/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Oscar da Literatura: estratégia para formação do leitor
A dissertação Oscar da literatura: estratégia para formação do leitor surge como resultado de nossa experiência docente, na idealização e na implementação do projeto de ensino “Oscar da Literatura”, somada à tomada de consciência, em formação acadêmica, na Especialização e no Mestrado, acerca de Let...
Autor principal: | Melo, Odenize Nogueira de Araújo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7052977106248112, https://orcid.org/0000-0002-6204-3765 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9192 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9192 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91922022-12-23T05:03:49Z Oscar da Literatura: estratégia para formação do leitor Melo, Odenize Nogueira de Araújo Nascimento, Cássia Maria Bezerra do http://lattes.cnpq.br/7052977106248112 http://lattes.cnpq.br/0645346199787535 Mota, Rildo josé Cosson http://lattes.cnpq.br/0491110931973019 Araújo, Adriana da Silva http://lattes.cnpq.br/0637728381631467 https://orcid.org/0000-0002-6204-3765 Incentivo à leitura - Projetos Letramento digital - Projetos Leitores - Reação crítica LINGUISTICA, LETRAS E ARTES LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Ensino de Literatura Letramento Digital BNCC - Base Nacional Comum Curricular Letramento Literário A dissertação Oscar da literatura: estratégia para formação do leitor surge como resultado de nossa experiência docente, na idealização e na implementação do projeto de ensino “Oscar da Literatura”, somada à tomada de consciência, em formação acadêmica, na Especialização e no Mestrado, acerca de Letramento Literário e de Letramento Digital, com destaque à importância dos docentes no ensino de literatura e na leitura literária na escola, associadas ao uso de ferramentas digitais. O “Oscar da Literatura” foi uma ação escolar que visava premiar apresentações que se destacaram durante o ano letivo após estudo, pesquisa, discussão e análise de obras literárias, além da produção de filmes amadores, adaptados a partir de obras literárias, na Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça, na cidade de Itacoatiara, interior do estado do Amazonas, durante os anos de 2015 a 2017, com alunos finalistas do Ensino Médio regular. Por entendermos que estudos que promovam o aperfeiçoamento do ensino de literatura em sala de aula são uma necessidade, nossos objetivos foram de analisar o “Oscar da Literatura”, a partir da observação da prática e do cenário em que ocorreram as aulas de literatura, utilizando a experiência de criação, construção e implantação do projeto; e de realizar revisão de literatura sobre o ensino de literatura, leitura literária, letramento literário e letramento digital, de modo a afirmar a importância da realização de estratégias, como o “Oscar da Literatura” para a escola. Classificamos, assim, o trabalho que realizamos de pesquisa-ação; qualitativa, por considerarmos a dinâmica que envolve o mundo real e o sujeito do processo de ensino-aprendizagem; bibliográfica e documental. O texto que segue aqui organizado compreende nossa experiência em sala de aula, formação continuada e retomada da formação acadêmica. Para comprovar os conceitos e fundamentar as experiências relatadas, este estudo assenta suas perspectivas a partir da leitura crítica de Antonio Candido (1995), Paulo Freire (1921), Mikail Bakhtin (1975), Antoine Compagnon (2010), Tzvetan Todorov (2010) e Marisa Lajolo (1993), no que trata de leitura na escola, leitura e formação do leitor; nas pesquisas e conceitos de Letramento e de Letramento Literário definidos por Magda Soares (2006) e Rildo Cosson (2006), respectivamente; e Carla Viana Coscarelli (2007), Pierre Lévy (2005), Rojane Rojo (2000), Ana Ribeiro (2010) no que diz respeito a Letramento Digital. O estudo também relaciona a estratégia ao que se encontra nos documentos oficiais que respaldam o ensino básico, principalmente, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC; e ratifica o novo cenário escolar a que todos fomos expostos durante estes anos atípicos de 2020/2021 e a necessidade de o docente dominar e implementar