/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Tese
O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural
Esta pesquisa apresenta reflexões sobre o desafio das escolas médicas que é a formação de professores que consigam preparar futuros médicos capazes de atender às demandas da população e da política de saúde. Trata-se de uma tese que foi desenvolvida ao abrigo do PPGE, UFAM, Área de Concentração: Lin...
Autor principal: | Leite, Heliana Nunes Feijó |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9638916399403585, https://orcid.org/0000-0002-2365-6585 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8908 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8908 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-89082022-06-03T05:03:35Z O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural Medical education at UFAM: reflections on the training of teachers and doctors for health demands from the experience of the Rural Internship Leite, Heliana Nunes Feijó Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento http://lattes.cnpq.br/9638916399403585 http://lattes.cnpq.br/9048283421149753 Mourão, Arminda Rachel Botelho http://lattes.cnpq.br/3864748731992379 Garcia, Fabiane Maia http://lattes.cnpq.br/0062882509525303 Batista, Nildo Alves http://lattes.cnpq.br/9347541615414055 https://orcid.org/0000-0002-2365-6585 Educação médica - Amazonas Professores de medicina Médicos - Formação - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Formação de professores Ensino médico Atenção Primária à Saúde Internato Médico Esta pesquisa apresenta reflexões sobre o desafio das escolas médicas que é a formação de professores que consigam preparar futuros médicos capazes de atender às demandas da população e da política de saúde. Trata-se de uma tese que foi desenvolvida ao abrigo do PPGE, UFAM, Área de Concentração: Linha de Pesquisa 3 – Formação e Práxis do Educador frente aos Desafios Amazônicos. O principal objetivo da pesquisa é, a partir das percepções dos professores do curso e dos egressos do módulo de Medicina Preventiva e Social/Internato Rural do Estágio Curricular Obrigatório, refletir sobre o ensino médico frente às demandas de saúde da população como desafio para o professor de medicina da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, considerando as atuais políticas públicas da área de saúde no Brasil. A pesquisa tem o suporte filosófico da hermenêutica dialética na abordagem qualitativa, do tipo descritivo. Para a compreensão do tema recorreu-se à pesquisa documental e observação participante e auto etnográfica. Da pesquisa documental, os dados de questionários aplicados a professores e estudantes voluntários permitem caracterizar o perfil e a percepção desses atores. Os resultados apontam que os estudantes ingressam no curso ainda na adolescência, sendo que a maioria possui condições econômicas que permitiram cursar o ensino médio em escola privada. O estágio na área rural foi importante para o aprendizado principalmente quando se inseriram no processo de trabalho em Unidades Básicas de Saúde fluviais e visitas domiciliares como cenários de maior impacto. Os professores são médicos e jovens em sua maioria, graduados entre 5-10 anos, são doutores e trabalham em tempo parcial. Mesmo referindo conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais, mantém o paradigma da especialização nas disciplinas, mas já reconhecem a necessidade de práticas na Atenção Primária. Não estão satisfeitos com a remuneração, ambiente de trabalho e recursos tecnológicos de apoio ao ensino e se sentem pouco motivados para a docência, sendo que suas sugestões de mudança se concentram em aumento da carga horária prática de suas disciplinas. A continuidade e aprofundamento dos estudos de modo longitudinal, e novas investigações na área, poderão contribuir com o aporte de novos conhecimentos cientificamente sistematizados sobre o tema. This research presents reflections on the challenge of medical schools, which is the training of teachers who are able to prepare future doctors capable of meeting the demands of the population and health policy. This is a thesis that was developed under the PPGE, UFAM, Area of Concentration: Research Line 3 – Educator Training and Praxis in the face of Amazonian Challenges. The main objective of the research is, based on the perceptions of the course professors and the graduates of the Preventive and Social Medicine module/Rural Internship of the Mandatory Curricular Internship, to reflect on medical education in the face of the population's health demands as a challenge for the teacher of Medicine at the Federal University of Amazonas-UFAM, considering the current public policies in the health area in Brazil. The research has the philosophical support of dialectical hermeneutics in the qualitative approach, of the descriptive type. In order to understand the theme, documental research and participant and self-ethnographic observation were used. From documental research, data from questionnaires applied to volunteer teachers and students allow characterizing the profile and perception of these actors. The results show that students enter the course in adolescence, and most have economic conditions that allowed them to attend high school in a private school. The internship in the rural area was important for learning, especially when they were inserted in the work process in Basic River Health Units