Dissertação

Tecnologias da indústria 4.0 aplicadas às estratégias de marketing de empresas do comércio varejista de Manaus

Este trabalho teve por objetivo principal analisar como empresas do comércio varejista de Manaus estão aplicando as tecnologias de impulso da Indústria 4.0 em suas ações de marketing em busca de maior competitividade. Para tanto, teve como objetivos específicos: identificar quais tecnologias emergen...

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Autor principal: Oliveira, Diego Queiroz de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4284175713661447, https://orcid.org/0000-0001-5766-9686
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9195
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91952022-12-22T05:04:14Z Tecnologias da indústria 4.0 aplicadas às estratégias de marketing de empresas do comércio varejista de Manaus Industry 4.0 technologies applied to marketing strategies of retail trade companies in Manaus Oliveira, Diego Queiroz de Souza Júnior, Armando Araújo de http://lattes.cnpq.br/4284175713661447 http://lattes.cnpq.br/4819744809032210 Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa http://lattes.cnpq.br/4300407932755780 Oliveira Júnior, Manoel Carlos de http://lattes.cnpq.br/0403290330724360 https://orcid.org/0000-0001-5766-9686 Marketing de rede - Manaus (AM) Marketing industrial Inteligência artificial Comércio varejista - Manaus (AM) ENGENHARIAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Indústria 4.0 Marketing 4.0 Tecnologias Emergentes Comércio Varejo Data Analytics Inteligência Artificial Competitividade Este trabalho teve por objetivo principal analisar como empresas do comércio varejista de Manaus estão aplicando as tecnologias de impulso da Indústria 4.0 em suas ações de marketing em busca de maior competitividade. Para tanto, teve como objetivos específicos: identificar quais tecnologias emergentes estão sendo utilizadas por empresas do comércio varejista em Manaus em suas ações de Marketing 4.0; verificar como as empresas do comércio varejista de Manaus estão fazendo a transição entre o marketing tradicional e o Marketing 4.0; e mensurar os benefícios da utilização das tecnologias emergentes na promoção das marcas, produtos e serviços das empresas do comércio varejista de Manaus no mercado. A estratégia de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, baseada em entrevistas com roteiro semiestruturado, realizadas junto a quatro profissionais ocupantes de cargos de gestão em empresas varejistas de grande representatividade em Manaus. O conteúdo das entrevistas foi tratado por meio da análise do conteúdo. Os dados coletados foram analisados e o conteúdo permitiu apurar que há esforços nítidos de avanços por parte das empresas varejistas locais na digitalização de processos e no redirecionamento de estratégias rumo ao Marketing 4.0, mas que ainda há lacunas potenciais a serem exploradas. Foi possível evidenciar, ainda, que as atividades de coleta e análise de dados de consumidores têm influência direta no processo de tomada de decisões estratégicas dessas empresas e que as mesmas já têm ações em curso impulsionadas por outras tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como Inteligência Artificial, ainda que em um estágio mais superficial. The main objective of this work was to analyze how retail companies in Manaus are applying Industry 4.0 technologies in their marketing actions in search of greater competitiveness. To do so, it had the following specific objectives: identify which emerging technologies are being used by retail companies in Manaus in their Marketing 4.0 actions; to verify how retail companies in Manaus are making the transition between traditional marketing and Marketing 4.0; and to measure the benefits of using emerging technologies to promote the brands, products and services of retail companies in Manaus in the market. The research strategy used was qualitative, descriptive research, based on interviews with a semi-structured script, carried out with four professionals occupying management positions in highly representative retail companies in Manaus. The content of the interviews was treated through content analysis. The collected data were analyzed and the content allowed us to verify that there are clear efforts to advance in the digitization of processes and in the redirection of strategies towards Marketing 4.0 by local retail companies, but that there are still potential gaps to be explored. It was also possible to show that data collection and analysis activities are already influencing the strategic decision-making process of these companies and that they already have ongoing activities driven by other enabling technologies of Industry 4.0, such as Artificial Intelligence, albeit at a more superficial stage. Dificuldade para ampliação da amostra de empresas participantes. Acredito que o trabalho tenha focado em uma temática nova que será cada vez mais explorada academicamente nos próximos anos. 2022-12-21T17:10:34Z 2022-11-01 Dissertação OLIVEIRA, Diego Queiroz de. Tecnologias da indústria 4.0 aplicadas às estratégias de marketing de empresas do comércio varejista de Manaus. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9195 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
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description Este trabalho teve por objetivo principal analisar como empresas do comércio varejista de Manaus estão aplicando as tecnologias de impulso da Indústria 4.0 em suas ações de marketing em busca de maior competitividade. Para tanto, teve como objetivos específicos: identificar quais tecnologias emergentes estão sendo utilizadas por empresas do comércio varejista em Manaus em suas ações de Marketing 4.0; verificar como as empresas do comércio varejista de Manaus estão fazendo a transição entre o marketing tradicional e o Marketing 4.0; e mensurar os benefícios da utilização das tecnologias emergentes na promoção das marcas, produtos e serviços das empresas do comércio varejista de Manaus no mercado. A estratégia de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, baseada em entrevistas com roteiro semiestruturado, realizadas junto a quatro profissionais ocupantes de cargos de gestão em empresas varejistas de grande representatividade em Manaus. O conteúdo das entrevistas foi tratado por meio da análise do conteúdo. Os dados coletados foram analisados e o conteúdo permitiu apurar que há esforços nítidos de avanços por parte das empresas varejistas locais na digitalização de processos e no redirecionamento de estratégias rumo ao Marketing 4.0, mas que ainda há lacunas potenciais a serem exploradas. Foi possível evidenciar, ainda, que as atividades de coleta e análise de dados de consumidores têm influência direta no processo de tomada de decisões estratégicas dessas empresas e que as mesmas já têm ações em curso impulsionadas por outras tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como Inteligência Artificial, ainda que em um estágio mais superficial.
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