Dissertação

Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos.

Esta pesquisa se estabelece numa proposta de projeto pedagógico na Escola Estadual Josué Claúdio de Souza. O objetivo foi investigar estratégia de educação musical escolar de forma colaborativa, exploratória e integradora visando a valorização da cultura amazônica. Para compor a fundamentação teóric...

ver descrição completa

Autor principal: Sousa, Jhonata Monteiro de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3543632213476320
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9418
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9418
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-94182023-06-23T05:04:02Z Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos. Sousa, Jhonata Monteiro de Kienen, João Gustavo http://lattes.cnpq.br/3543632213476320 http://lattes.cnpq.br/6260084621108132 Cernev, Francine Kemmer Oliveira, Irlane Maia de Música na escola - Instrução e estudo Prática musical Ritmo - Instrução e estudo LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino Musical Ritmo Escrita musical Arte contemporânea Educação básica Esta pesquisa se estabelece numa proposta de projeto pedagógico na Escola Estadual Josué Claúdio de Souza. O objetivo foi investigar estratégia de educação musical escolar de forma colaborativa, exploratória e integradora visando a valorização da cultura amazônica. Para compor a fundamentação teórica desse trabalho temos os pedagogos musicais Murray Schafer e Émile Jaques-Dalcroze. A prática da escuta ativa é aplicada a composição musical Cobra Grande de Waldemar Henrique, entende-se como escuta ativa o processo de internalização sonora dos participantes do projeto e seu feedback por meio escrito ou sonoro. Como resultado temos uma produção audiovisual por meio da releitura musical da canção Cobra Grande com a utilização dos elementos sonoros disposto aos participantes. This research is established in a proposal for a pedagogical project at the Josué Claúdio de Souza State School. The objective was to investigate a strategy for school music education in a collaborative, exploratory and integrative way, aiming at valuing the Amazonian culture. To compose the theoretical foundation of this work we have the musical pedagogues Murray Schafer and Émile Jaques-Dalcroze. The practice of active listening is applied to the musical composition Cobra Grande by Waldemar Henrique. Active listening is understood as the process of sound internalization of project participants and their feedback through written or sound means. As a result, we have an audiovisual production through the musical reinterpretation of the song Cobra Grande using the sound elements available to the participants. 2023-06-22T14:03:22Z 2023-03-10 Dissertação SOUSA, Jhonata Monteiro de. Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9418 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Música na escola - Instrução e estudo
Prática musical
Ritmo - Instrução e estudo
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ensino Musical
Ritmo
Escrita musical
Arte contemporânea
Educação básica
spellingShingle Música na escola - Instrução e estudo
Prática musical
Ritmo - Instrução e estudo
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ensino Musical
Ritmo
Escrita musical
Arte contemporânea
Educação básica
Sousa, Jhonata Monteiro de
Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos.
topic_facet Música na escola - Instrução e estudo
Prática musical
Ritmo - Instrução e estudo
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ensino Musical
Ritmo
Escrita musical
Arte contemporânea
Educação básica
description Esta pesquisa se estabelece numa proposta de projeto pedagógico na Escola Estadual Josué Claúdio de Souza. O objetivo foi investigar estratégia de educação musical escolar de forma colaborativa, exploratória e integradora visando a valorização da cultura amazônica. Para compor a fundamentação teórica desse trabalho temos os pedagogos musicais Murray Schafer e Émile Jaques-Dalcroze. A prática da escuta ativa é aplicada a composição musical Cobra Grande de Waldemar Henrique, entende-se como escuta ativa o processo de internalização sonora dos participantes do projeto e seu feedback por meio escrito ou sonoro. Como resultado temos uma produção audiovisual por meio da releitura musical da canção Cobra Grande com a utilização dos elementos sonoros disposto aos participantes.
author_additional Kienen, João Gustavo
author_additionalStr Kienen, João Gustavo
format Dissertação
author Sousa, Jhonata Monteiro de
author2 http://lattes.cnpq.br/3543632213476320
author2Str http://lattes.cnpq.br/3543632213476320
title Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos.
title_short Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos.
title_full Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos.
title_fullStr Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos.
title_full_unstemmed Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos.
title_sort práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos.
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9418
_version_ 1831970169853837312
score 11.755432