Dissertação

Plano de negócios e gestão da água: uma proposta de ensino em Ciências Ambientais

Os impactos ambientais sobre a água estão cada vez mais evidentes e preocupantes, pode-se perceber isso com a própria crise hídrica que estamos vivenciando e as pessoas não possuem o conhecimento necessário sobre como esse recurso está ficando escasso, nem têm o conhecimento de como tentar mitiga...

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Autor principal: Araújo, Dayana dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3239296550267548
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9197
Resumo:
Os impactos ambientais sobre a água estão cada vez mais evidentes e preocupantes, pode-se perceber isso com a própria crise hídrica que estamos vivenciando e as pessoas não possuem o conhecimento necessário sobre como esse recurso está ficando escasso, nem têm o conhecimento de como tentar mitigar esse impacto ao meio ambiente por meio de suas próprias ações. Esta dissertação apresenta um estudo de caso voltado à sensibilização dos discentes do curso técnico do IFAM – campus Iranduba-AM, para uso consciente da água por meio da construção de um plano de negócios sustentável. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, juntamente com as técnicas de oficinas, debates, questionários, análise do discurso e conteúdo, entrevistas, e ainda a metodologia ativa, acompanhados de registros fotográficos, todas integradas de forma interdisciplinar. Os discentes puderam realizar diversas atividades voltadas à sustentabilidade hídrica, tanto teóricas, quanto práticas e os resultados finais mostraram que a turma participante da pesquisa obteve um maior aprendizado sobre empreendedorismo sustentável dentro de empresas. A presente pesquisa gerou, no final, um roteiro didático pedagógico com várias atividades envolvendo o empreendedorismo sustentável hídrico para que possa ser adaptado e aplicado por docentes em escolas, instituições e comunidade externa com o intuito de tentar alcançar a desejável sensibilização que propõe o ensino de ciências ambientais.