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Dissertação
Plano de negócios e gestão da água: uma proposta de ensino em Ciências Ambientais
Os impactos ambientais sobre a água estão cada vez mais evidentes e preocupantes, pode-se perceber isso com a própria crise hídrica que estamos vivenciando e as pessoas não possuem o conhecimento necessário sobre como esse recurso está ficando escasso, nem têm o conhecimento de como tentar mitiga...
Autor principal: | Araújo, Dayana dos Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3239296550267548 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9197 |
Resumo: |
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Os impactos ambientais sobre a água estão cada vez mais evidentes e preocupantes, pode-se
perceber isso com a própria crise hídrica que estamos vivenciando e as pessoas não possuem o
conhecimento necessário sobre como esse recurso está ficando escasso, nem têm o
conhecimento de como tentar mitigar esse impacto ao meio ambiente por meio de suas próprias
ações. Esta dissertação apresenta um estudo de caso voltado à sensibilização dos discentes do
curso técnico do IFAM – campus Iranduba-AM, para uso consciente da água por meio da
construção de um plano de negócios sustentável. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso,
com abordagem quali-quantitativa, juntamente com as técnicas de oficinas, debates,
questionários, análise do discurso e conteúdo, entrevistas, e ainda a metodologia ativa,
acompanhados de registros fotográficos, todas integradas de forma interdisciplinar. Os
discentes puderam realizar diversas atividades voltadas à sustentabilidade hídrica, tanto
teóricas, quanto práticas e os resultados finais mostraram que a turma participante da pesquisa
obteve um maior aprendizado sobre empreendedorismo sustentável dentro de empresas. A
presente pesquisa gerou, no final, um roteiro didático pedagógico com várias atividades
envolvendo o empreendedorismo sustentável hídrico para que possa ser adaptado e aplicado
por docentes em escolas, instituições e comunidade externa com o intuito de tentar alcançar a
desejável sensibilização que propõe o ensino de ciências ambientais. |