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Dissertação
Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada
A presente dissertação com o tema “Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada”. Objetivou analisar o processo de formação continuada de professores do campo que trabalham em escolas multisseriadas (Ensino Fundamental I e II) da rede municipal de educação de Humaitá-Amazo...
Autor principal: | Nogueira, Elexandra Vinhork |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6234171305385684 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9448 |
Resumo: |
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A presente dissertação com o tema “Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada”. Objetivou analisar o processo de formação continuada de professores do campo que trabalham em escolas multisseriadas (Ensino Fundamental I e II) da rede municipal de educação de Humaitá-Amazonas. Em parâmetros metodológicos, ancora-se na abordagem qualitativa e na abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball. Participaram da pesquisa professores que lecionam em turmas multisseriadas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental situadas nas escolas ribeirinhas e estradas. Como técnica para a construção dos dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e a observação. A partir da análise os professores consideram que a formação continuada emerge como primordial ao trabalho profissional que desenvolvem na Educação Básica no Campo, tendo em vista que é por meio da formação continuada que constrói diferentes saberes e amplia o horizonte de suas práticas educativas e pedagógicas na escola; Quanto ao processo de formação continuada de professores do campo, evidencia-se fragilidades da secretaria municipal de educação acerca da materialização de políticas com formação especificas para a educação do campo. Apesar de alguns educadores ter dado continuidade de seu processo de formação profissional, ainda assim observa-se a ausência de formação para lidar com as particularidades do contexto do campo. E, neste contexto, observamos o quanto é imprescindível uma formação profissional pautada nos princípios de uma formação para a educação do campo. |