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Dissertação
O potencial didático-pedagógico presente nos espaços não formais da comunidade Punã, Uarini/AM
As práticas educativas em espaços não formais são um importante meio de transformação do processo de ensino-aprendizagem, facilitando o ensino contextualizado e interdisciplinar, valorizando os saberes socioculturais. O trabalho tem como tema a educação do campo em espaços não formais, consideran...
Autor principal: | Barbosa, Cláudia dos Santos |
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Outros Autores: | Lattes indisponível |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8860 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88602022-05-05T05:03:37Z O potencial didático-pedagógico presente nos espaços não formais da comunidade Punã, Uarini/AM Barbosa, Cláudia dos Santos Silva, Sandra Helena da Lattes indisponível http://lattes.cnpq.br/4319441308236433 Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira Cavalcante, Kátia Viana Educação rural - Amazônia Ciências ambientais - Ensino - Amazônia OUTROS:CIENCIAS Espaços não formais Ensino das ciências ambientais Educação do campo Educação popular Saberes socioculturais As práticas educativas em espaços não formais são um importante meio de transformação do processo de ensino-aprendizagem, facilitando o ensino contextualizado e interdisciplinar, valorizando os saberes socioculturais. O trabalho tem como tema a educação do campo em espaços não formais, considerando a associação entre o paradigma da complexidade sistêmica de Edgar Morin; a perspectiva interdisciplinar das ciências ambientais; e o modelo de educação libertadora e dialógica do pensamento Freiriano. Todo este aporte teórico e metodológico nos guiou na análise do potencial didático-pedagógico presente nos espaços não formais da comunidade Punã, a partir das práticas e saberes socioculturais para uma proposta de educação do campo. O trabalho adotou abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de coleta de dados: levantamento documental, entrevistas semiestruturadas, observação sistemática, diário de campo, registros fotográficos e ferramentas DRP. Participaram da pesquisa moradores da comunidade Punã, educadores e educandos da Escola Municipal São Luiz de Gonzaga e gestores de educação. As atividades práticas de grupo nos espaços não formais subsidiaram a construção de um produto pedagógico, construído de forma coletiva com os sujeitos da pesquisa. O estudo concluiu que o modelo de educação do estado não dá conta de atender os povos do campo. Os saberes locais em conjunto com os elementos do ambiente natural deveriam ser contemplados em uma proposta político pedagógica. Este é um caminho possível para uma educação que reconheça a diversidade dos povos do campo. Educational practices in non-formal spaces are an important method of transformation of teaching-learning process, promoting a contextualized and transdisciplinary education, appreciating socio-cultural knowledge. The theme of the present study the rural education in non-formal spaces, regarding the link between the Paradigm of Systemic Complexity from the author Edgar Morin; the interdisciplinary perspective of the environmental sciences; and the model of liberator and dialogic education as proposed by Paulo Freire. This theoretical and methodological subset were our guide in the task of analyzing the didactic-pedagogic potential in non-formal spaces at Punã community, starting from practices and socio- cultural values, in order to reach a new proposal of rural education. The work has a qualitative approach, and uses the following data collection techniques: documentary survey, semi-structured interviews, systematic observation, field diary, photographs and tools for collective rural diagnosis. The research had as participants, dwellers of Punã community, educators and students of Municipal School São Luiz de Gonzaga and education managers. The group practical activities in non-formal spaces subsidized the creation of a pedagogic product, built collectively with the research participants. The research concluded that the state's educational model is detached from the rural people's needs. The local knowledge allied with elements of the natural environment, must be appreciated in a politic pedagogic proposal. This is a possible way for an education that acknowledges the rural people's diversity. 2022-05-05T00:56:21Z 2022-03-22 Dissertação BARBOSA, Cláudia dos Santos. O potencial didático-pedagógico presente nos espaços não formais da comunidade Punã, Uarini/AM. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8860 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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As práticas educativas em espaços não formais são um importante meio de
transformação do processo de ensino-aprendizagem, facilitando o ensino
contextualizado e interdisciplinar, valorizando os saberes socioculturais. O trabalho
tem como tema a educação do campo em espaços não formais, considerando a
associação entre o paradigma da complexidade sistêmica de Edgar Morin; a
perspectiva interdisciplinar das ciências ambientais; e o modelo de educação
libertadora e dialógica do pensamento Freiriano. Todo este aporte teórico e
metodológico nos guiou na análise do potencial didático-pedagógico presente nos
espaços não formais da comunidade Punã, a partir das práticas e saberes
socioculturais para uma proposta de educação do campo. O trabalho adotou
abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de coleta de dados: levantamento
documental, entrevistas semiestruturadas, observação sistemática, diário de campo,
registros fotográficos e ferramentas DRP. Participaram da pesquisa moradores da
comunidade Punã, educadores e educandos da Escola Municipal São Luiz de
Gonzaga e gestores de educação. As atividades práticas de grupo nos espaços não
formais subsidiaram a construção de um produto pedagógico, construído de forma
coletiva com os sujeitos da pesquisa. O estudo concluiu que o modelo de educação
do estado não dá conta de atender os povos do campo. Os saberes locais em
conjunto com os elementos do ambiente natural deveriam ser contemplados em uma
proposta político pedagógica. Este é um caminho possível para uma educação que
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