Dissertação

Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades

O tema dessa pesquisa é autonomia na formação de professores. O objetivo principal foi produzir um quadro teórico analítico relacional entre aspectos que possibilitam a construção de competências pedagógicas e autonomia profissional docente em cursos de formação inicial de professores de Química. Tr...

ver descrição completa

Autor principal: Rebêlo, Thiago Gonçalves
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8489247805031702
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8802
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8802
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88022022-04-09T05:03:27Z Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades Rebêlo, Thiago Gonçalves Farias, Sidilene Aquino de http://lattes.cnpq.br/8489247805031702 http://lattes.cnpq.br/6974383103784984 Braga, Marcel Bruno Pereira Marques, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Professores de química - Formação OUTROS: CIENCIAS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONAL Autonomia Competência profissional Formação de professores Saberes docentes Licenciatura em Química O tema dessa pesquisa é autonomia na formação de professores. O objetivo principal foi produzir um quadro teórico analítico relacional entre aspectos que possibilitam a construção de competências pedagógicas e autonomia profissional docente em cursos de formação inicial de professores de Química. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os participantes da pesquisa foram 16 licenciandos de Química. Essa pesquisa situa-se na linha de formação de professores de ciências e matemática, mais precisamente com respeito a formação inicial de professores de Química. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental dos PPCs de 2005 e 2016; entrevista semiestruturada e questionário. A técnica utilizada na análise das entrevistas, PPCs e questões abertas do questionário foi ATD, e para as questões fechadas dos questionários usamos estatística descritiva que envolveu o cálculo da Moda, Ranking Médio (RM) e Escore Total. Apontamos como principais resultados os desafios de manter a coerência entre o currículo prescrito e o perfil dos licenciandos e as contradições que figuram em torno do ensino dos conteúdos e a percepção dos licenciandos de Química acerca da autonomia. A modo de conclusão, apontamos algumas lacunas de conhecimento, como por exemplo: Por que ou quais razões para a contrariedade presente no entendimento da autonomia? Existem meios possíveis para mudar a percepção dos licenciandos de que ensinar não é depositar o máximo de conteúdo? Como dirimir os efeitos dessa visão tradicional de ensino na formação inicial? The theme of this research is teacher training. The main objective was to produce a relational analytical theoretical framework among aspects that enable the construction of pedagogical competences and professional teaching autonomy in courses of initial formation of teachers of Chemistry. It is a research with a qualitative approach, the research participants were 16 Chemistry graduates. This research is in line with the training of science and mathematics teachers, more precisely with respect to the initial training of teachers of chemistry. The instruments used for data collection were: document analysis of the 2005 and 2016 PPCs; semi structured interview and questionnaire. The technique used in the analysis of the interviews, PPCs and open questions of the questionnaire was ATD, and for the closed questions of the questionnaires we used descriptive statistics that involved the calculation of Fashion, Average Ranking (RM) and Total Score. We point out as main results the challenges of maintaining the coherence between the prescribed curriculum and the profile of the graduates and the contradictions that appear around the teaching of the contents and the perception of the Chemistry graduates about the autonomy. In conclusion, we point out some knowledge gaps, such as: Why or what reasons for the present contradiction in the understanding of autonomy? Are there possible ways to change the perception of undergraduates that teaching is not depositing as much content as possible? How to resolve the effects of this traditional teaching vision on initial training? FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Sugiro que ações institucionais como estas sejam divulgadas. Gostaria de agradecer aos funcionários da biblioteca da Faculdade de Direito - Ufam por me ajudarem na formulação de buscas sistemáticas. 2022-04-08T20:11:38Z 2020-12-17 Dissertação REBELO, Thiago Gonçalves. Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8802 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores de química - Formação
OUTROS: CIENCIAS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONAL
Autonomia
Competência profissional
Formação de professores
Saberes docentes
Licenciatura em Química
spellingShingle Professores de química - Formação
OUTROS: CIENCIAS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONAL
Autonomia
Competência profissional
Formação de professores
Saberes docentes
Licenciatura em Química
Rebêlo, Thiago Gonçalves
Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades
topic_facet Professores de química - Formação
OUTROS: CIENCIAS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONAL
Autonomia
Competência profissional
Formação de professores
Saberes docentes
Licenciatura em Química
description O tema dessa pesquisa é autonomia na formação de professores. O objetivo principal foi produzir um quadro teórico analítico relacional entre aspectos que possibilitam a construção de competências pedagógicas e autonomia profissional docente em cursos de formação inicial de professores de Química. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os participantes da pesquisa foram 16 licenciandos de Química. Essa pesquisa situa-se na linha de formação de professores de ciências e matemática, mais precisamente com respeito a formação inicial de professores de Química. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental dos PPCs de 2005 e 2016; entrevista semiestruturada e questionário. A técnica utilizada na análise das entrevistas, PPCs e questões abertas do questionário foi ATD, e para as questões fechadas dos questionários usamos estatística descritiva que envolveu o cálculo da Moda, Ranking Médio (RM) e Escore Total. Apontamos como principais resultados os desafios de manter a coerência entre o currículo prescrito e o perfil dos licenciandos e as contradições que figuram em torno do ensino dos conteúdos e a percepção dos licenciandos de Química acerca da autonomia. A modo de conclusão, apontamos algumas lacunas de conhecimento, como por exemplo: Por que ou quais razões para a contrariedade presente no entendimento da autonomia? Existem meios possíveis para mudar a percepção dos licenciandos de que ensinar não é depositar o máximo de conteúdo? Como dirimir os efeitos dessa visão tradicional de ensino na formação inicial?
author_additional Farias, Sidilene Aquino de
author_additionalStr Farias, Sidilene Aquino de
format Dissertação
author Rebêlo, Thiago Gonçalves
author2 http://lattes.cnpq.br/8489247805031702
author2Str http://lattes.cnpq.br/8489247805031702
title Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades
title_short Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades
title_full Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades
title_fullStr Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades
title_full_unstemmed Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades
title_sort autonomia na formação inicial de professores de química: entre desafios e contrariedades
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8802
_version_ 1831970061837926400
score 11.753735