Dissertação

Olhares sobre práticas de ensino presentes nos cadernos escolares: as questões étnico-raciais no Sul do Amazonas

Esta dissertação de Mestrado foi produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com o objetivo de identificar questões étnico-raciais nos conteúdos ministrados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em 2020,...

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Autor principal: Santos, Jusciléia Florêncio dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4602715732230204, https://orcid.org/0000-0002-1026-2851
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9193
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91932022-12-22T05:04:10Z Olhares sobre práticas de ensino presentes nos cadernos escolares: as questões étnico-raciais no Sul do Amazonas Perspectives on teaching practices present in school notebooks: the ethnic-racial issues in Southern Amazonas Santos, Jusciléia Florêncio dos Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/4602715732230204 http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 Vieira, Carlos Magno Naglis Leal, Fabiana Soares Fernandes https://orcid.org/0000-0002-1026-2851 Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Humaitá (AM) CIENCIAS HUMANAS Questões étnico-raciais Conteúdos escolares Aplicabilidade da Lei Nº 11.645/2008. Caderno de aluno Esta dissertação de Mestrado foi produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com o objetivo de identificar questões étnico-raciais nos conteúdos ministrados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em 2020, a partir de registros feitos pelos alunos em seus cadernos escolares no contexto de Humaitá, município localizado no Estado do Amazonas (AM). O intuito foi buscar perceber se houve a efetivação da Lei Nº 11.645, de 10 março de 2008. A metodologia foi amparada na pesquisa documental, sendo o material empírico de análise os cadernos dos alunos, obtidos pela técnica Snowball Sampling ou “Bola de Neve”, com base em Baldin e Munhoz (2011). O referencial teórico e a literatura utilizada foram pautados em autores que contam a História do Brasil, como Ribeiro (2015), em outros que discutem as questões étnico-raciais e o Movimento Negro, como Gomes (2019), em autores que discutem pesquisa em caderno, como Kirchner (2018), e em autores que se articulam com o campo dos Estudos Culturais e com o Grupo Modernidade/Colonialidade, entre eles Fanon (2008), Hall (2013), Quijano (2005) e Silva (2013). Os resultados apontam que a Lei Nº 11.645/2008 não tem sido suficiente para superar a invisibilidade das questões étnico-raciais no currículo, nem para descontruir a versão eurocentrada contada sobre história e cultura afro-brasileira e africana posta pelo colonialismo. This Master’s thesis was produced within the scope of the Graduate Program in Science and Humanities Teaching (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades –PPGECH) of the Federal University of Amazonas (UFAM), with the objective to identify ethnic-racial issues in the contents given in the early grades of Elementary School in 2020, from records made by students in their school notebooks in the context of Humaitá, a municipality located in the state of Amazonas (AM), Brazil. The intention was to realize if Law no. 11,645, of March 10, 2008, was effective. The methodology was supported by documentary research, being the empirical material of analysis the students’ notebooks, obtained by the Snowball Sampling technique, based on Baldin and Munhoz (2011). The theoretical framework and the literature used were based on authors that tell the History of Brazil, such as Ribeiro (2015), in others who discuss ethnic-racial issues and the black movement, such as Gomes (2019), in authors who discuss research in the student notebook, such as Kirchner (2018), and in authors that articulate with the field of Cultural Studies and the Modernity/Coloniality Group, including Fanon (2008), Hall (2013), Quijano (2005) and Silva (2013). The results indicate that Law no. 11,645/2008 has not been sufficient to overcome the invisibility of ethnic-racial issues in the curriculum, nor to deconstruct the Eurocentrated version accounted about the Afro-Brazilian and African history and culture posed by the colonialism. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-12-21T15:48:19Z 2022-11-04 Dissertação SANTOS, Jusciléia Florêncio dos. Olhares sobre práticas de ensino presentes nos cadernos escolares: as questões étnico-raciais no Sul do Amazonas. 2022. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9193 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
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