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Dissertação
De raspa do tacho a herói: as identificações dos sujeitos professores de uma escola estadual de tempo integral de Manaus- AM
Os professores compõem o corpo que fundamenta o ensino nas escolas. O senso comum ainda os vê como os sujeitos incumbidos pela ministração das aulas, repasse dos conhecimentos e facilitação do aprendizado. É sabido que essas interpretações têm mudado e elas não são unânimes entre os estudiosos da ár...
Autor principal: | Bragança, Débora Kelly de Almeida |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8500812098935550 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8950 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-89502022-07-07T05:03:34Z De raspa do tacho a herói: as identificações dos sujeitos professores de uma escola estadual de tempo integral de Manaus- AM Bragança, Débora Kelly de Almeida Costa, Leonard Christy Souza http://lattes.cnpq.br/8500812098935550 http://lattes.cnpq.br/6253814174927313 Souza, Sérgio Augusto Freire de Silveira, Éderson Luis Análise do discurso Professores - Educação - Manaus (AM) Subjetividade LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICA: TEORIA E ANALISE LINGUISTICA Professores Subjetividade Identificações Ensino público Os professores compõem o corpo que fundamenta o ensino nas escolas. O senso comum ainda os vê como os sujeitos incumbidos pela ministração das aulas, repasse dos conhecimentos e facilitação do aprendizado. É sabido que essas interpretações têm mudado e elas não são unânimes entre os estudiosos da área da educação. Para esses, os professores são aqueles que promovem possibilidades para a produção ou construção do aprendizado. Embora haja múltiplas compreensões sobre a função docente, o fato é que ainda é sobre os ombros desses sujeitos que repousam a missão de ensinar algo a alguém nesse espaço escolar. Objetiva-se então, neste trabalho, conhecer as identificações dos sujeitos professores de uma escola estadual de tempo integral de Manaus-AM que são capturadas através de seus relatos. Centrada na Análise do Discurso francesa, sob uma perspectiva foucaultiana, a pesquisa foi guiada pelos conceitos essenciais de poder, saber e sujeito, procurando contribuir para a reflexão sobre as subjetividades engendradas por esses sujeitos e suas alteridades. A abordagem utilizada foi a de forma qualitativa, através da coleta de dados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, que procurou evidenciar as práticas discursivas e não discursivas que impactam no processo de subjetividade docente do ensino público estadual do Amazonas. Teachers make up the body that underlies teaching in schools. Common sense still sees them as the subjects charged with teaching classes, passing on knowledge and facilitating learning. It is known that these interpretations have changed and they are not unanimous among scholars in the field of education. For these, teachers are those who promote possibilities for the production or construction of learning. Although there are multiple understandings about the teaching function, the fact is that it is still on the shoulders of these educators that rests the mission of teaching something to someone in the school environment. The objective in this work is to know the identifications of the teachers of a state full-time school in Manaus-AM that are captured through their reports. Centered on the Analysis of the French Discourse, under a Foucaultian perspective, the research was guided by the essential concepts of power, knowledge and subject, seeking to contribute to the reflection on the subjectivities engendered by these subjects and their otherness. The approach used was a qualitative one, through the collection of data through interviews with a semi-structured script, which sought to highlight the discursive and non-discursive practices that impact the process of subjectivity in the state public education of Amazonas. 2022-07-06T19:36:05Z 2021-02-12 Dissertação BRAGANÇA. Débora Kelly de Almeida. De raspa do tacho a herói: as identificações dos sujeitos professores de uma escola estadual de tempo integral de Manaus- AM. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8950 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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Os professores compõem o corpo que fundamenta o ensino nas escolas. O senso comum ainda os vê como os sujeitos incumbidos pela ministração das aulas, repasse dos conhecimentos e facilitação do aprendizado. É sabido que essas interpretações têm mudado e elas não são unânimes entre os estudiosos da área da educação. Para esses, os professores são aqueles que promovem possibilidades para a produção ou construção do aprendizado. Embora haja múltiplas compreensões sobre a função docente, o fato é que ainda é sobre os ombros desses sujeitos que repousam a missão de ensinar algo a alguém nesse espaço escolar. Objetiva-se então, neste trabalho, conhecer as identificações dos sujeitos professores de uma escola estadual de tempo integral de Manaus-AM que são capturadas através de seus relatos. Centrada na Análise do Discurso francesa, sob uma perspectiva foucaultiana, a pesquisa foi guiada pelos conceitos essenciais de poder, saber e sujeito, procurando contribuir para a reflexão sobre as subjetividades engendradas por esses sujeitos e suas alteridades. A abordagem utilizada foi a de forma qualitativa, através da coleta de dados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, que procurou evidenciar as práticas discursivas e não discursivas que impactam no processo de subjetividade docente do ensino público estadual do Amazonas. |
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