/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a colaboração do Centro de Estudos de Línguas no processo de formação inicial do professor de Língua e Literatura Inglesa, durante o curso de Licenciatura, na Universidade Federal do Amazonas. O Centro de Estudos de Línguas é um projeto de extensão universitá...
Autor principal: | Pessoa, Maria Perpétua Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5323319059114471 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9009 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9009 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-90092024-01-02T18:18:39Z O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado Pessoa, Maria Perpétua Silva Teixeira, Wagner Barros http://lattes.cnpq.br/5323319059114471 http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Teixeira, Wagner Barros Montenegro, Monica Maria Corrêa, Edith Santos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Formação Inicial. Extensão Universitária. Professores de Língua Inglesa. Estágio Supervisionado Esta pesquisa tem como objetivo analisar a colaboração do Centro de Estudos de Línguas no processo de formação inicial do professor de Língua e Literatura Inglesa, durante o curso de Licenciatura, na Universidade Federal do Amazonas. O Centro de Estudos de Línguas é um projeto de extensão universitária que, há trinta anos, proporciona à comunidade acadêmica e comunidade em geral, o acesso ao ensino de línguas economicamente acessível e de qualidade. Aos discentes do curso de Letras- Língua e Literatura Inglesa constitui-se um espaço de realização de estágio das disciplinas acadêmicas de Estágio Supervisionado. O embasamento teórico da pesquisa trata da formação inicial de professores de língua inglesa (COSTA, 2014; VIEIRA-ABRAHÃO, 2002; 2012 entre outros) em contexto de extensão universitária (NETO,2005; PAULA, 2015; REIS, 2010 e SOUZA, 2010) e estágio (BARBOSA, 2013; BORELLI, 2015; PIMENTA, 2001 e PIMENTA e LIMA, 2012). Este trabalho de pesquisa segue uma abordagem qualitativa (GIL,1989; 2002; OLIVEIRA,2012; PAIVA, 2019 e SEVERINO, 2002) e caracteriza-se como um estudo de caso (DUFF,2007; CHIZZOTTI, 2006a, 2006 e YIN, 2005). Os participantes da pesquisa são alunos egressos do Curso de Letras-Língua e Literatura Inglesa que tenham realizado atividades inerentes à disciplina Estágio Supervisionado no Centro de Estudos de Línguas da UFAM. A geração de dados se deu por meio de análise documental e questionário investigativo. Os documentos analisados revelaram que a possibilidade de estágio supervisionado em projetos de extensão proporciona um enriquecimento da experiência de estágio ao expandir os campos de atuação dos estagiários. This research intends to analyze the collaboration of the Centro de Estudos de Línguas in the initial teacher training of the students of undergraduation course in English Language and Literature at the Federal University of Amazonas. The Centro de Estudos de Línguas is a university extension project that, for thirty years, has provided the academic community and the community in general with access to affordable and quality language courses. The students of undergraduation course in English Language and Literature take supervised traineeship on the project, that constitutes a monitored space for carrying out an internship in the academic subjects. The theoretical basis of the research deals with the initial teacher training of English language teachers (COSTA, 2014; VIEIRA-ABRAHÃO, 2002; 2012 among others) in the context of university extension (NETO, 2005; PAULA, 2015; REIS, 2010 and SOUZA, 2010) and internship (BARBOSA, 2013; BORELLI, 2015; PIMENTA, 2001 and PIMENTA and LIMA, 2012). This research work follows a qualitative approach (GIL, 1989; 2002; OLIVEIRA, 2012; PAIVA, 2019 and SEVERINO, 2002) and is characterized as a case study (DUFF, 2007; CHIZZOTTI, 2006a, 2006 and YIN, 2005). The research participants were graduated students from the undergraduation course in English Language and Literature at the Federal University of Amazonas who have taken the Supervised Traineeship course at the Centro de Estudos de Línguas at UFAM. The data generation was made through document analysis and investigative questionnaire.At first, the documents analyzed revealed that the possibility of a supervised internship in extension projects provides an enrichment of the internship experience by expanding the interns' fields of action. 2022-08-11T21:11:55Z 2021-12-27 Dissertação O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado, 2021, [98], Dissertação, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Amazonas, [Manaus] https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9009 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Formação Inicial. Extensão Universitária. Professores de Língua Inglesa. Estágio Supervisionado |
spellingShingle |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Formação Inicial. Extensão Universitária. Professores de Língua Inglesa. Estágio Supervisionado Pessoa, Maria Perpétua Silva O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado |
topic_facet |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Formação Inicial. Extensão Universitária. Professores de Língua Inglesa. Estágio Supervisionado |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a colaboração do Centro de Estudos de Línguas no processo de formação inicial do professor de Língua e Literatura Inglesa, durante o curso de Licenciatura, na Universidade Federal do Amazonas. O Centro de Estudos de Línguas é um projeto de extensão universitária que, há trinta anos, proporciona à comunidade acadêmica e comunidade em geral, o acesso ao ensino de línguas economicamente acessível e de qualidade. Aos discentes do curso de Letras- Língua e Literatura Inglesa constitui-se um espaço de realização de estágio das disciplinas acadêmicas de Estágio Supervisionado. O embasamento teórico da pesquisa trata da formação inicial de professores de língua inglesa (COSTA, 2014; VIEIRA-ABRAHÃO, 2002; 2012 entre outros) em contexto de extensão universitária (NETO,2005; PAULA, 2015; REIS, 2010 e SOUZA, 2010) e estágio (BARBOSA, 2013; BORELLI, 2015; PIMENTA, 2001 e PIMENTA e LIMA, 2012). Este trabalho de pesquisa segue uma abordagem qualitativa (GIL,1989; 2002; OLIVEIRA,2012; PAIVA, 2019 e SEVERINO, 2002) e caracteriza-se como um estudo de caso (DUFF,2007; CHIZZOTTI, 2006a, 2006 e YIN, 2005). Os participantes da pesquisa são alunos egressos do Curso de Letras-Língua e Literatura Inglesa que tenham realizado atividades inerentes à disciplina Estágio Supervisionado no Centro de Estudos de Línguas da UFAM. A geração de dados se deu por meio de análise documental e questionário investigativo. Os documentos analisados revelaram que a possibilidade de estágio supervisionado em projetos de extensão proporciona um enriquecimento da experiência de estágio ao expandir os campos de atuação dos estagiários. |
author_additional |
Teixeira, Wagner Barros |
author_additionalStr |
Teixeira, Wagner Barros |
format |
Dissertação |
author |
Pessoa, Maria Perpétua Silva |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5323319059114471 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5323319059114471 |
title |
O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado |
title_short |
O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado |
title_full |
O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado |
title_fullStr |
O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado |
title_sort |
o centro de estudos de línguas da ufam e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2022 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9009 |
_version_ |
1831970095292743680 |
score |
11.753735 |