Tese

Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil

A formação continuada de professoras da Educação Infantil implica, para além de conteúdos relativos ao fazer docente e a suas especificidades, também a ampliação do repertório cultural dessas profissionais, o que inclui seu acesso à literatura. O encontro pessoal das professoras com a literatura...

ver descrição completa

Autor principal: Moraes, Aline Janell de Andrade Barroso
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5776406513029261, http://orcid.org/0000-0001-8735-7608
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9321
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9321
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-93212023-06-28T12:08:13Z Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil Moraes, Aline Janell de Andrade Barroso Bissoli, Michelle de Freitas http://lattes.cnpq.br/5776406513029261 http://lattes.cnpq.br/8731672923902328 Lopes, Camila Ferreira da Silva Corrêa, Carlos Humberto Alves Girotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões http://orcid.org/0000-0001-8735-7608 Professores - Formação Professores de educação infantil Educação infantil - Manaus (AM) CIENCIAS HUMANAS Formação continuada de professoras Educação Infantil Literatura Infantil Sentidos Teoria Histórico-Cultural A formação continuada de professoras da Educação Infantil implica, para além de conteúdos relativos ao fazer docente e a suas especificidades, também a ampliação do repertório cultural dessas profissionais, o que inclui seu acesso à literatura. O encontro pessoal das professoras com a literatura infantil, seus conteúdos e formas, pode reverberar no enriquecimento das experiências das crianças com essa forma de manifestação cultural. Com base nesse pressuposto, esta tese, vinculada à linha de pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) frente aos Desafios Amazônicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UFAM, teve como objetivo principal apreender, a partir dos enunciados dos sujeitos, os sentidos atribuídos à literatura e às práticas com a leitura literária pelas professoras de um de Centro Municipal de Educação Infantil de Manaus, durante um processo de formação continuada. Para identificar os sentidos atribuídos pelas professoras à literatura ao longo do processo formativo; compreender as relações entre este processo e a criação da necessidade de leitura literária nas/pelas professoras e identificar, nos enunciados das professoras, indícios de reflexão sobre a sua prática com a leitura literária na pré-escola, realizamos uma pesquisa com formação, apoiada no Materialismo Histórico-Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e na Filosofia da Linguagem, bem como em estudos específicos sobre a literatura infantil no âmbito da Educação Infantil. A investigação contou com dez professoras-sujeito. Foram procedimentos metodológicos: a observação das professoras em momentos de leitura e contação de histórias; o questionário; a discussão sobre as necessidades formativas das professoras; e os Encontros Formativos, divididos em séries temáticas, realizados semanalmente entre agosto e dezembro de 2020, em formato remoto devido à pandemia de COVID-19. Os resultados mostram que: a formação literária das professoras é essencial para o uso intencional do acervo presente na escola; a formação continuada é um espaço-tempo propício para o encontro das professoras com a literatura mesmo na vida adulta, o que constitui um direito delas; conhecer as especificidades da literatura infantil é fundamental para as práticas literárias com as crianças; os sentidos são dinâmicos e sua transformação incide na mudança de enunciados e, potencialmente, na mudança das práticas. Continuous training for teachers of Early Childhood Education implies, not only contents related to teaching and its specificities, but also the expansion of these professionals’ cultural repertoire, and this includes their access to literature. Teachers’ personal encounters with children's literature, its contents and forms, may result in the enrichment of children's experiences regarding this form of cultural manifestation. Based on this assumption, this thesis, part of the Line of Training and Praxis of Educators Facing Amazonian Challenges of the Graduate Program in Education, PPGE/UFAM, has as the main objective to learn, from the subjects statements, the meanings attributed to literature and the practices of literary reading by the teachers of a Municipal Center for Childrens Education in Manaus, during a continuous learning process to understand the relations between this process and the need for literacy reading by teachers and to identify, in the teachers' words, reflection signs about their practice with literacy reading in preschool, we carried out a learning research based on Historical- Dialectical Materialism, Cultural-Historical Theory, and Philosophy of Language, as well as on specific studies about children's literature in the context of Children's Education. The research included ten teacher-subjects. The methodological procedures were as follows: the teacher observations in reading and storytelling moments, the questionnaire, the discussion about the training needs of the teachers, and the Training Meetings, divided into themes and held weekly between August and December 2020 and remotely, due to the COVID-19 pandemic. The results show that literacy training for teachers is essential to the purposeful use of the resources present in the school. Continuing education is a favorable time-space for teachers to engage with literature even in adulthood, which constitutes their right and knowing the particularities of children's literature is essential for literacy with children. Meanings are dynamic and their transformation affects a change in statements and, potentially, a change in practices. