação. De forma a alcançar a objetividade da pesquisa, metodologicamente se optou por realizar pesquisa bibliográfica, documental e de campo – na modalidade virtual – mediante questionário digital viabilizado por meio da Plataforma Google Forms. O referido estudo foi conduzido na linha de uma abordagem crítica, considerando os enfoques qualitativos e quantitativos. No que concerne ao recebimento de dados da pesquisa, o correio eletrônico foi disponibilizado. O referido estudo considerou os enfoques qualitativos e quantitativos mediante informações bibliográficas, sites oficiais do governo e sujeitos elencados para contribuir na pesquisa. A análise dos dados foi pautada na análise de conteúdo em Bardin e a orientação do estudo teórico-metodológico teve seu desenvolvimento apoiado na perspectiva histórico-dialética. As categorias macro teóricas centrais do estudo são: Saúde mental, Questão social, Políticas públicas e Universidade. Estimou-se com a realização deste estudo possibilitar intervenções a fim de implementar a constituição de programas e políticas públicas que visem ao atendimento e acompanhamento de discentes e ingressantes dos cursos de Pós-graduação e conforme sua atuação que este seja estendido a demais áreas da sociedade.