/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Avaliação da Pós-Graduação em Serviço Social em xeque: caminhos, avanços e desafios de um programa na Amazônia
Este estudo teve como focos a trajetória e a consolidação do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS), o segundo mestrado stricto sensu implantado na região Norte, o qual se insere no contexto da pós-graduação no Brasil. O programa foi avaliado como no...
Autor principal: | Silva, Escarlete Raissa Evangelista da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8441195132617826, https://orcid.org/0000-0003-4729-5937 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9246 |
Resumo: |
---|
Este estudo teve como focos a trajetória e a consolidação do Programa de Pós-graduação em Serviço
Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS), o segundo mestrado stricto sensu implantado na
região Norte, o qual se insere no contexto da pós-graduação no Brasil. O programa foi avaliado como
nota três (regular) por três vezes consecutivas, o que o colocou em uma posição de risco para sua
sobrevivência junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Seu
objetivo geral foi: Analisar os avanços e desafios do PPGSS à luz dos critérios de avaliação da
CAPES, para dar visibilidade às particularidades da região Amazônica e contribuir para a qualificação
do programa. Os objetivos específicos consistiram em: contextualizar a trajetória histórica e as
singularidades do PPGSS no Amazonas; evidenciar os avanços do PPGSS nas avaliações quadrienais
dos anos (2013-2016/2017-2020); e desocultar os principais desafios e entraves do PPGSS à luz dos
indicadores de avaliação da CAPES. Para alcançar os objetivos, foram realizadas pesquisas
bibliográfica, documental e de campo. Por ser uma pesquisa explicativa, à luz do Materialismo
Histórico e Dialético, a coleta e o tratamento dos dados se deram por meio Enfoque Misto, dada a
necessidade de articulação de dados quantitativos e qualitativos. Ao longo dos quinze anos de história
na UFAM, o programa avançou em vários aspectos, seja na qualificação do corpo docente, no tempo
de titulação dos alunos, nas pesquisas que trazem as particularidades do Amazonas. Os resultados
encontrados apontam que, entre obstáculos e aprendizados, o programa tem construído seu
amadurecimento e consolidação, o que resulta do trabalho coletivo de várias gestões e do empenho
da comunidade acadêmica. O divisor de águas é o processo de apreensão e adoção do planejamento
estratégico-participativo em relação àsregras da avaliação conduzida pela CAPES, e amadurecimento
propiciado pela experiência no PROCAD/Amazônia, o qual resultou na obtenção da nota quatro na
avaliação quadrienal 2017-2020, cujo resultado foi conhecido em 2022. |