as tecnologias da informação no cenário escolar. La disertación “Oscar de la Literatura: una estrategia para la formación del lector” surge como resultado de nuestra experiencia docente, en la idealización y implementación del proyecto docente “Oscar de la Literatura”, sumado a la sensibilización, en la formación académica, especialización y maestría, sobre Alfabetización Literaria y Alfabetización Digital destacando la importancia del profesorado en la enseñanza de la literatura y la lectura literaria en la escuela asociada al uso de herramientas digitales. El “Oscar de la Literatura” fue una acción escolar que tuvo como objetivo premiar las presentaciones que se destacaron durante el curso escolar luego de estudiar, investigar, discutir y analizar obras literarias, además de la producción de películas aficionados adaptadas de obras literarias, en la Escuela del Estado Representante Vital de Mendonça, en la ciudad de Itacoatiara, en el interior de Amazonas, de 2015 a 2017 con estudiantes de último año de secundaria regular. Como entendemos que los estudios que promuevan la mejora de la enseñanza de la literatura en las clases son una necesidad, nuestro objetivo fue analizar el “Oscar de la Literatura”, a partir de la observación de la práctica y escenario en el que se desarrollaran las clases de literatura, utilizando la experiencia de crear, construir e implementar el proyecto; realizar una revisión bibliográfica sobre la enseñanza de la literatura, la lectura literaria, la alfabetización literaria y la alfabetización digital, con el fin de afirmar la importancia de llevar a cabo estrategias, como el “Oscar de la literatura” para la escuela. Así, clasificamos el trabajo que realizamos como investigación-acción; cualitativo, ya que consideramos las dinámicas que involucran al mundo real y al sujeto del proceso de enseñanza-aprendizaje; bibliográfico y documental. El texto que aquí se organiza comprende nuestra experiencia en la clase, la formación continua y la reanudación de la formación académica. Para probar los conceptos y fundamentar las experiencias aquí reportadas, este estudio basa sus perspectivas en la lectura crítica de Antonio Candido (1995), Paulo Freire (1921), Mikail Bakhtin (1975), Antoine Compagnon (2010), Tzvetan Todorov (2010), Rojane Rojo (2000) y Marisa Lajolo (2003), en lo que respecta a la lectura en la escuela, la lectura y la educación del lector; en las investigaciones y conceptos de Alfabetización y Alfabetización literaria definidos por Magda Soares (2006) y Rildo Cosson (2006); y Carla Viana Coscarelli (2007), Pierre Lévy (2005), Rojane Rojo (2000), Ana Ribeiro (2010) sobre Alfabetización Digital. El estudio también relaciona la estrategia con lo que se encuentra en los documentos oficiales que sustentan la educación básica, principalmente, la Base Curricular Nacional Común – BCNC; y ratifica el nuevo escenario escolar al que todos estuvimos expuestos durante estos años atípicos 2020/2021 y la necesidad de que los docentes dominen y implementen las tecnologías de la información en el ámbito escolar. O presente trabalho visa ajudar professores pesquisadores da área da educação com foco em literatura e formação do leitor literário; Defesa realizada através de vídeo conferência online: https://drive.google.com/file/d/1qGyZNA-DXKnCvEHQcDFwzn7usTMiEU2y/view?usp=drive_web 2022-12-21T15:35:57Z 2021-12-02 Dissertação MELO, Odenize Nogueira de Araújo. Oscar da Literatura: estratégia para formação do leitor. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9192 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Incentivo à leitura - Projetos Letramento digital - Projetos Leitores - Reação crítica LINGUISTICA, LETRAS E ARTES LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Ensino de Literatura Letramento Digital BNCC - Base Nacional Comum Curricular Letramento Literário |
spellingShingle |
Incentivo à leitura - Projetos Letramento digital - Projetos Leitores - Reação crítica LINGUISTICA, LETRAS E ARTES LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Ensino de Literatura Letramento Digital BNCC - Base Nacional Comum Curricular Letramento Literário Melo, Odenize Nogueira de Araújo Oscar da Literatura: estratégia para formação do leitor |
