Dissertação

O Show da Luna como possibilidade de Educação em Ciências na Educação Infantil

Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (Gpedin). O problema de pesquisa surgiu do questionamento sobre a possibilidade de o de...

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Autor principal: Pucu, Suzane Cristina de Carvalho
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9615609891150635, 0000-0001-6310-8201
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9366
Resumo:
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (Gpedin). O problema de pesquisa surgiu do questionamento sobre a possibilidade de o desenho animado O Show da Luna! ser utilizado como recurso tecnológico, associado a conceitos e ao uso de experimentos, no intuito de promover a iniciação científica das crianças da Educação Infantil. Com o objetivo geral de construir planejamentos didáticos pedagógicos para a Educação em Ciências em turmas da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Manaus, Amazonas, a partir de conteúdos abordados em episódios selecionados do desenho animado O Show da Luna!, buscou-se identificar quais as orientações curriculares com relação à Educação em Ciências na Educação Infantil; analisar como a Educação em Ciências está proposta nos planejamentos das turmas do segundo período na escola pesquisada; analisar como se desenvolve a Educação em Ciências na Educação Infantil a partir de diálogos produzidos com as educadoras de uma instituição de Educação Infantil do município de Manaus. A pesquisa foi de cunho qualitativo e foi realizada em uma instituição pública envolvendo a participação direta de quatro educadoras. Baseou-se esta investigação em trabalhos de estudiosos da área e em documentos legais, advindos do âmbito nacional, estadual e municipal, a saber: o Referencial Curricular para Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998a, 1998b); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 1999, 2009, 2010); a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018); o Referencial Curricular Amazonense – RCA (AMAZONAS, 2019); e a Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus (MANAUS, 2016). Por meio dos caminhos metodológicos adotados nesta pesquisa, ao conhecerem-se as educadoras e o contexto do trabalho pedagógico já realizado no CMEI, obteve-se como resultado dos momentos de partilha a possibilidade de construção coletiva de planejamentos didáticos pedagógicos para a Educação em Ciências nas turmas da Educação Infantil a partir de conteúdos abordados em episódios selecionados do desenho animado O Show da Luna!, por meio de um saber mais abrangente e mais sensível às origens dos sujeitos envolvidos. Os resultados mostram que ainda há uma ausência de oferta, na formação dos educadores da Educação Infantil, em relação à compreensão do que é a Educação em Ciências e como ela pode favorecer o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da criticidade infantil na construção de conhecimentos científicos dentro da instituição escolar utilizando-se de práticas que chamam a atenção das crianças.