and home visits as scenarios with the greatest impact. The teachers are doctors and mostly young people, graduated between 5-10 years old; they are doctors and work part-time. Even referring to knowledge of the National Curriculum Guidelines, it maintains the paradigm of specialization in the disciplines, but they already recognize the need for practices in Primary Care. They are not satisfied with the remuneration, work environment and technological resources to support teaching and feel little motivated to teach, and their suggestions for change focus on increasing the practical workload of their subjects. The continuity and deepening of studies in a longitudinal way, and new investigations in the area, may contribute to the contribution of new scientifically systematized knowledge on the subject. Não encontrei dificuldades para o preenchimento. Reflexões sobre o Ensino Médico na UFAM foi uma primeira aproximação ao tema e se propõe a contribuir com subsídios para a realização de outros estudos. 2022-06-02T16:10:39Z 2020-12-16 Tese LEITE, Heliana Nunes Feijó. O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural. 2022. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8908 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação médica - Amazonas Professores de medicina Médicos - Formação - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Formação de professores Ensino médico Atenção Primária à Saúde Internato Médico |
spellingShingle |
Educação médica - Amazonas Professores de medicina Médicos - Formação - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Formação de professores Ensino médico Atenção Primária à Saúde Internato Médico Leite, Heliana Nunes Feijó O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural |
topic_facet |
Educação médica - Amazonas Professores de medicina Médicos - Formação - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Formação de professores Ensino médico Atenção Primária à Saúde Internato Médico |
description |
Esta pesquisa apresenta reflexões sobre o desafio das escolas médicas que é a formação de professores que consigam preparar futuros médicos capazes de atender às demandas da população e da política de saúde. Trata-se de uma tese que foi desenvolvida ao abrigo do PPGE, UFAM, Área de Concentração: Linha de Pesquisa 3 – Formação e Práxis do Educador frente aos Desafios Amazônicos. O principal objetivo da pesquisa é, a partir das percepções dos professores do curso e dos egressos do módulo de Medicina Preventiva e Social/Internato Rural do Estágio Curricular Obrigatório, refletir sobre o ensino médico frente às demandas de saúde da população como desafio para o professor de medicina da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, considerando as atuais políticas públicas da área de saúde no Brasil. A pesquisa tem o suporte filosófico da hermenêutica dialética na abordagem qualitativa, do tipo descritivo. Para a compreensão do tema recorreu-se à pesquisa documental e observação participante e auto etnográfica. Da pesquisa documental, os dados de questionários aplicados a professores e estudantes voluntários permitem caracterizar o perfil e a percepção desses atores. Os resultados apontam que os estudantes ingressam no curso ainda na adolescência, sendo que a maioria possui condições econômicas que permitiram cursar o ensino médio em escola privada. O estágio na área rural foi importante para o aprendizado principalmente quando se inseriram no processo de trabalho em Unidades Básicas de Saúde fluviais e visitas domiciliares como cenários de maior impacto. Os professores são médicos e jovens em sua maioria, graduados entre 5-10 anos, são doutores e trabalham em tempo parcial. Mesmo referindo conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais, mantém o paradigma da especialização nas disciplinas, mas já reconhecem a necessidade de práticas na Atenção Primária. Não estão satisfeitos com a remuneração, ambiente de trabalho e recursos tecnológicos de apoio ao ensino e se sentem pouco motivados para a docência, sendo que suas sugestões de mudança se concentram em aumento da carga horária prática de suas disciplinas. A continuidade e aprofundamento dos estudos de modo longitudinal, e novas investigações na área, poderão contribuir com o aporte de novos conhecimentos cientificamente sistematizados sobre o tema. |
author_additional |
Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento |
author_additionalStr |
Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento |
format |
Tese |
author |
Leite, Heliana Nunes Feijó |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9638916399403585 https://orcid.org/0000-0002-2365-6585 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/9638916399403585 https://orcid.org/0000-0002-2365-6585 |
title |
O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural |
title_short |
O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural |
title_full |
O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural |
title_fullStr |
O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural |
title_full_unstemmed |
O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural |
title_sort |
o ensino médico na ufam: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do internato rural |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2022 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8908 |
_version_ |
1831970077736435712 |
score |
11.753735 |