Dissertação

Dialogia dos corpos: trajetórias de corpos dançantes de jovens universitários amazônidas

No presente estudo, busquei compreender através das narrativas dos jovens universitários com vivências significativas em dança, de que forma esta atividade se insere no processo de enfrentamento das adversidades em suas trajetórias de escolarização. O embasamento teórico se sustenta na inter-relação...

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Autor principal: Cardoso, Elayne Cristina dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8661243727963109
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8805
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88052022-04-12T05:03:34Z Dialogia dos corpos: trajetórias de corpos dançantes de jovens universitários amazônidas Cardoso, Elayne Cristina dos Santos Sampaio, Cláudia Regina Brandão http://lattes.cnpq.br/8661243727963109 http://lattes.cnpq.br/9255099700096438 Silva, Iolete Ribeiro http://lattes.cnpq.br/6024598140248335 Urnau, Lilian Caroline http://lattes.cnpq.br/4208197367997444 Dança na arte Dança na educação CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Dança Jovens Universitários Resistência No presente estudo, busquei compreender através das narrativas dos jovens universitários com vivências significativas em dança, de que forma esta atividade se insere no processo de enfrentamento das adversidades em suas trajetórias de escolarização. O embasamento teórico se sustenta na inter-relação de ideias de Bakhtin e Vigotski, os quais têm como referencial teórico e método de seus trabalhos, o materialismo histórico-dialético. A dança é, neste trabalho, compreendida pela perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, como mediadora significativa na constituição dos sujeitos, a qual permite compreender o sentido do que passo a chamar de corpos dançantes, articulando a dança aos processos de resistência e emancipação. Ao se tornar objeto de reflexões, esta articulação dialoga diretamente com a constituição do sujeito através de sua atividade, identidade e consciência, verificando de que forma a dança se relaciona aos modos de superação, diante das adversidades na trajetória de vida. Para tal, utilizei a metodologia multimétodos, tendo como instrumentos Entrevistas Individuais (Narrativa e Semiestruturada). A análise apontou que a dança possui recursos transformadores no processo relacional de socialização e identitário nas histórias dos jovens. A dimensão afetivo-relacional se caracterizou neste estudo como um aspecto importantíssimo aos processos de tecitura dos corpos dançantes. Foi ela que favoreceu a abertura e o acolhimento, em diversos momentos da vida dos jovens. O afeto atravessou os sentidos que emergem na constituição da subjetividade e segue o movimento de reorganizar o comportamento do sujeito atribuindo significado às emoções. O estudo revelou também, que os diferentes segmentos da formação escolar ofereciam ora oportunidades, ora entraves à prática da dança, em particular, a entrada na formação superior. Mostrou também que o corpo dançante foi profundamente afetado pela pandemia decorrente da Covid-19. Contudo, a dança se fez presente na vida dos jovens como um instrumento na luta pela existência e superação. Ecoou nos discursos que ela materializa-se na atividade de enformação dos corpos dançantes e estabelece conexão com novos sentidos ao longo do desenvolvimento, possibilitando ressignificações das vivências no presente e lançando-os para o futuro. In the present study, I sought to understand through meaningful dancing experiences narratives from the Young university students how this activity inserts itself on the adversity facing process on their schooling trajectory. The theoretical foundation sustains itself on Bakhtin and Vigotski’s ideas interrelation, which have historical dialectical materialism as their theoretical reference and work methods. Dancing is, in this paper, understood through the historical-cultural psychology perspective, as the meaningful mediator on the individual’s constitution, to which permits understand the meaning of what I call “dancing bodies”, articulating the dance to resilience and emancipation processes. By becoming reflection’s object, this articulation directly converses with the individual’s constitution through their activity, identity and consciousness, checking how dance relates to one’s methods to overcoming adversity, given the many of them through one’s life trajectory. To that end, I used a multi-method methodology, with individual interviews (narrative and semi-structured). The analysis pointed out that dancing has transforming resources on the relational socialization and identity forming process of the youths. The affective-relational dimension characterised itself in this study as an important aspect to the “dancing bodies” weaving process. That’s what helped them being welcomed and cared for in different moment’s on the youth’s lives. The affection went through meanings that emerge on the subjectivity constitution and follows the movement to reorganize the behaviour of the subject assigning meaning to those emoticons. The study also revealed that the different segments of school education offered sometimes opportunities, sometimes through dance practices in particular, the entry point to higher education. It has also shown that the dancing body was affected by the Covid-19 Pandemic. However, the dance made itself present on the lives of the Youth as an instrument on the fight for existence and resilience. It echoed on the discourses that it materializes on the shaping of the dancing bodies and establishes connection with the new meanings throughout its development, allowing ressignification of the present experiences and propelling them to the future. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-04-12T02:35:30Z 2021-07-26 Dissertação CARDOSO. Elayne Cristina dos Santos. Dialogia dos corpos: trajetórias de corpos dançantes de jovens universitários amazônidas. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8805 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia
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