topic_facet |
Incentivo à leitura - Projetos Letramento digital - Projetos Leitores - Reação crítica LINGUISTICA, LETRAS E ARTES LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Ensino de Literatura Letramento Digital BNCC - Base Nacional Comum Curricular Letramento Literário |
description |
A dissertação Oscar da literatura: estratégia para formação do leitor surge como resultado de nossa experiência docente, na idealização e na implementação do projeto de ensino “Oscar da Literatura”, somada à tomada de consciência, em formação acadêmica, na Especialização e no Mestrado, acerca de Letramento Literário e de Letramento Digital, com destaque à importância dos docentes no ensino de literatura e na leitura literária na escola, associadas ao uso de ferramentas digitais. O “Oscar da Literatura” foi uma ação escolar que visava premiar apresentações que se destacaram durante o ano letivo após estudo, pesquisa, discussão e análise de obras literárias, além da produção de filmes amadores, adaptados a partir de obras literárias, na Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça, na cidade de Itacoatiara, interior do estado do Amazonas, durante os anos de 2015 a 2017, com alunos finalistas do Ensino Médio regular. Por entendermos que estudos que promovam o aperfeiçoamento do ensino de literatura em sala de aula são uma necessidade, nossos objetivos foram de analisar o “Oscar da Literatura”, a partir da observação da prática e do cenário em que ocorreram as aulas de literatura, utilizando a experiência de criação, construção e implantação do projeto; e de realizar revisão de literatura sobre o ensino de literatura, leitura literária, letramento literário e letramento digital, de modo a afirmar a importância da realização de estratégias, como o “Oscar da Literatura” para a escola. Classificamos, assim, o trabalho que realizamos de pesquisa-ação; qualitativa, por considerarmos a dinâmica que envolve o mundo real e o sujeito do processo de ensino-aprendizagem; bibliográfica e documental. O texto que segue aqui organizado compreende nossa experiência em sala de aula, formação continuada e retomada da formação acadêmica. Para comprovar os conceitos e fundamentar as experiências relatadas, este estudo assenta suas perspectivas a partir da leitura crítica de Antonio Candido (1995), Paulo Freire (1921), Mikail Bakhtin (1975), Antoine Compagnon (2010), Tzvetan Todorov (2010) e Marisa Lajolo (1993), no que trata de leitura na escola, leitura e formação do leitor; nas pesquisas e conceitos de Letramento e de Letramento Literário definidos por Magda Soares (2006) e Rildo Cosson (2006), respectivamente; e Carla Viana Coscarelli (2007), Pierre Lévy (2005), Rojane Rojo (2000), Ana Ribeiro (2010) no que diz respeito a Letramento Digital. O estudo também relaciona a estratégia ao que se encontra nos documentos oficiais que respaldam o ensino básico, principalmente, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC; e ratifica o novo cenário escolar a que todos fomos expostos durante estes anos atípicos de 2020/2021 e a necessidade de o docente dominar e implementar as tecnologias da informação no cenário escolar. |
author_additional |
Nascimento, Cássia Maria Bezerra do |
author_additionalStr |
Nascimento, Cássia Maria Bezerra do |
format |
Dissertação |
author |
Melo, Odenize Nogueira de Araújo |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7052977106248112 https://orcid.org/0000-0002-6204-3765 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7052977106248112 https://orcid.org/0000-0002-6204-3765 |
title |
Oscar da Literatura: estratégia para formação do leitor |
title_short |
Oscar da Literatura: estratégia para formação do leitor |
title_full |
Oscar da Literatura: estratégia para formação do leitor |
title_fullStr |
Oscar da Literatura: estratégia para formação do leitor |
title_full_unstemmed |
Oscar da Literatura: estratégia para formação do leitor |
title_sort |
oscar da literatura: estratégia para formação do leitor |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2022 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9192 |
_version_ |
1831970130545868800 |
score |
11.753735 |