Dissertação

Aplicação da análise envoltória de dados para avaliação de eficiência institucional em uma instituição federal de ensino superior

Diante dos constantes cortes de orçamento sofridos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), garantir a excelência e padronização dos seus serviços para a comunidade acadêmica está cada vez mais difícil, seja para manter o nível da qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão por estas ofer...

ver descrição completa

Autor principal: Teixeira, Miguel Paiva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5520544121388530
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8902
Resumo:
Diante dos constantes cortes de orçamento sofridos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), garantir a excelência e padronização dos seus serviços para a comunidade acadêmica está cada vez mais difícil, seja para manter o nível da qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão por estas oferecidas, ou até mesmo para o aumento de vagas e o atendimento da demanda da comunidade. Avaliar a eficiência efetiva dos cursos de graduação da instituição, com as mais variadas especificidades, auxiliará na distribuição de recursos e tomadas de decisão dos gestores públicos. Assim, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência dos cursos de graduação de determinada IFES. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa e documental. Para o cálculo da eficiência dos cursos de graduação adotou-se a metodologia não paramétrica Análise Envoltória de Dados (DEA) orientada a resultados e com retornos variáveis de escala (DEA-BCC), a qual permite que sejam a avaliados além da eficiência, os pesos das variáveis, alvos e benchmarks das DMUs. Diante dos resultados apurados, conclui-se que, dentre os 75 cursos analisados, apenas 25 (33,3%) foram considerados eficientes pela eficiência padrão, e que 50 deles (66,7%) foram avaliados como ineficientes, quando se avaliou pela eficiência composta apenas 17 (22,7%) foram considerados com eficiência acima de 80%. Para os cursos considerados menos eficientes determinou-se os benchmarks de eficiência e seus respectivos indicadores de qualidade para que possam ser considerados pelos gestores da instituição. A relevância da pesquisa é comprovada pelos resultados obtidos, proporcionando um acompanhamento mais aprofundado pelos gestores públicos da IFES, a fim de verificar a eficiência e possíveis problemas que contariam o desenho predeterminado.