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Dissertação
Representatividade do negro no livro didático do ensino médio do município de Humaitá-Amazonas
A presente dissertação tem como objetivo analisar a representatividade do negro no livro didático de história do ensino médio, visto que, a Lei 11.645 de 2008 rege a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana no currículo escolar, porém, abordar a diversidade cultural negra é precis...
Autor principal: | Costa Júnior, Elves França |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6074335965277066 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9018 |
Resumo: |
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A presente dissertação tem como objetivo analisar a representatividade do negro no livro
didático de história do ensino médio, visto que, a Lei 11.645 de 2008 rege a obrigatoriedade
do ensino da história e cultura africana no currículo escolar, porém, abordar a diversidade
cultural negra é preciso verificar de que forma o Negro está inserido no conteúdo didático,
visto que, existe inúmeros estereótipos de descriminação atrelado a figura do Negro na
sociedade brasileira ao longo da histórica, a partir da escravidão ocorrida no Brasil que findou
1888 com a Lei Áurea. Com isso, nosso objeto de estudo está divido na análise de duas
coletâneas de livro didático, a coleção História Global: Brasil e Geral (volume único - 8a
edição) no PNLEM (2009, 2010, 2011) e a coleção PNLD 2018, 2019 e 2020 Livro: #Contato
História, nas quais iremos fazer um comparação em termos de representação do Negro,
utilizando como metodologia a abordagem qualitativa e a pesquisa documental, após isto,
utilizamos a Teoria da Representação Social de Moscovici como metodologia teórica na
discursão dos objetos encontrados na análise. Conclui-se que os livros didáticos obtêm um
papel significativo na aprendizagem e construção da identidade do aluno, por isso, mostrar a
importância do Negro tanto no processo de formação do país, quanto na contemporaneidade,
torna-se necessariamente válido para desconstruir a imagem do Negro ligado somente ao
papel de escravo. |