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Dissertação
O potencial didático-pedagógico presente nos espaços não formais da comunidade Punã, Uarini/AM
As práticas educativas em espaços não formais são um importante meio de transformação do processo de ensino-aprendizagem, facilitando o ensino contextualizado e interdisciplinar, valorizando os saberes socioculturais. O trabalho tem como tema a educação do campo em espaços não formais, consideran...
Autor principal: | Barbosa, Cláudia dos Santos |
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Outros Autores: | Lattes indisponível |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8860 |
Resumo: |
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As práticas educativas em espaços não formais são um importante meio de
transformação do processo de ensino-aprendizagem, facilitando o ensino
contextualizado e interdisciplinar, valorizando os saberes socioculturais. O trabalho
tem como tema a educação do campo em espaços não formais, considerando a
associação entre o paradigma da complexidade sistêmica de Edgar Morin; a
perspectiva interdisciplinar das ciências ambientais; e o modelo de educação
libertadora e dialógica do pensamento Freiriano. Todo este aporte teórico e
metodológico nos guiou na análise do potencial didático-pedagógico presente nos
espaços não formais da comunidade Punã, a partir das práticas e saberes
socioculturais para uma proposta de educação do campo. O trabalho adotou
abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de coleta de dados: levantamento
documental, entrevistas semiestruturadas, observação sistemática, diário de campo,
registros fotográficos e ferramentas DRP. Participaram da pesquisa moradores da
comunidade Punã, educadores e educandos da Escola Municipal São Luiz de
Gonzaga e gestores de educação. As atividades práticas de grupo nos espaços não
formais subsidiaram a construção de um produto pedagógico, construído de forma
coletiva com os sujeitos da pesquisa. O estudo concluiu que o modelo de educação
do estado não dá conta de atender os povos do campo. Os saberes locais em
conjunto com os elementos do ambiente natural deveriam ser contemplados em uma
proposta político pedagógica. Este é um caminho possível para uma educação que
reconheça a diversidade dos povos do campo. |