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-04-27T18:09:05Z 2022-12-15 Tese MORAES, Aline Janell de Andrade Barroso. Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil. 2022. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9321 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores - Formação
Professores de educação infantil
Educação infantil - Manaus (AM)
CIENCIAS HUMANAS
Formação continuada de professoras
Educação Infantil
Literatura Infantil
Sentidos
Teoria Histórico-Cultural
spellingShingle Professores - Formação
Professores de educação infantil
Educação infantil - Manaus (AM)
CIENCIAS HUMANAS
Formação continuada de professoras
Educação Infantil
Literatura Infantil
Sentidos
Teoria Histórico-Cultural
Moraes, Aline Janell de Andrade Barroso
Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil
topic_facet Professores - Formação
Professores de educação infantil
Educação infantil - Manaus (AM)
CIENCIAS HUMANAS
Formação continuada de professoras
Educação Infantil
Literatura Infantil
Sentidos
Teoria Histórico-Cultural
description A formação continuada de professoras da Educação Infantil implica, para além de conteúdos relativos ao fazer docente e a suas especificidades, também a ampliação do repertório cultural dessas profissionais, o que inclui seu acesso à literatura. O encontro pessoal das professoras com a literatura infantil, seus conteúdos e formas, pode reverberar no enriquecimento das experiências das crianças com essa forma de manifestação cultural. Com base nesse pressuposto, esta tese, vinculada à linha de pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) frente aos Desafios Amazônicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UFAM, teve como objetivo principal apreender, a partir dos enunciados dos sujeitos, os sentidos atribuídos à literatura e às práticas com a leitura literária pelas professoras de um de Centro Municipal de Educação Infantil de Manaus, durante um processo de formação continuada. Para identificar os sentidos atribuídos pelas professoras à literatura ao longo do processo formativo; compreender as relações entre este processo e a criação da necessidade de leitura literária nas/pelas professoras e identificar, nos enunciados das professoras, indícios de reflexão sobre a sua prática com a leitura literária na pré-escola, realizamos uma pesquisa com formação, apoiada no Materialismo Histórico-Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e na Filosofia da Linguagem, bem como em estudos específicos sobre a literatura infantil no âmbito da Educação Infantil. A investigação contou com dez professoras-sujeito. Foram procedimentos metodológicos: a observação das professoras em momentos de leitura e contação de histórias; o questionário; a discussão sobre as necessidades formativas das professoras; e os Encontros Formativos, divididos em séries temáticas, realizados semanalmente entre agosto e dezembro de 2020, em formato remoto devido à pandemia de COVID-19. Os resultados mostram que: a formação literária das professoras é essencial para o uso intencional do acervo presente na escola; a formação continuada é um espaço-tempo propício para o encontro das professoras com a literatura mesmo na vida adulta, o que constitui um direito delas; conhecer as especificidades da literatura infantil é fundamental para as práticas literárias com as crianças; os sentidos são dinâmicos e sua transformação incide na mudança de enunciados e, potencialmente, na mudança das práticas.
author_additional Bissoli, Michelle de Freitas
author_additionalStr Bissoli, Michelle de Freitas
format Tese
author Moraes, Aline Janell de Andrade Barroso
author2 http://lattes.cnpq.br/5776406513029261
http://orcid.org/0000-0001-8735-7608
author2Str http://lattes.cnpq.br/5776406513029261
http://orcid.org/0000-0001-8735-7608
title Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil
title_short Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil
title_full Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil
title_fullStr Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil
title_full_unstemmed Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil
title_sort formação continuada de professoras em um centro municipal de educação infantil em manaus: produção de sentidos para a literatura infantil
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9321
_version_ 1831970153401679872
score 11.753735